OCDE lança nova versão das Diretrizes para Empresas Multinacionais sobre Conduta Empresarial Responsável

OCDE lança nova versão das Diretrizes para Empresas Multinacionais sobre Conduta Empresarial Responsável

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A ApexBrasil apoia a adoção das diretrizes por parte das empresas brasileiras que querem se destacar no mercado internacional

A versão atualizada, e em português, das Diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para Empresas Multinacionais sobre Conduta Empresarial Responsável foi lançada neste mês. O documento visa aumentar o impacto positivo que as organizações podem causar nos âmbitos econômico, ambiental e social.  A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assume o papel de sensibilização para que as empresas brasileiras que já estão inseridas ou que buscam se inserir no mercado internacional estejam alinhadas às recomendações. 

As Diretrizes existem desde 1976 e são recomendações de governos sobre as melhores práticas que as empresas podem ter em todas as áreas de responsabilidade empresarial. Em sua nova edição, o documento traz atualizações nas seguintes áreas: questões climáticas, biodiversidade, tecnologia, integridade empresarial e cadeia de fornecimento. Para ler a nova versão, acesse a página.

Atualmente, além do Brasil, 50 países estão comprometidos com as Diretrizes. As nações que aderem à iniciativa da OCDE têm obrigação de estabelecer um Ponto de Contato Nacional (PCN), com função de conscientizar as empresas e acompanhar as recomendações na prática. O PCN Brasil foi estabelecido em 2003 e é composto por representantes de variados órgãos brasileiros. Saiba mais clicando aqui.

A ApexBrasil aplica as diretrizes da OCDE para a realização de seu trabalho e utilizou o documento como base para a criação de sua área de governança e compliance. Adicionalmente, a Agência incentiva que as empresas brasileiras – parceiras e clientes – atentem-se às Diretrizes. “Demonstrar o alinhamento às responsabilidades empresariais apontadas pela OCDE é um grande fator de competitividade. O mercado internacional está atento às condutas adotadas pelas empresas, especialmente em relação aos diretos humanos, questões ambientais e integridade”, explica Patrícia Santos, coordenadora de Prevenção, Ouvidoria e Transparência e Presidente do Comitê ESG da ApexBrasil.

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: Não especificado
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: