A ApexBrasil apoia a adoção das diretrizes por parte das empresas brasileiras que querem se destacar no mercado internacional
A versão atualizada, e em português, das Diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para Empresas Multinacionais sobre Conduta Empresarial Responsável foi lançada neste mês. O documento visa aumentar o impacto positivo que as organizações podem causar nos âmbitos econômico, ambiental e social. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assume o papel de sensibilização para que as empresas brasileiras que já estão inseridas ou que buscam se inserir no mercado internacional estejam alinhadas às recomendações.
As Diretrizes existem desde 1976 e são recomendações de governos sobre as melhores práticas que as empresas podem ter em todas as áreas de responsabilidade empresarial. Em sua nova edição, o documento traz atualizações nas seguintes áreas: questões climáticas, biodiversidade, tecnologia, integridade empresarial e cadeia de fornecimento. Para ler a nova versão, acesse a página.
Atualmente, além do Brasil, 50 países estão comprometidos com as Diretrizes. As nações que aderem à iniciativa da OCDE têm obrigação de estabelecer um Ponto de Contato Nacional (PCN), com função de conscientizar as empresas e acompanhar as recomendações na prática. O PCN Brasil foi estabelecido em 2003 e é composto por representantes de variados órgãos brasileiros. Saiba mais clicando aqui.
A ApexBrasil aplica as diretrizes da OCDE para a realização de seu trabalho e utilizou o documento como base para a criação de sua área de governança e compliance. Adicionalmente, a Agência incentiva que as empresas brasileiras – parceiras e clientes – atentem-se às Diretrizes. “Demonstrar o alinhamento às responsabilidades empresariais apontadas pela OCDE é um grande fator de competitividade. O mercado internacional está atento às condutas adotadas pelas empresas, especialmente em relação aos diretos humanos, questões ambientais e integridade”, explica Patrícia Santos, coordenadora de Prevenção, Ouvidoria e Transparência e Presidente do Comitê ESG da ApexBrasil.