ApexBrasil, organizadora do pavilhão nacional na feira, levará número recorde de empresas para esta edição e espera gerar mais de US$ 2,5 bilhões. Evento ocorrerá de 19 a 23 de outubro, em Paris
Com a missão de levar o Brasil para mundo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) começou a promover os produtos agroalimentares brasileiros no ‘Salon International de l'Alimentation’ (Salão Internacional da Alimentação - SIAL) Paris em 2006. De lá para cá, o número de empresas e o volume de negócios gerados só aumentaram. Em 2006, a presença do Brasil gerou negócios da ordem de US$ 505 milhões. Na última edição, em 2022, este número ultrapassou US$ 1,9 bilhão.
Porta de entrada para produtos brasileiros na França e mercados adjacentes da Europa, Oriente Médio, África e América do Norte, o SIAL Paris é realizado a cada dois anos na capital francesa desde 1964 e é considerada uma das principais feiras de alimentos de todo o mundo. Junto com a feira ‘Allgemeine Nahrungs- und Genussmittel-Ausstellung’ (ANUGA), que acontece nos anos ímpares, na Alemanha, as duas integram o calendário internacional dos mais relevantes eventos mundiais do setor agroalimentar.
“É um evento que a cada edição reforça a sua relevância e o comprometimento com o crescimento das empresas agroalimentares em escala local e internacional. O Brasil vem marcando presença no SIAL há muitos anos e sempre evoluindo, mostrando o que país tem de melhor no setor e se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos com qualidade”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Nesta edição, de 19 a 23 de outubro, os corredores dos pavilhões do Parc des Expositions Villepinte, nos arredores da capital francesa, vão receber mais de 7,5 mil expositores vindos de 130 países, cerca de 8 mil compradores, além de 285 mil profissionais de 205 países. Nos 11 pavilhões, serão apresentados mais de 400 mil produtos e inovações de 10 setores de produtos alimentícios.
Viana destaca a importância da presença do Brasil na SIAL Paris 2024. “O nosso país é um grande produtor mundial agrícola e de proteína animal. Nos tornamos referência para a Organização das Nações Unidas (ONU) na produção de alimentos e no combate à fome. Estar na SIAL Paris é importante para que o mundo conheça a alta qualidade e a competitividade dos produtos brasileiros. Uma feira que reúne tendências, novidades e soluções para o futuro da alimentação. E o Brasil, que tem um papel fundamental na segurança alimentar no mundo, chega com a expectativa de gerar muitos negócios”, reforça.
Ao apoiar a presença de empreendedores e entidades setoriais brasileiras no SIAL, a ApexBrasil abre oportunidades para participantes de diversos segmentos
mostrarem seus produtos e de terem contato direto com fornecedores e compradores estrangeiros. As empresas brasileiras apoiadas pela Agência também participam de apresentações sobre tendências, inovações, ativações, troca de experiências e reuniões para prospecção e consolidação de vendas, que resultam em negócios imediatos e perspectivas de contratos futuros.
Histórico da presença brasileira no SIAL Paris
Em 2006, primeiro ano da presença brasileira sob liderança da ApexBrasil no SIAL Paris, a participação de 70 empresas nacionais gerou negócios da ordem de US$ 505 milhões. Em 2008, o número de empresas aumentou para 80, com volume de negócios de cerca de US$ 603 milhões. O sucesso levou a ApexBrasil a ampliar o número de empresas em mais de 30%, em 2010, com 110 participantes. O resultado superou US$ 1,1 bilhão. Na edição de 2012, foram 82 empresas apoiadas pela ApexBrasil, que, juntas, movimentaram US$ 1,02 bilhão.
No ano de 2014, a SIAL Paris completou 50 anos, e o Brasil marcou sua participação com 84 empreendedores, com negócios de cerca de US$ 1,184 bilhão. Em 2016, a ApexBrasil levou 102 empresas que geraram um volume de US$ 1,2 bilhão.
Do ponto de vista de negócios gerados, a edição de 2018 alcançou o recorde de US$ 2,3 bilhões, com 128 empresas participantes. Em 2020, pela primeira vez na história, o evento foi cancelado em virtude da pandemia. Na época, já havia 70 empresas inscritas.
O ano de 2022 marcou a primeira edição depois da pandemia e 130 empresas estiveram presentes, sendo 85 apoiadas pela ApexBrasil e 45 apoiadas pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Juntas elas geraram negócios de aproximadamente US$ 1,9 bilhão. Foram mais de 7 mil expositores oriundos de 127 países que receberam mais de 265 mil visitantes de 200 países. O Brasil ocupou um espaço de cerca de 280 mil metros quadrados.
Agora, em 2024, a Agência estará com 192 empresas brasileiras do setor, sendo 87 empresas apoiadas pela ApexBrasil; 9 comerciais exportadoras que representarão 50 zmicro e pequenas empresas por meio do programa Brazil Trade Lounge (BTL); e 46 empresas apoiadas pelos projetos setoriais da ApexBrasil com a ABIEC e com a ABPA - 25 e 21 empresas, respectivamente. A expectativa é bater o recorde de 2018 e alcançar US$ 2,5 bilhões em negócios.
Participação no SIAL Paris amplia negócios
Há quatro gerações no segmento da cacauicultora, a Espírito Cacau, que esteve na SIAL Paris 2022, embarca para a França neste ano para ampliar as vendas para o exterior. O diretor de Exportação da empresa, Ricardo Fasolo, conta que
o apoio da ApexBrasil foi fundamental para conseguir participar do SIAL, dar visibilidade ao seu produto e abrir novas perspectivas no mercado internacional. “Além da oportunidade que tivemos de mostrar a qualidade do nosso produto, conseguimos, com o apoio da ApexBrasil, um potencial comprador da China na última edição. O evento é, sem dúvida, a porta de entrada para quem quer fazer negócios com a Europa e outros países. Começamos com pedidos pequenos e a expectativa para esta edição é, além de aumentar as exportações, conseguir um bom distribuidor do nosso produto na Europa”, avalia ele.
As empresas apoiadas direta ou indiretamente pela ApexBrasil ganham visibilidade no cenário internacional. Um bom exemplo é a Mrs. Taste, que ganhou o selo “SIAL Innovation Selection Paris 2022” com o rótulo “Maple Free”. A calda 100% natural foi selecionada entre as maiores inovações por um júri formado por renomados especialistas. Conhecida especialmente por fabricar produtos zero açúcar, zero sódio e zero calorias para atletas, pessoas com dietas restritivas ou em busca de uma alimentação mais saudável, a Mrs Taste apresenta suas novidades na SIAL 2024 e espera conquistar novas fatias do mercado fitness.
As expectativas para o evento deste ano estão altas. Além das exposições, o SIAL Paris oferece debates, summits, premiações e milhares de reuniões de negócios. São muitos paladares apurados com fome de fazer negócios.
Assessoria de Imprensa – ApexBrasil
Contato – Jornalistas – Adriana Assis – adriana.assis@apexbrasil.com.br
Histórico da participação brasileira na SIAL PARIS (2006 - 2024)