Setores de healthy foods e de tecnologia da informação serão os primeiros a serem foco do programa que já movimentou mais de meio bilhão de reais em negócios desde 2023. As edições começam nos dias 7 e 9 de abril, respectivamente
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) está prestes a dar início às edições do Exporta Mais Brasil de 2025 – o programa que aproxima compradores internacionais de produtores locais para promover as exportações de produtos e serviços de diferentes setores e distintas regiões do país. A estreia será no dia 7 de abril, em Aracaju (SE), com foco no setor de healthy foods – alimentos e bebidas saudáveis. Em seguida, no dia 9 de abril, será a vez da edição dedicada ao setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), em Brasília-DF. Ao longo do ano estão previstas 13 edições, cada uma com foco em um setor específico e em um estado diferente.
O sucesso do Exporta Mais Brasil vem de um grande diferencial: ao invés de levar empresas brasileiras para fora do Brasil para exportar, o programa traz compradores internacionais ao país para fazerem negócios diretos com os produtores nacionais. Além disso, o programa proporciona a oportunidade desses compradores verem de perto a produção local, assegurando a origem dos produtos que estão interessados em comprar e o cenário do setor de interesse.
“É o encontro perfeito entre quem quer comprar com quem está pronto para vender”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. “Os números mostram que, em pouco tempo, o programa já fez muito e seguirá fazendo ainda mais em 2025. São milhares de portas abertas para nossos empreendedores ficarem frente a frente com compradores de todo o mundo, interessados no que o Brasil tem de melhor”, destaca o presidente.
Com esse formato inédito, empresas de todos os portes e setores conseguem exportar sem sair do país, muitas vezes pela primeira vez, e com todo o suporte técnico da ApexBrasil que promove as rodadas de negócios e visitas aos locais de produção.
“Além das rodadas de negócios, promovemos visitas técnicas a fazendas, fábricas e indústrias locais, nas quais os compradores conseguem perceber o compromisso e a qualidade dos produtos brasileiros. Assim, eles se sentem mais seguros no momento de fechar negócios”, afirma o gerente Regional da ApexBrasil, Igor Celeste. Ele explica que os compradores são selecionados e trazidos ao Brasil de acordo com o perfil do setor atendido em cada edição do programa.
Uma novidade neste ano é a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), que viabilizará parte das passagens nacionais para MPEs participantes quando não forem oriundas do estado em que ocorrerá a rodada.
Desde o seu início, em agosto de 2023, o Exporta Mais Brasil realizou 28 edições e movimentou mais de R$553 milhões em expectativa de negócios. Até agora, o programa promoveu mais de seis mil reuniões de negócios, conectando 875 empresas brasileiras a 305 compradores internacionais de 65 países. Somente em 2024, foram R$277,6 milhões em expectativa de negócios, resultado de quase três mil reuniões entre 388 empresas brasileiras e 162 compradores internacionais de 50 países.
1ª rodada: Healthy Foods (alimentos e bebidas saudáveis) em destaque
Nos dias 7 e 8 de abril, Aracaju (SE) será palco da primeira edição do Exporta Mais Brasil de 2025, dedicada ao setor de healthy foods – alimentos e bebidas saudáveis. Nesses dois dias, 20 empresas nacionais do setor, de diferentes estados, se reunirão com seis compradores internacionais de seis países para fazer negócios. Os importadores também farão visita técnica a duas empresas participantes: Maratá Sucos e Topruit.
2ª rodada: TIC em foco
Entre os dias 9 e 11 de abril, Brasília-DF receberá a edição do Exporta Mais Brasil dedicada ao setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). O programa colocará frente a frente seis compradores internacionais de cinco países com 25 empresas nacionais do setor. No dia 9, quarta-feira, às 17h, haverá cerimônia de abertura da rodada no Sebrae LAB, localizado no BIOTIC (Parque Tecnológico de Brasília), com a presença dos compradores e empresas participantes, além de representantes da ApexBrasil e do Sebrae-DF. Na ocasião, representantes do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF) e da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) farão apresentação sobre o atual cenário do setor de TIC e inovação do Brasil e do DF.
As rodadas de negócios vão acontecer no dia 10, quinta-feira, no Brasil 21, dentro do evento Sebrae Inova, realizado pelo Sebrae-DF.
Por meio do projeto setorial Brasil IT+, fruto de parceria entre ApexBrasil e a Softex, será oferecido às empresas brasileiras participantes do Exporta Mais Brasil uma capacitação para exportação. Iniciado em 2005, o Projeto Setorial Brasil IT+ tem por objetivos gerar novas oportunidades de negócios no mercado internacional para as empresas brasileiras participantes, ampliar o volume de exportações, aumentar a exposição da indústria brasileira de TI e fortalecer a imagem do Brasil como um centro mundial de excelência no setor. O convênio para a execução do projeto foi renovado no ano passado para o biênio 2024-2025.
Nos últimos 19 anos, o Projeto Setorial Brasil IT+ já envolveu mais de 1.000 empresas interessadas em expandir suas operações internacionalmente. O volume de negócios gerado pelas empresas participantes do Projeto atingiu US$ 793 milhões em 2023 e o número de empresas participantes cresceu de 175, em 2022, para 230. Já o número de empresas exportadoras no Projeto aumentou 67%, passando de 59 para 88.
Esta edição conta com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), Sebrae-DF, da Softex, do FECOMERCIO/DF, da FIBRA, do Sinfor-DF e do BIOTIC.
Sobre o Exporta Mais Brasil
Realizado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações. Por meio do programa, empresas de diferentes setores produtivos realizam reuniões com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.
SERVIÇO
Rodada Exporta Mais Brasil em Aracaju (SE) - setor de healthy foods
Datas: 8 e 9 de abril
Local: Rodadas de negócio - Celi Hotel, Aracaju (SE)
Mais informações: imprensa@apexbrasil.com.br / Paula Roberta (31) 99406-4565
Rodada Exporta Mais Brasil em Brasília (DF) – setor de TIC
Datas: 9 a 11 de abril/ Abertura dia 9 e rodadas de negócios dia 10
Local: Brasília-DF - Abertura – Sebrae LAB (Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC) / Rodadas de negócio (Edifício Brasil 21 – Inova Sebrae)
Mais informações/imprensa: imprensa@apexbrasil.com.br / Lorena (61) 99951-7175