Fabricada a partir de resíduos de pedra, a peça incorporou precisão tecnológica e design sustentável, com 204 horas de trabalho CNC e detalhes meticulosos, tornando-a destaque da presença do Brasil na KBIS 2025.
O compromisso com a sustentabilidade foi um dos grandes destaques da participação brasileira na KBIS 2025 (Kitchen & Bath Industry Show), o maior evento de design de cozinhas e banheiros da América do Norte, que aconteceu de 25 a 27 de fevereiro no Centro de Convenções de Las Vegas. O estande "It’s Natural - Brazilian Natural Stone" apresentou um projeto inovador que uniu design, tecnologia e responsabilidade ambiental.
A participação brasileira no evento foi fruto do programa que leva o mesmo nome do espaço, desenvolvido pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A presença estratégica teve como objetivo conectar as rochas naturais brasileiras aos principais designers e arquitetos do mercado norte-americano, destacando o valor da sustentabilidade e da inovação no design global. Para materializar esse conceito, o espaço foi projetado pelo renomado escritório uruguaio La Agencia, que buscou evidenciar a incomparável geodiversidade brasileira – a maior do planeta – e a força criativa que caracteriza o setor de rochas naturais do Brasil.
Um dos principais destaques do estande foi o balcão confeccionado em quartzito Vitória Régia. O móvel representou a busca constante pela sustentabilidade no setor de rochas brasileiro. A peça foi criada a partir da reutilização dos casqueiros – sobras naturais do corte dos blocos de pedra que normalmente seriam descartadas. Em vez de se tornarem resíduos, essas partes foram incorporadas à seção curva do balcão, mantendo suas formas e características originais. Para realçar o aspecto rústico e os veios únicos do quartzito, as peças passaram por um processo de jateamento, conferindo ainda mais personalidade e autenticidade ao design.
A execução do projeto demandou tecnologia de ponta, com um total de 204 horas de máquina CNC (do inglês Computer Numeric Control) dedicadas à produção das peças curvas, resultando em 15 dias de trabalho contínuo para alcançar a precisão necessária. A confecção dos tampos e da base exigiu mais 90 horas de processamento, com sete dias destinados ao corte e acabamento das peças curvas. Esse nível de detalhamento só foi possível graças à excelência tecnológica aplicada na transformação da matéria-prima.
Extraído no estado brasileiro do Pará, o quartzito Vitória Régia se destaca por seus veios marcantes e suas tonalidades que variam do verde claro ao verde mais profundo. O acabamento Levigado valoriza a sofisticação do material, enquanto o acabamento Vulcano proporciona uma experiência visual e tátil mais próxima da textura natural da rocha.
O Balcão vai além de ser apenas uma peça de design, ele representa o compromisso do setor de rochas naturais brasileiro com a beleza sustentável, a inovação tecnológica e a valorização da matéria-prima. No centro do balcão, tivemos uma árvore (Carolina Cherry) simbolizando a perfeita conexão entre design e natureza. Assim como as pedras naturais, capazes de se adaptar a qualquer ambiente. Isso traduziu a essência do setor brasileiro, que uniu criatividade e respeito à natureza para oferecer soluções de alto impacto no design global.
Fábio Cruz, vice-presidente do Centrorochas
A diversidade brasileira em um só espaço
Sete empresas líderes do setor de rochas naturais brasileiro abraçaram a missão de mostrar o protagonismo do país na KBIS: Brasigran, Brothers in Granite, Decolores, Granos, Magban, Nova Aurora e Zucchi Stones. Juntas, elas levaram ao evento a diversidade, qualidade, beleza, inovação e toda sustentabilidade que definem o arranjo do produto de rochas do Brasil.
• Piso: MagBlanc (Magban) – acabamento fosco
• Parede: Terracota (Granos) – acabamento escovado
• Balcão: Vitória Régia (Brasigran) – acabamento levigado e vulcano
• Mobiliário:
o Aurora Blue (Nova Aurora)
o Cristallo Illuminatis (Brothers in Granite)
o Matterhorn (Zucchi Stones)
o Splendido (Decolores)
o Bronzite (Decolores)
o Aurora Green (Nova Aurora)
Programação educacional
Durante o evento, o It’s Natural – Brazilian Natural Stone ofereceu uma programação educacional exclusiva aos visitantes, com palestras conduzidas por especialistas no setor de rochas naturais brasileiro. As apresentações trouxeram insights valiosos sobre a diversidade, a inovação e a sustentabilidade das rochas naturais em projetos de design. Além disso, os designers e arquitetos presentes obtiveram créditos CEU (Continuing Education Units), agregando valor ao seu desenvolvimento profissional.
25 de fevereiro
12h – Cerimônia de abertura do estande
12h30 – Palestra “The diversity and uniqueness of Natural Stone, com Fabio Cruz (Centrorochas)
26 de fevereiro
11h30 – Palestra "Brazilian Natural Stones: Sustainable Legacy for Modern Design", com Breanna Covell e Nancy Carter (Zucchi Stones)
14h30 – Palestra “Geodiversisity to Exclusivity: The Journey of Brazilian Natural Stones In Interior Design”, com Gonsalo Machado (Magban)
27 de fevereiro
11h30 – Palestra “Exploring the Immense Diversity of Brazilian Natural Stone and Its Finishes”, com Fernando Salume (Brothers in Granite)
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 223 empresas poiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas
A Associação Brasileira de Rochas Naturais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Informações para imprensa
Karina Porto Firme
Head de Comunicação do Centrorochas e It’s Natural – Brazilian Natural Stone
+55 27 99705-5705
comunicacao@centrorochas.org.br
Site: www.braziliannaturalstone.com
Instagram: @braziliannaturalstone @centrorochas
Linkedin: www.linkedin.com/company/braziliannaturalstone/