Anufood: ApexBrasil leva 30 empresas brasileiras para feira internacional de negócios do setor de alimentos e bebidas em SP

14/04/2022
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Anufood: ApexBrasil leva 30 empresas brasileiras para feira internacional de negócios do setor de alimentos e bebidas em SP
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil) levou 30 empresas brasileiras para exporem seus produtos e participarem de rodadas de negócios para a Anufood Brazil, feira internacional de negócios do setor de alimentos e bebidas aberta nesta terça-feira (12) em São Paulo (SP).  O evento, que acontece até o dia 14 de abril, conta com uma gama de atrações voltadas à inovação, tendências, melhores práticas e ao futuro do setor de alimentos e bebidas. Este ano, participam da feira mais de 300 expositores de 16 países (11 pavilhões internacionais e 7 nacionais) - um aumento de 38% em comparação com a segunda edição, realizada em 2020. A expectativa é reunir mais de 15 mil visitantes qualificados entre supermercadistas, atacadistas, distribuidores, importadores, donos de restaurantes, bares, pizzarias, padarias e lojas de conveniência, além de profissionais de hotéis, resorts e refeições coletivas que procuram por novos produtos e fornecedores. Organizada pela Koelnmesse, organizadora alemã líder de feiras especializadas na indústria alimentícia e setores relacionados, a Anufood é uma versão sul-americana da Anuga, maior evento mundial do segmento.

As empresas selecionadas pela ApexBrasil participaram de rodadas de negócios com oito representantes estrangeiros. Os portfólios das organizações foram enviados previamente e os compradores deram "match" com os que mais interessaram para uma eventual concretização de negócio. A segmentação visa assegurar os requisitos necessários para comercialização internacional.

"Após 2 anos de pandemia, é uma alegria estarmos juntos no presencial novamente. Há uma participação robusta de empresas inovadoras de todos os cantos do mundo", celebra o gerente da Anufood Brazil, Michael Fine. "É um marco para a retomada dos eventos. Nós, da ApexBrasil, disponibilizamos todas as ferramentas possíveis para suprir a falta do contato pessoal, mas a interação é de suma importância, principalmente quando falamos em alimentos e bebidas. Nosso mote consiste em propiciar oportunidades reais de geração de negócios", destaca o gerente de Agronegócios da ApexBrasil, Marcio Rodrigues.

Um dos empresários que marcou presença nas rodadas foi o sócio fundador da Açaí Town, Murilo Santucci. "A empresa está focada no mercado internacional, visto que as exportações representam cerca de 60% das vendas. Nossa participação, fomentada pela ApexBrasil, é fundamental para contribuir com o ingresso da companhia em mercados onde a mesma ainda não atua.  É uma possibilidade de expansão", pontua Santucci.  Atualmente, a Açaí Town, que possui sede em Tatuí (SP), exporta para mais de 10 países, com destaque para Paraguai, Emirados Árabes, Catar, Jordânia, Chile, Canadá e Malásia. “São compradores constantes e consolidados", complementa.

O empreendedor conta que há um dedo da ApexBrasil em todas as fases da trajetória da empresa. "Eu fiz contato com a ApexBrasil quando eu ainda estava abrindo o CNPJ da fábrica, pois eu sempre mirei o exterior. Nós, empresários, fazemos todas as adequações e trâmites, mas o auxílio da ApexBrasil torna tais processos mais simples e claros, possibilitando, assim, que uma pequena organização desbrave o mundo", explica.

A linha de pensamento de Santucci é seguida pelo diretor comercial da Meqso Food, Arnaldo Neto, que exporta produtos naturais, saudáveis e sustentáveis. "Temos uma parceria de anos com a ApexBrasil, que tem nos ajudado de forma constante.  A ApexBrasil possui know-how, estrutura e expertise para gerar e fomentar negócios. São pontos que, certamente, auxiliam empresas brasileiras a ganhar mercado no exterior", afirma.

Com negócios nos EUA e Emirados Árabes, Neto enxerga a Anufood como uma vitrine. "Viemos para prospectar novos mercados. Mesmo não sendo possível concretizar algo em um primeiro momento, fica uma semente plantada, que pode render frutos no futuro. É a conexão de pessoas e empresas com novas oportunidades, uma porta aberta", relata.

Outro participante das rodadas foi o sócio da Harufo Café, empresa especializada na torrefação de cafés especiais brasileiros, Cristiano Abdalla Rosa. "O primeiro mercado externo no qual desejamos ingressar é o norte-americano. Já temos um escritório no país, mas nossos planos de iniciar as exportações foram atrasados pela pandemia", diz. De acordo com ele, contar com a chancela da ApexBrasil traz mais credibilidade para o produto e para o negócio como um todo, o que facilita a entrada no mercado externo. "O treinamento para a internacionalização da empresa passou todo pela ApexBrasil. Participamos do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e nos tornamos a primeira empresa tocantinense e receber o selo da Agência. Grande parte das informações que procuramos e consumimos a respeito do mercado externo vem da ApexBrasil", conclui.

A cerimônia de abertura da Anufood Brazil contou com a participação dos anfitriões Beni Piatetzky, diretor-geral da Koelnmesse Brasil, e Gerald Böse, CEO da Koelnmesse. Entre os convidados estavam o diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiúza, o presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti; o secretário de Agricultura de Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), João Dornellas; o presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando Souza; e o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.

Setor de Alimentos e Bebidas

A indústria de alimentos é um dos principais setores da economia nacional. Está intimamente ligado ao desempenho do agronegócio brasileiro, de onde vem a maior parte de sua matéria prima. O agronegócio é o setor mais estável e proeminente do Brasil no mercado internacional. A ApexBrasil impulsionou recorde de faturamento da indústria de alimentos e bebidas e exportações do agronegócio brasileiro em 2021. O setor fechou o ano com aumento de 18,4% e a indústria alimentícia com alta de 16,8% no faturamento das exportações.

Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira.

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: