Basta a oportunidade certa para transformar o potencial do mercado de rendering brasileiro em um sucesso concreto na China. O projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre a pela Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), tem proporcionado ótimas oportunidades durante a Missão Ásia 2024!
O Projeto se reuniu com duas importantes entidades em Pequim, na China. Confira!
CFNA: potencial de expansão para exportações brasileiras na China
Na sexta-feira (17), o Presidente Executivo da ABRA, Decio Coutinho, participou de uma reunião com o Sr. Jin Yun, da China Chamber of Commerce of Import & Export of Foodstuffs, Native Produce & Animal By-Products (CFNA), em Pequim, para discutir as exportações de farinhas de origem animal.
A CFNA manifestou grande interesse em produtos como óleo de peixe, farinha de carne e osso suína, e farinha de carne e osso bovina, demonstrando uma demanda significativa no mercado chinês. Além disso, o presidente da CFNA estará presente na SIAVS (Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura) e planeja visitar o estande brasileiro, fortalecendo ainda mais os laços comerciais entre os dois países.
Durante a reunião, o Brazilian Renderers foi convidado a enviar representante para participar como palestrantes na China International Meat Conference (CIMC), em setembro, onde o setor, indústrias e produtos poderão ser apresentados a um público internacional de interesse do Projeto. O evento culminará com um encontro de negócios, proporcionando uma excelente oportunidade para explorar novas parcerias e expandir a presença brasileira no mercado chinês.
OIG: maior grupo importador de proteína animal da China de olho no Brasil
À tarde, ocorreu a reunião com a Sra Kelli e o Sr Kava, da Optimize Integration Group (OIG), o maior grupo importador de proteína animal da China, que possui 27 centros de distribuição no país. A reunião destacou a importância estratégica do mercado chinês para as exportações brasileiras.
Durante o encontro com o OIG, também foi acordado que as entidades se reunião novamente em São Paulo, após a reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), que consiste no principal mecanismo institucional de coordenação das relações Brasil-China, em São Paulo. A OIG conta com escritório no Brasil, em São Paulo, facilitando ainda mais a coordenação entre as entidades.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.