Com apoio do PEIEX e Design Export, a exportação com identidade levou a moda circular brasileira para a cena internacional
No Studio Áurea Lucia, onde linhas e tecidos sustentáveis se transformam em peças exclusivas desde 2005, começou uma história autêntica e inovadora. A empresa de moda circular, fundada em Belo Horizonte, sempre foi especializada em peças originais de vestuário e acessórios, atendendo à demanda local. Foi em uma feira de moda em São Paulo que sua história cruzou com a ApexBrasil e a sua trajetória mudou completamente.
Em 2019, a designer Áurea Lúcia, proprietária do Studio, participou do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), iniciativa voltada para empreendedores que desejam iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A qualificação foi o início de uma trajetória que hoje leva os produtos da mineira para o Chile, Portugal e Reino Unido, com possibilidades de expansão para outros mercados. Segundo a empreendedora, “a Apex tem sido uma parceira muito forte e muito decisiva no contato com o mercado externo, com informações e programas que são fundamentais pra qualquer empresa que quer exportar com profissionalismo e com qualidade”.
Inovação e processos mais limpos são fundamentais para negócios que desejam se diferenciar no mercado internacional. Não à toa, os produtos e serviços de Áurea Lúcia chamam a atenção por todo o mundo: ela reconhece que a sua autenticidade está em um design pautado na natureza, destacando a valorização do trabalho feminino artesanal. “Acredito que é isso que traz a identidade de um produto feito à mão”, percebe.
Desde a qualificação com a ApexBrasil, os trabalhos do estúdio são reconhecidos internacionalmente pelas parcerias e exposições no Reino Unido, na França e Alemanha. Este ano, ela foi mentora do programa “Elas Exportam”, repassando suas experiências a uma empresa de São Paulo. A oportunidade trouxe novos contatos e parcerias, além dos frutos surpreendentes. "Participar do ‘Elas Exportam’ me deu mais segurança e fiquei ainda mais satisfeita em ver resultados ao acompanhar o mentorado", comenta.
Com o diferencial de sua moda circular, sustentável, criativa e única, Áurea também foi convidada a integrar o programa Design Export da ApexBrasil. Esse passo possibilitou à sua empresa oferecer não só produtos, mas também consultorias e suportes especializados para outras empresas que desejam acessar o mercado internacional.
O caso de Áurea Lúcia mostra que o design de um produto ou serviço não é apenas um detalhe ou luxo, na verdade, é um diferencial para empreendedores que desejam competir no mercado internacional. No Design Export, ela encontrou as ferramentas para adaptar produtos e embalagens e criar peças sustentáveis, além de prestar apoio na criação e suporte no desenvolvimento de produtos.
A realidade de exportação lhe permitiu entender o seu momento atual como empresa, o que lhe levou a alterar seu modelo de negócio e ofertar diferentes tipos de serviços. “Pretendo cada vez mais estudar, aplicar, levar o design lá pra fora com a identidade do Brasil”, planeja.
O Design Export
O Design Export é um dos principais programas brasileiros de apoio ao desenvolvimento de design e soluções inovadoras voltadas à exportação. O programa consiste em selecionar empresas para receberem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação por meio do design. Empresas de todos os portes, que tenham produtos ou serviços com potencial exportável, podem participar do programa que é realizado em parceria com o Centro Brasil Design (CBD).
Para garantir assertividade, o programa também auxilia as empresas na identificação dos profissionais de design que sejam mais adequados às suas necessidades, garantindo um verdadeiro match entre empreendedores e profissionais que apresentarão soluções inovadoras. Para isso, o programa tem em seu cadastro mais de 130 escritórios nacionais de design que foram selecionados para prestar esses serviços em todas as etapas de desenvolvimento para desenho ou redesenho de produtos, embalagens ou processos. O objetivo é a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.