A Plataforma Brasil Exportação, operada pela ApexBrasil e lançada em novembro de 2023, já conta com mais de 150 prestadores de serviços, entre entidades públicas e privadas, alcançando o número de 700 serviços de apoio ao comércio exterior e 70.000 acessos únicos em apenas 8 meses de operação.
Segundo o presidente da ApexBrasil, Jorge Vianna, “os números alcançados até o momento demonstram o sucesso desta iniciativa, que facilita a busca das empresas brasileiras que querem exportar e amplia suas oportunidades de negócios, colocando todos os serviços em um só lugar, por meio de um acesso fácil e rápido. Qualquer empresa em território nacional poderá acionar serviços de exportação pela internet, acelerando as etapas necessárias para a concretização dos negócios internacionais. Estes resultados somente foram possíveis graças à participação e empenho de todas as entidades parceiras da plataforma”.
As últimas parcerias feitas, com o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), Banco do Brasil (BB), Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Correios, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) e Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), disponibilizam no portfólio da plataforma soluções de registro de propriedade intelectual, frete, logística, serviços financeiros, informações sobre normas, acordos e barreiras técnicas, feiras internacionais e muito mais.
Fruto do modelo de ecossistema, uma tendência em plataformas digitais, a união de prestadores de diversos segmentos e setores facilita muito a busca do exportador, que consegue encontrar serviços confiáveis e de ponta a ponta em um único lugar, que auxiliam desde as micro e pequenas empresas que nunca exportaram, até as grandes empresas que já possuem experiência no comércio internacional. Confira todos os serviços disponíveis em https://brasilexportacao.com.br.
Aumente sua competitividade e segurança
A adesão do INPI à plataforma proporciona às empresas exportadoras serviços de registro de marca, desenhos industriais e concessão de patentes. Estes serviços contribuem diretamente com a competitividade de empresas brasileiras no comércio internacional, além de resguardá-las de possíveis fraudes e plágios.
Segundo Júlio César Moreira, presidente do INPI, “com seus ativos de Propriedade Industrial protegidos, o empresário brasileiro poderá ter maior retorno financeiro na exportação de seus produtos e serviços, além de mais proteção contra a pirataria. Nesse sentido, a inclusão dos serviços do INPI na Plataforma Brasil Exportação chega como uma solução agregadora para facilitar a vida do empreendedor nacional”.
Confira os serviços do INPI disponíveis na plataforma clicando aqui.
Obtenha apoio e facilite suas operações financeiras
A adesão do BB à plataforma oferece diversas soluções financeiras às empresas brasileiras interessadas em exportar ou se internacionalizar, como abertura de conta corrente no exterior, câmbio, financiamento, crédito para exportação e muito mais, que atendem, inclusive, às micro e pequenas empresas.
“Acreditamos que há um grande espaço para o ingresso de micro e pequenos empreendedores brasileiros na atividade exportadora. Trabalhamos para democratizar o conhecimento e os processos para acesso desse público a novos mercados, potencializando o crescimento da economia em todas as regiões do país” – ressaltou Tarciana Medeiros, presidenta do BB.
Confira estes e outros serviços do BB disponíveis na plataforma.
Conheça melhor os acordos, normas e barreiras técnicas de comércio internacional
Já a adesão do Inmetro disponibiliza diversas informações, estudos e serviços que auxiliam o empresário a conhecer melhor e adequar seus produtos de acordo com padrões, normas e barreiras técnicas internacionais, além de acordos comerciais que apresentam diversas oportunidades.
Reinaldo Wacha, chefe da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas do Inmetro, afirmou que essa parceria está em consonância com o planejamento estratégico do Inmetro, que visa ampliar a interação e a aproximação do Inmetro com o setor produtivo em assuntos relacionados à superação de barreiras técnicas ao comércio.
Saiba mais sobre os acordos, normas e barreiras na página do Inmetro clicando aqui.
Envie seu produto e se organize da melhor forma
Por meio da parceria com os Correios, as empresas brasileiras têm acesso à serviços de envio de amostras e pequenas quantidades, como o Exporta Fácil e o Exporta Fácil +.
Para o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a iniciativa auxilia empresárias e empresários a expandirem seus negócios de exportação: “é essencial que os Correios, cumprindo sua missão como empresa pública, trabalhem em parceria com a ApexBrasil para facilitar a atuação internacional das empresas brasileiras, onde quer que estejam”.
Os serviços disponibilizados pela ABTI oferecem diversas opções de frete internacional para os países da América do Sul, um mercado muito promissor e importante para as exportações brasileiras.
“Ao conectar nossos associados diretamente com uma vasta rede de exportadores e serviços de comércio exterior, facilitamos o acesso a novas oportunidades e impulsionamos o crescimento econômico do Brasil no comércio global” – destacou Glademir Zanette, Presidente da ABTI.
Confira aqui as empresas que realizam transporte rodoviário internacional para os países da América do Sul.
Para empresários que buscam serviços de apoio à logística, como armazenagem, a ABTRA oferece contatos de profissionais selecionados que podem auxiliar nesta etapa da exportação.
Segundo o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, essa iniciativa da Apex, Governo Federal e parceiros é fundamental para promover a diversificação da economia brasileira e fortalecer a presença do Brasil no comércio global.
Acesse os contatos de suporte logístico fornecidos pela ABTRA clicando aqui.
Participe das melhores feiras para o setor do agronegócio
A parceria realizada com o Ministério da Agricultura disponibiliza para produtores e empresas brasileiras do setor agropecuário feiras para promoção comercial, com o apoio do governo e entidades brasileiras, como a ApexBrasil.
Segundo Júlio Ramos, Secretário Adjunto da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, “a Plataforma Brasil Exportação é de extrema importância, pois consolida todos os serviços de comércio exterior em uma plataforma digital única, com o objetivo principal de promover a integração, especialmente das micro e pequenas empresas, no cenário internacional. Dessa forma, ela simplifica o processo, permitindo um acesso mais fácil e eficiente aos recursos necessários para o comércio exterior, gerando, ao mesmo tempo, renda e emprego para o país”.
Confira as feiras internacionais apoiadas pelo Mapa clicando aqui.
Facilite seu processo de exportação por meio das Comercias Exportadoras (ECEs)
A exportação indireta é ideal para empresas que nunca exportaram e buscam um processo facilitado e assertivo. O CECIEx oferece o apoio nesta modalidade de exportação por meio de contatos de Empresas Comerciais Exportadoras (ECEs) experientes no mercado.
“A participação do CECIEx, por meio do Projeto Brazilian Suppliers, amplia consideravelmente o número de empresas comerciais exportadoras e trading companies na plataforma, oferecendo serviços especializados para empresas brasileiras que precisam de apoio para comercializar seus produtos no exterior” – destacou Juarez Leal, do Núcleo de Plataformas Digitais da ApexBrasil.
Acesse o serviço de apoio customizado oferecido pelo CECIEx clicando aqui.
Sobre a Plataforma Brasil Exportação
Operada pela ApexBrasil e idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a plataforma também conta com a parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A Plataforma traz a inovação das exportações no Brasil, deixando mercados que estavam longe, cada vez mais perto. Junte-se aos mais de 70.000 usuários e crie sua conta. É fácil, rápido e gratuito para todos.