Objetivo é ampliar o volume de exportações na América Central e Caribe, fortalecendo parcerias e explorando novas oportunidades
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) coordena a participação de 20 empresas brasileiras na EXPOCOMER, uma das principais feiras multissetoriais da América Central, que ocorre entre os dias 25 e 27 de março, na Cidade do Panamá. Organizada pela Câmara de Comércio, Indústrias e Agricultura do Panamá (CCIAP), a feira atrai empresas de setores como alimentos e bebidas, vestuário, eletrônicos e equipamentos médicos. Durante toda a feira, compradores internacionais terão acesso ao catálogo da Buy Brazil, plataforma digital que reúne empresas brasileiras e oferece filtros avançados que permitem aos usuários escolher as empresas brasileiras que melhor atendem aos seus critérios e necessidades de importação.
A participação brasileira na EXPOCOMER tem como objetivo ampliar a inserção das empresas nacionais no mercado panamenho e na América Central. O evento facilita o acesso a oportunidades de crescimento, especialmente nos setores de medicamentos, alimentos para animais e implementos industriais. Em 2024, as exportações brasileiras para a América Central e o Caribe somaram US$ 5,9 bilhões, sendo os principais destinos a República Dominicana, Panamá e Guatemala.
Entre 2012 e 2021, os investimentos brasileiros no Panamá aumentaram 266,8%, e as nossas exportações para o país apresentam crescimento médio anual de 8%. O Panamá, mesmo com previsão de desaceleração econômica nos próximos anos, deve manter um crescimento anual de 4% entre 2025 e 2028, impulsionado pelo seu modelo econômico voltado às exportações. O setor de alimentos e bebidas também apresenta projeção positiva, com crescimento anual de 6,4% até 2027, favorecendo a entrada de produtos brasileiros.
A ApexBrasil desempenha um papel fundamental na organização da participação brasileira na feira, com a montagem do pavilhão e suporte às empresas selecionadas. Com um estande de 135 m², a agência busca expandir os mercados para setores estratégicos como arroz, cerâmicas, autopeças e implementos rodoviários. A ApexBrasil também gerencia projetos setoriais que facilitam a inserção de empresas brasileiras na região, fortalecendo relações comerciais e estimulando novas oportunidades de negócios. Durante a cerimônia de abertura, o pavilhão brasileiro contará com a presença do embaixador do Brasil no Panamá, Carlos Henrique, reforçando o compromisso do Brasil com a expansão comercial na América Central.