Presença brasileira em eventos internacionais impulsiona exportações de joias e bijuterias

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Participação no JIS Miami e na BIJORHCA fortalece a indústria brasileira no mercado internacional

Nos próximos meses, dois eventos de destaque no setor de joias e bijuterias poderão promover ainda mais a presença de marcas brasileiras no mercado global, segundo o Precious Brazil, projeto setorial criado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), cujo objetivo é promover empresas brasileiras de gemas e joias no exterior.

A BIJORHCA, na França, e a JIS Miami, nos Estados Unidos, são reconhecidas por sua importância e capacidade de abrir novas oportunidades de negócios para marcas brasileiras.

BIJORHCA: plataforma de projeção no mercado europeu

Lançada em Paris em 1930, a feira BIJORHCA é uma referência mundial em tendências de bijuterias e joias folheadas.

A edição de outono de 2024 ocorrerá de 8 a 10 de setembro em Porte de Versailles, na capital francesa. Realizada junto à feira Who's Next e Impact, eventos tradicionais da indústria têxtil, a BIJORHCA cria um ecossistema dedicado à moda, atraindo compradores e influenciadores de toda a Europa.

Embora a França ocupe o 15º lugar no ranking de destino das exportações de bijuterias e folheados brasileiros, o país funciona como um hub para acesso ao mercado europeu.

A presença na BIJORHCA oferece uma oportunidade ímpar para as marcas brasileiras exibirem suas criações e se destacarem em um mercado altamente competitivo. A feira é uma porta de entrada estratégica para o mercado europeu, permitindo que as empresas brasileiras ampliem sua visibilidade e alcancem novos patamares de exportação.

JIS Miami: porta de entrada para o mercado latino

Reconhecida como uma das principais feiras mundiais de joias, acessórios e bijuterias, a JIS Miami é um evento crucial para as empresas brasileiras que buscam expandir sua presença no mercado latino-americano.

A feira, que acontece de 6 a 9 de outubro de 2024, em Miami (EUA), oferece a oportunidade de realizar vendas imediatas, pois trabalha com pronta entrega, e possibilita a criação de redes com varejistas e atacadistas de diversos países da América Latina.

De acordo com dados levantados pelo Precious Brazil, os Estados Unidos continuam liderando o ranking de destinos de exportação para o setor de joias e bijuterias brasileiras. No período de janeiro a maio de 2024, foram exportados USD 23 milhões para o país, destacando a importância do mercado norte-americano para as empresas brasileiras.

A participação no JIS Miami permite que as marcas brasileiras apresentem suas novidades e lançamentos diretamente aos compradores, fortalecendo laços comerciais e abrindo novas frentes de negócios. Este evento é uma vitrine significativa para mostrar a qualidade e a criatividade do design brasileiro.

Impulsionando a exportação e a inovação

A participação das empresas brasileiras no JIS Miami e na BIJORHCA reflete o compromisso do setor em fortalecer sua presença internacional e promover a

inovação no design de joias e bijuterias. Com o apoio de projetos como o Precious Brazil, que promove a indústria de gemas e joias no exterior, as marcas brasileiras continuam a se destacar pela qualidade, criatividade e sustentabilidade de seus produtos.

A expectativa é que a presença nestes eventos contribua significativamente para o aumento das exportações brasileiras, consolidando o país como um dos principais fornecedores de joias e bijuterias no cenário global. 

Acesse o cadastro de adesão ao Precious Brazil e participe do projeto: https://podio.com/webforms/16609331/1152695

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair

investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras

internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 150 empresas do setor.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa — América do Sul — América Central e Caribe — América do Norte
Setor de Exportação: Moda — Pedras, bijuterias e joias
Setor de Investimento: Não se aplica

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