ApexBrasil promove mostra com 50 peças brasileiras do setor Casa & Construção no Fuorisalone durante a Semana de Design de Milão

ApexBrasil promove mostra com 50 peças brasileiras do setor Casa & Construção no Fuorisalone durante a Semana de Design de Milão

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Sob o tema “Temporal”, instalação terá estímulos sensoriais e uma materioteca com materiais de fonte renovável, reciclados e ressiginificados, de 17 a 26 de abril

Inspiração de designers e marcas de todo o mundo, o Fuorisalone – que ocorre anualmente de forma paralela ao Salone del Mobile, durante a Semana de Design de Milão –, este ano será realizado de 17 a 26 de abril, com apoio do Consulado-Geral do Brasil em Milão, e mais uma vez contará com a presença brasileira em dois espaços na Università degli Studi di Milano. Sob os arcos do espaço Portico Richini, será estruturado o showroom onde serão dispostas 50 peças de móveis, cerâmica, iluminação, rochas ornamentais e artesanato, que se destacaram pela inovação em design, em funcionalidade, no conceito ou por apresentar soluções sustentáveis em sua produção.

Já no pátio central da universidade, o Cortile d’Onore, será montada uma instalação esférica que oferecerá estímulos sensoriais para que depois o visitante possa apreciar a exposição principal. A mostra brasileira é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e representa uma grande vitrine para empresas do setor de Casa & Construção.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento terá curadoria do fotógrafo e arquiteto Bruno Simões, que elegeu o tema “Temporal”, e selecionou produtos que aliam sustentabilidade e criatividade. O espaço brasileiro contará com uma materioteca, onde serão exibidos mostruários de novos materiais sustentáveis desenvolvidos pela indústria nacional. A ideia é colocar a matéria-prima como o ponto de partida para inspirar designers e marcas. Serão materiais diversos, de fonte renovável, reciclados e ressignificados. Na forma de revestimento ou acessório, os itens selecionados apresentam uma visão clara que dissemina novos conceitos pela beleza – material e imaterial – que exibem.

O propósito é aproximar o mercado internacional dos avanços brasileiros por toda a cadeia do design para estimular novos projetos e parcerias que levem adiante a união entre desenvolvimento sustentável e produção autoral. As peças que serão apresentadas ilustram esse objetivo pela forma que repensam a temporalidade de um produto, em aspectos materiais, mas também culturais.

Temporal

O conceito, segundo Simões, tem como motivação a ideia de que o design precisa responder ao seu tempo, o presente, em um momento em que as questões do hoje estão cada vez mais direcionadas ao amanhã. Dessa forma, o ato de criar não deve ser encarado apenas como um processo puramente criativo ou artístico, mas estar atento e conectado às transformações sociais e ambientais. Os novos tempos e necessidades passam a servir como inspirações e possibilitam novas conexões entre criador e criatura, matéria-prima e indústria, potencializando a essência criativa.

O termo “temporal” também apresenta um segundo significado: o sentido de grande agitação do ar, acompanhado de chuva, ou, até mesmo, de uma tempestade. Desse modo, o design brasileiro contemporâneo passa por um processo de ressignificação, a partir de um temporal que “lava a alma”, que reinicia um ciclo, abrindo espaço para uma nova corrente de técnicas, formas e inspirações.

A participação no evento permite que as indústrias reforcem as suas qualidades e diferenciais, estabelecendo cada vez mais o prestígio e a relevância do Brasil no setor de Casa & Construção.

Rochas Ornamentais

Também no Fuorisalone estará o Stone Pavilion, intervenção artística criada pela arquiteta Vivian Coser e realização do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto de incentivo às exportações de rochas ornamentais nacionais, realizado pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O pavilhão brasileiro será um espaço disruptivo na cidade usando plantas com DNA verde-amarelo, em composição com oito materiais distintos, de seis empresas brasileiras, e com foco na promoção da geodiversidade nacional e diferentes possibilidades de aplicação. Além do quartzito, rocha semi-preciosa e mármore dolomítico serão apresentadas no FuoriSaloni. No Stone Pavilion, as rochas estarão expostas em formas de chapas e peças de design.

61º Salone del Mobile.Milano

De 18 a 23 de abril, nove empresas brasileiras participam do 61º Salone del Mobile.Milano, maior evento no mundo dedicado ao setor design integrado à indústria de móveis nacional. A iniciativa é do  Projeto Setorial Brazilian Furniture, parceria da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil, que levam para Milão, na Itália, o melhor do Brasil em termos de matéria-prima, técnicas, qualidade, tecnologia e sustentabilidade do setor.

A ABIMÓVEL e a ApexBrasil organizam também um lounge especial para destacar a indústria e o design brasileiro, além de promover os negócios e o networking com compradores internacionais. A iniciativa ocorre por meio do Design Brasil + Indústria, programa de design integrado à indústria que faz parte do escopo do Projeto Brazilian Furniture. Em Milão, 20 empresas participam do estande, envolvendo 30 designers e projeto imagem com 18 formadores de opinião. 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Casa e Construção
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: