Feira de alimentos e bebidas consolidou as parcerias comerciais entre os empresários brasileiros e seus clientes internacionais em Dubai
Entre os dias 24 e 26 de setembro de 2024, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) esteve à frente da participação brasileira na Gulfood Green 2024, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Esta edição da feira inaugurou uma versão sustentável, com a presença de painéis sustentáveis, buscando promover sistemas de alimentação mais saudáveis e nutritivos, com tecnologias que previnem perdas e desperdícios. A delegação organizada pela ApexBrasil foi composta por 15 empresas brasileiras, com destaque para as empresas lideradas por mulheres. A delegação reuniu produtores de alimentos naturais, em sua maioria compostos por ingredientes de origem natural, derivados de plantas, animais, minerais ou microrganismos, com poucos ou nenhum elemento sintético ou artificial. Reconhecida pelos consumidores por sua produção de frangos livres de antibióticos e anticoccidianos, a Korin Alimentos esteve presente na Gulfood e destacou a importância de ter se preparado com a ApexBrasil por meio do PEIEX:
“Foi nossa primeira participação em uma feira internacional e a ApexBrasil foi fundamental para essa caminhada. Iniciamos nossa jornada de exportação por meio do Programa de Qualificação para a Exportação, o PEIEX, que foi realmente fantástico para nosso aprendizado e nos auxiliou a alavancar efetivamente nosso projeto de construirmos uma plataforma de exportação. Notamos, durante a feira, um grande interesse pelos nossos produtos tanto na linha de alimentos, como na linha de bioinsumos. Somos uma empresa de porte pequeno - médio no ramo de frangos no Brasil e as perspectivas que se apresentaram são bastante significativas. Fizemos muitos e promissores contatos durante a Gulfood e seguimos conversando com alguns desses potenciais clientes. Esperamos concretizar negócios nos próximos meses.” destacou Luiz Carlos Demattê Filho, Diretor de Operações / COO da Korin Alimentos.
As empresas selecionadas contaram com um webinar pré-evento, além da reserva de espaço no pavilhão brasileiro com estande; espaços de networking e sala de reunião de uso coletivo, catálogo digital da delegação brasileira; ente outros benefícios.
Dentre os resultados das empresas brasileiras que participaram do evento, destaca-se a perspectiva de negócios no montante total de USD 20 milhões para os 12 meses subsequentes à feira. Um dos objetivos cumpridos a partir das negociações foi estabelecer e incrementar as exportações brasileiras de produtos orgânicos certificados e naturais para o mercado do Oriente Médio, além de criar oportunidades de negócios para empresários brasileiros do setor e potencializar os negócios das empresas brasileiras, fortalecendo seu processo de internacionalização.
Sobre a feira
A Gulfood Green é uma nova iniciativa global de sustentabilidade da Gulfood, com o objetivo de usar sua própria plataforma para aumentar a visibilidade e influenciar os principais players da indústria de alimentos e bebidas do mundo para a transformação de sistemas alimentares sustentáveis e estabelecer um planejamento para o período futuro.