ApexBrasil promove rodada de negócios internacionais com para 35 empresas qualificadas para exportação do Rio Grande do Norte

ApexBrasil promove rodada de negócios internacionais com para 35 empresas qualificadas para exportação do Rio Grande do Norte

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Em Natal, oito comerciais exportadoras estiveram na Universidade Potiguar para tratativas com empresas de vários portes e segmentos diversos

A capital do Rio Grande do Norte, Natal, foi palco da 1ª Ação de Exportação do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na terça-feira (16). Na unidade Roberto Freire da Universidade Potiguar (UnP), representantes de empreendimentos de diferentes segmentos tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos para oito comerciais exportadoras, empresas que atuam intermediando os processos de exportação indireta.

Do artesanato à indústria de aço, as diferentes matrizes produtivas do estado ocuparam as salas da universidade, dando vida, na prática, ao que os empreendedores do estado aprenderam nos últimos dois anos e meio sobre exportação no PEIEX. “Além de ser uma possibilidade de fechar os primeiros contratos de exportação indireta, essa ação serve para os empresários terem a experiência com um olhar de comprador internacional. As comerciais exportadoras atuam com as mesmas exigências de padrões e qualidades que os compradores internacionais diretos”, explica a coordenadora de Qualificação da ApexBrasil, Rita Albuquerque.

Para o  diretor da AçoBrasil, Antônio Pitta, o evento foi, de fato, uma primeira  e proveitosa experiência rumo à exportação. Isso porque, segundo ele, cada comercial exportadora apresentou possibilidades diferentes de mercados.  “O PEIEX foi fundamental, porque através dele já traçamos um plano de exportação, precificamos nossas peças conforme o mercado internacional e traduzimos nosso site para inglês e espanhol. Essa 1ª Ação de Exportação permite colocar tudo isso em prática”, diz Pitta.

A empresa existe desde 2005, uma marca consolidada que alia um design diferenciado e funcionalidade em peças únicas desenvolvidas em parceria com a SPAZZIO, de propriedade da partir da loja de decoração e acessórios da esposa de Antônio, a arquiteta Ana Cláudia Pitta, e tem a inovação em seu DNA. Com cerca de 300 peças em aço fabricados em indústria própria, o carro chefe da AçoBbrasil são os puxadores. Os mercados externos que estão em seu radar são Estados Unidos e África do Sul.

A 1ª Ação de Exportação e a Parceria com CECIEx

A 1ª Ação de Exportação é uma atividade implementada pela ApexBrasil no formato de rodada de negócios entre empresas qualificadas pelo PEIEX e comerciais exportadoras. Trata-se de uma oportunidade para as empresas atendidas pelo programa colocarem em prática as orientações recebidas ao longo da qualificação, além de um momento importante no recebimento de feedbacks e sugestões de compradores experientes no comércio internacional. A ação ocorre em parceria com o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), firmada em 2017, como uma ação educativa no PEIEX.

 “Essa parceria é de fundamental importância. A 1ª Ação de Exportação realizada pela ApexBrasil a cada ciclo do PEIEX nas regiões nos permite compreender a dimensão do mercado nacional. Nosso país tem uma dimensão imensa e, muitas vezes, nós não estamos percebendo. E, pelo PEIEX, esses empreendimentos são vistos, é uma oportunidade para as comerciais exportadoras os conhecerem e contribuírem na sua jornada rumo ao mercado internacional”, explica o vice-presidente do CECIEx, Ruy de Castro Magalhães.

O PEIEX-RN

Entre 2020 e 2022, o PEIEX-RN foi executado pela UnP e qualificou 124 empresas da Grande Natal, 31 da região de Caicó e Seridó e 31 de Mossoró e municípios da região do Alto Oeste.  Ao todo, 186 empresários receberam capacitação gratuita para exportarem seus produtos e serviços e os resultados superaram a meta inicial, que era de atender 150 empresas.

“Mesmo no contexto de pandemia, superamos as expectativas. E estamos encerrando oficialmente o núcleo com 23 empresas já exportando de forma direta. Assim, vejo o PEIEX como uma ferramenta de fortalecimento do desenvolvimento regional”, diz o professor da UnP e coordenador do PEIEX-RN, Diogo Bezerra. 

Uma das empresas que já deram início à exportação é a Agência Lar, do setor de Serviços, no segmento de cuidadores de idosos e gerência domiciliar. Com matriz em Natal e três franquias em diferentes regiões do país, a gerência viu no PEIEX uma oportunidade de concretizar a expansão internacional, que desde o início do negócio já estava em seus planos.  “O PEIEX foi fundamental, para conhecermos os mercados favoráveis a nossos serviços e aprendermos sobre detalhes de documentação. A partir dessa qualificação, abrimos nossa filial em Portugal e em janeiro de 2023 vamos começar as operações na Europa”, conta a CEO Silvana Vieira.

UnP

A UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte. Com 40 anos de atividades, possui alunos nos s campi de Natal e Mossoró, ofertando cursos de graduação, pós-graduação e educação a distância. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, consubstanciada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Para mais informações: www.unp.br.

 ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira.

Tema: Expansão Internacional
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: