ApexBrasil lança estudo Perfil País sobre Portugal

03/04/2023
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil lança estudo Perfil País sobre Portugal
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O produto apresenta informações econômicas, comerciais, de acesso a mercado e de investimentos sobre cada país selecionado, em formato de fácil leitura, para quem quer ganhar tempo

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acaba de lançar uma nova edição do Perfil País, com foco em Portugal. O produto apresenta um panorama econômico do país selecionado, com análises sobre as oportunidades e os desafios de exportação e de investimentos desses mercados.

Sétimo maior fornecedor de Portugal em 2022, o Brasil vem aumentando sua participação no mercado português: de 1,5%, em 2013, o Brasil passou para 4,4% de participação no mercado português em 2022. Comparativamente, a Espanha foi o principal parceiro de Portugal, com 32% de participação. Já no comércio intrabloco, a União Europeia foi responsável por quase 70% das importações de Portugal e a China foi o principal parceiro extrabloco com 5,1% de participação. Segundo o estudo exclusivo da ApexBrasil, a ratificação do Acordo Mercosul-União Europeia tem o potencial de ampliar o comércio entre Brasil e Portugal.

A pauta exportadora brasileira para o mercado português concentrou-se em produtos como óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus (59%); soja (8,1%), milho não moído, exceto milho doce (6,5%), óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (5,3%); produtos laminados planos de ferro ou aço não ligado, não folheados ou chapeados, ou revestidos (5,0%). Segundo o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, ainda existem 516 oportunidades de exportação, principalmente em artigos manufaturados (149 produtos), em produtos alimentícios (82 produtos) e em produtos químicos (77 produtos).

Portugal também vem aumentando os investimentos estrangeiros diretos (IED) no Brasil, com destaque para os setores de energia, hotelaria e turismo & infraestrutura. Em 2021, o estoque de Portugal no Brasil foi de US$ 11,9 bilhões em 2021, o que representa 21% do total de IED de Portugal no mundo.

Acesse o perfi país aqui.

Tema: Outros
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: