Presidente Lula e ApexBrasil anunciam convênios para injetar meio bilhão de reais em apoio às exportações

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Convênios devem beneficiar cerca de 19 mil empresas nos próximos dois anos, com expectativa de gerar mais de 280 bilhões em negócios internacionais  

Nessa terça-feira (17/09), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckimin participaram, ao lado do presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, da cerimônia de assinatura de 23 convênios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com entidades setoriais e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a promoção de empresas brasileiras no mercado internacional e atração de investimentos para o país.  Os convênios representam um aporte total de R$ 537 milhões, que beneficiará cerca de 19 mil empresas nos próximos dois anos. O evento, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, contou também com a presença dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; da Agricultura e Pecuária, Carlos, Fávaro; do presidente do Sebrae, Décio Lima, entre representantes dos setores signatários dos convênios.  

Os acordos têm a expectativa de gerar mais de R$ 281 bilhões em negócios internacionais, sendo R$ 256,5 bilhões em exportações e R$ 24,5 bilhões em investimentos estrangeiros a serem aplicados em projetos estratégicos.

O presidente da República destacou o momento positivo da economia. “Podem ficar certos de uma coisa: quando terminar o nosso mandato, este país vai estar melhor do ponto de vista empresarial, vai estar melhor do ponto de vista econômico, vai estar muito melhor do ponto de vista educacional, vai estar melhor do ponto de vista social. É este país que nós queremos que vocês nos ajudem a construir”, afirmou.

Por meio destes convênios, serão realizadas ações como promoção dos negócios brasileiros em feiras internacionais, planejamento estratégico setorial, rodadas de negócios com compradores de todo o mundo, missões com importadores ao Brasil para conhecer a qualidade da produção brasileira de perto, estudos de mercado, entre outras.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, apresentou um cenário de recorde nas exportações brasileiras. “Quero aqui trazer primeiro uma boa notícia, que é o recorde das exportações. No ano passado, o Brasil exportou 340 bilhões de dólares, com saldo na balança comercial de 98,9 bilhões de dólares (também recorde), que ajuda enormemente a economia. O mundo não vive um bom momento, o volume de comércio exterior cresceu 0,8%. O Brasil cresceu 8,2%. Crescemos, em volume, dez vezes a média mundial”, enfatizou. 

“Outra boa notícia é a cultura exportadora. Nós precisamos de mais pessoas exportando, mais empresas e mais mulheres. Então a Apex lançou o “Elas Exportam”, capacitando as mulheres para que possam exportar mais. Nós temos mais empresas exportando e diversificamos mais. A empresa que exporta tem um upgrade, paga salários melhores, contrata empregados com mais escolaridade, enfim, ela dá um salto”, afirmou Alckmin.

Já o presidente da ApexBrasil sublinhou o caráter estratégico das parcerias para que as empresas brasileiras disputem o mercado mundial. “Hoje aqui nós estamos assinando estes 23 convênios com entidades setoriais e com o Sebrae Nacional, seguindo uma demanda do presidente Lula de oferecermos mais apoio para micro e pequenas empresas e para as cooperativas”, afirmou Jorge Viana. Ele explicou que ApexBrasil e Sebrae trabalharão juntos promovendo micro e pequenas empresas no Brasil e no mundo todo.

“As exportações podem ser o carro chefe do novo ciclo de crescimento”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Hadad, ao lembrar dos impactos positivos que a reforma tributária, a retomada do crédito à exportação e o novo sistema de garantias terão sobre o comércio exterior brasileiro. “Nossa economia está crescendo, vai continuar crescendo e tem tudo para entrar em um ciclo sustentável de crescimento. Isso é apenas o começo”, concluiu o ministro.

Pequenos negócios ganhando o mundo  

Os pequenos negócios representam cerca de 95% das empresas brasileiras e empregam 80% dos trabalhadores nacionais. Porém, no setor externo, ainda tem pequena participação.  Apesar de representar 41% dos exportadores brasileiros, as micro e pequenas empresas representam apenas 1% do valor exportado. O convênio entre a ApexBrasil e o Sebrae quer justamente mudar essa realidade. Com um aporte de 175 milhões, as entidades vão promover a internacionalização de pequenos negócios brasileiros, democratizando o acesso ao mercado internacional e disseminando os ganhos de participação na economia globalizada.  

Conforme o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, “Não podemos imaginar o modelo econômico, mesmo dos pequenos, que não seja globalizado. Hoje, nas periferias das cidades e em qualquer lugar, alguém está adquirindo um produto do outro lado o mundo. Com esse acordo da Apex com o Sebrae, os pequenos negócios vão se inserir também no mundo da globalização”.  

Das frutas ao audiovisual  

Os 23 convênios anunciados hoje impactam diversos setores da economia brasileira, entre eles o de frutas e o do audiovisual.  

A parceria entre a ApexBrasil e a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em 2023, ajudou a promover o recorde de exportações desses alimentos, ultrapassando a marca de 1,2 bilhão em faturamento, um aumento de 26,73% em relação ao ano anterior.  

“Nos dá tranquilidade chegar no exterior, nas feiras, nos encontros e saber que a Apex está ao nosso lado para promover nossos produtos”, comentou o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho.

Ainda durante o evento, a cineasta brasileira Tata Amaral lembrou que o audiovisual brasileiro não foi apoiado no governo anterior e que, com a parceria da ApexBrasil, retomou a busca ativa pela promoção do Brasil no mundo. “O Convênio com a Apex permite que estejamos nos principais mercados do mundo, para trabalhar nossas exportações, não só através do licenciamento de nossas obras, mas também de coproduções que trazem parceiras e investimentos para o Brasil e que geram empregos e geram arte, cultura e criação”, disse a cineasta.     

Confira todos os setores contemplados, representados por suas respectivas entidades setoriais:

Setor Farmacêutico -  ABIQUIFI - Valor do Convênio:  R$29 milhões

Setor de Carne Bovina – ABIEC - Valor  do Convênio:  R$ 33,3 milhões

Setor de Transformados Plásticos - INP - Valor do Convênio:  R$ 18,3 milhões 

Setor de Frutas – ABRAFRUTAS - Valor do Convênio:  R$ 9,8 milhões

Setor Têxtil e de Confecções - ABIT - Valor do Convênio:  R$ 40,9 milhões

Setor de Cinema – SIAESP - Valor do Convênio:  R$ 15,7 milhões

Setor de Audiovisual – BRAVI - Valor do Convênio:  R$ 14 milhões 

Setor de Etanol e Farelo de Milho – UNEM - Valor do Convênio:  R$ 2,9 milhões

Setor de Softwares e Tecnologia da Informação - SOFTEX - Valor do Convênio:  R$ 35,4 milhões

Setor de Equipamentos e Tecnologia para Produção de Etanol – APLA – Valor:  R$ 9,7 milhões

Setor de Implementos Rodoviários - ANFIR - Valor do Convênio:  R$ 7,2 milhões 

Setor de Arroz – ABIARROZ – Valor do Convênio: R$ 2,8 milhões

Setor de Higiene Pessoal – ABIHPEC – Valor do Convênio: R$ 27,7 milhões

Setor de Chocolates, Balas e Amendoins – ABICAB - Valor do Convênio: R$ 11,6 milhões

Setor de Calçados - ABICALÇADOS - Valor do Convênio: R$36 milhões 

Setor de Produtos para Animais de Estimação - IPB - Valor do Convênio: R$4,5 milhões

Setor Eletro-Eletrônico - ABINEE - Valor do Convênio: R$17,8 milhões

Setor Aeroespacial – PIT - Valor do Convênio: R$7,4 milhões

Setor de Design de Moda – ABEST - Valor do Convênio: R$15,6 milhões 

Setor de Franquias – ABF - Valor do Convênio: R$4,4 milhões

Setor de Música - BM&A - Valor do Convênio: R$8 milhões

Setor de Móveis - ABIMOVEL - Valor do Convênio: R$33,6 milhões

Tema: Promoção Comercial — Inteligência
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

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