Reuniões acontecem de 13 a 15 de maio, na mesma semana da maior feira supermercadista do mundo, realizada em São Paulo. A ApexBrasil selecionará até 80 empresas. As inscrições estão abertas até 1º de março
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) organizará rodadas de negócios com importadores estrangeiros durante a semana da APAS SHOW 2024. As reuniões ocorrerão nos dias 13, 14 e 15 de maio, no período da manhã, em ambiente hoteleiro paralelo à feira. Serão selecionadas empresas brasileiras dos setores de alimentos e bebidas, produtos de limpeza, utensílios domésticos, higiene, cosméticos e diversos outros subsetores presentes nas grandes redes do varejo. As inscrições para participar das rodadas estão disponíveis aqui, até o dia 1º de março.
A APAS SHOW é considerada o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e supermercadista do mundo, reunindo as maiores empresas da cadeia produtiva nacional e internacional. Em 2023, mais de 850 expositores participaram da feira, que recebeu mais de 73 mil visitantes, de mais de 16 mil empresas diferentes.
A fim de maximizar o potencial de vendas internacionais do evento, a ApexBrasil selecionará até 80 empresas brasileiras para participar de rodadas de negócios com 35 importadores estrangeiros, além de integrar a APAS SHOW como visitante. Em 2023, as rodadas de negócios promovidas pela ApexBrasil geraram mais de 300 reuniões entre empresas brasileiras e compradores estrangeiros, resultando em mais de US$ 11 milhões em vendas previstas em 12 meses.
Na edição de 2024, as selecionadas terão acesso a reunião online preparatória, ao espaço de realização das rodadas de negócios, a uma equipe de apoio, além de credenciais de visitantes na APAS SHOW 2024 (até duas credenciais por empresa). Para participar das rodadas é necessário a empresa se inscrever, ser aprovada e ter demanda dos seus produtos por parte dos compradores.
O regulamento de seleção reserva duas vagas para cooperativas e até 8 vagas para empresas comerciais exportadoras. Além disso, está prevista uma cota de representatividade regional, de modo que sejam selecionadas pelo menos quatro empresas de cada região brasileira, e de novas entrantes, de modo que pelo menos 8 empresas ainda não tenham sido atendidas pela ApexBrasil. O regulamento completo está disponível aqui.
Pontapé inicial para ganhar o mundo
Leandro Daher, da Gin Amazonia Tropical, participou da APAS Show em 2023, o que impulsionou seu negócio. “A Anuga Select Brazil e a APAS SHOW foram as primeiras rodadas internacionais de que participamos. Foi muito importante para definirmos a nossa estratégia de mercado internacional”, relata.
A empresa de bebidas existe desde 2011, mas realizou a primeira exportação em janeiro de 2024, após passar pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil e de participar das rodadas organizadas pela Agência. “Vimos que existia interesse em nossos produtos, mas tínhamos dificuldades de logísticas e de volume. Hoje estamos abrindo nossa filial no EUA para poder enviar um primeiro contêiner para lá”, explica.
O empresário conta que marcará presença novamente na APAS SHOW este ano. “Estaremos participando como expositores. Nós começamos com o foco no mercado americano. Mas estamos em tratativas com Portugal para ser a porta de entrada para Europa” explica.
Daher está otimista quanto ao futuro da empresa, principalmente após a vitória World Gin Awards, em Londres. “Acho que isso chancela ainda mais a qualidade do nosso produto. Em 2024 vamos lançar novos produtos. E uma loja própria em Belém. Onde será a sede da COP 30 em 2025. Queremos receber bem o nosso turista. E aumentar a experiência amazônica com os nossos produtos.” finaliza.
Serviço
Data: 13 a 15 de maio de 2024.
Local: São Paulo
Número de vagas: 80
Prazo de inscrição: até 01 de março 2024
Inscrições: clique aqui
Confira o Regulamento de Participação aqui
Site oficial: clique aqui