Café especial: World of Coffee Busan pode render US$ 3,3 milhões ao Brasil

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Empresários do país realizaram 130 contatos comerciais na feira realizada na Coreia do Sul, que renderam US$ 1,3 mi presenciais e projeção para mais US$ 2 mi em 12 meses

Uma delegação brasileira marcou presença, de 1º a 4 de maio, na World of Coffee, em Busan, Coreia do Sul, feira realizada pela primeira na Ásia pela Specialty Coffee Association (SCA). Como ação do “Brazil. The Coffee Nation”, projeto realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), os empresários nacionais realizaram 130 contatos comerciais, sendo 65 com novos clientes, e podem fechar US$ 3,270 milhões em negócios, dos quais US$ 1,285 mi foi concretizado no evento e outro US$ 1,985 mi deve ser fechado nos próximos 12 meses.

Na feira, as ações do Brasil foram realizadas em um estande, que contou com quatro sessões de cupping e um brew bar, que ofereceu cafés arábicas e canéforas de diferentes origens produtoras do país, possibilitando que os quase 16 mil presentes, de 72 países, conhecessem e apreciassem a variedade sensorial do produto brasileiro e a história de seus produtores e exportadores.

A cultura do café faz parte do cotidiano da população na Coreia do Sul e o segmento do produto especial vem em uma crescente no país, conforme Vinicius Estrela, diretor-executivo da BSCA. "Temos notado um 'pool' de pequenas torrefações sul-coreanas que aparecem e demandam, em meio à competitividade do mercado local, qualidade, sustentabilidade, rastreabilidade e história dos cafés especiais e de seus cafeicultores, critérios nos quais o Brasil está bem estruturado para consolidar e aumentar seu share no mercado sul-coreano", comenta.

Do tradicional café de estilo coreano a bebidas especiais, criativas e visualmente atraentes, o notável avanço no consumo é impulsionado pela cultura relacionada à bebida na Coreia do Sul e pela geração mais jovem, que adota o produto como estilo de vida.

Segundo a plataforma global de dados e business intelligence “Statista”, o país consumiu 3,17 milhões de sacas (60 kg) no ano safra 2022/23, fazendo do café a bebida preferida entre os adultos sul-coreanos. Incluindo takeaway em cafeterias e lojas especializadas e o consumo no lar, o produto foi escolhido por 26,2% dos entrevistados, liderando o ranking a frente de sucos de frutas e produtos à base de leite.

"Há um aumento na procura dos coreanos por cafés takeout, que foi impulsionada durante a pandemia, devido às medidas de distanciamento, e permanecem até hoje, o que tem feito que redes de cafeterias ampliem seus pontos de venda e, consequentemente, estimulem o avanço do consumo no país", aponta Estrela.

Ele lembra, ainda, que a cidade de Busan possui grande importância no comércio global, tendo um dos mais relevantes portos do mundo, localizado no Mar do Leste, principal rota marítima que liga a Europa ao continente americano. Em 2023, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a Coreia do Sul foi o 12º principal importador do produto nacional, adquirindo 964.498 sacas. Desse total, 950.720 sacas entraram no território sul-coreano pelo Porto de Busan.

Dentro do vigente ano safra 2023/24, essa foi a segunda ação do "Brazil. The Coffee Nation" realizada na Coreia do Sul. Em novembro do ano passado, o projeto possibilitou que empresários brasileiros concretizassem US$ 6,126 milhões em negócios na Cafe Show Seoul e projetassem a possibilidade de mais US$ 16,264 milhões até outubro deste ano, o que elevaria o total para US$ 22,390 milhões. Somadas, as iniciativas em Seul e Busan devem render US$ 25,660 milhões ao Brasil.

“A expressividade desses números revela nossa precisão no ranqueamento dos mercados-alvos do projeto para os cafés especiais do Brasil, que conta, entre esses países consumidores, com a Coreia do Sul desde os seus primórdios”, conclui o executivo da BSCA.

MUNDIAL DE BARISTA

A participação brasileira na World of Coffee, realizada em Busan, também se deu por meio de Daniel Vaz, atual campeão brasileiro de baristas. Com o título, ele ganhou o direito de representar o país no 2024 World Barista Championship, competição que reuniu dezenas de campeões nacionais de todo o mundo. Com bom desempenho, Vaz encerrou o campeonato como o 31º melhor barista do mundo.

BRAZIL. THE COFFEE NATION

O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

SOBRE A APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SOBRE A BSCA

Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Cafés Especiais congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais, e busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

A BSCA tem por finalidade, por meio de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. É a única instituição brasileira a certificar lotes que podem ser monitorados por selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, cujas consultas são disponibilizadas pela BSCA aos consumidores.

Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés finos no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.

 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Cafés Especiais
Setor de Investimento: Não se aplica

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