Café especial: Brasil conhece seus novos campeões de Latte Art e Coffee in Good Spirits

09/04/2025
Notícias do Agro
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Café especial: Brasil conhece seus novos campeões de Latte Art e Coffee in Good Spirits
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Descrição: a imagem mostra, à esquerda, o barista Eduardo Olímpio, campeão de Latte Art, performando durante o campeonato; à direita está o campeão de Coffee in Good Spirits, Leonardo Oliva, preparando coquetéis durante a competição.

Eduardo Olímpio foi o barista com melhor performance na arte de desenhar com leite vaporizado no café especial e Leonardo Oliva o que demonstrou as melhores habilidades de mixologista no preparo de drinks à base do produto

O Brasil conheceu, no último domingo, seus novos campeões de barismo. Após três dias de disputa, Eduardo Olímpio, de São Paulo (SP), levou o título do Campeonato Brasileiro de Latte Art, e Leonardo Oliva, de Curitiba (PR), levantou o caneco do certame nacional de Coffee in Good Spirits (CIGS). Ambas as competições, realizadas pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), ocorreram no Shopping OKA Floripa, em Florianópolis (SC), de 4 a 6 de abril.

LATTE ART

A competição estimula a criatividade e põe em prova a arte dos baristas brasileiros no desenho com leite vaporizado na xícara com café especial. Em sua performance, que rendeu o título, Olímpio apresentou um cavalo, um chimpanzé e um grande urso.

“O treino e o tempo de preparo que tive foram curtos, de aproximadamente um mês, desde quando o campeonato foi anunciado. Desde o início, já pensei em artes que são muito mais visuais, obviamente empregando técnica, para que os juízes pudessem visualizar e entender de cara quais seriam meus desenhos”, revela o campeão, que conquistou pela segunda vez a competição.

Ele conta que vem falando com muitas pessoas da cena do barismo e dos cafés especiais para honrar um pensamento antigo, que é explorar seu limite e apresentar algo novo se tivesse uma nova oportunidade de ir ao mundial. “Estou bem feliz. Tentarei algo que ainda nunca tenha feito para despertar a curiosidade. Minha expectativa, a minha meta, é mirar pelo menos uma final de mundial. Quero chegar preparado para tentar confrontar os grandes nomes do Latte Art internacional”, comenta.

Segundo Olímpio, a realização dos campeonatos de barismo por BSCA e ApexBrasil são de extrema importância para promoverem os baristas brasileiros. “Os campeonatos ajudam muito a promover a profissão. Os baristas ficam conhecidos nas cenas nacional e internacional, passam a ser patrocinados por marcas do setor. Desde quando venci meu primeiro campeonato, senti que a minha vida mudou”, afirma.

Além do campeão, o Campeonato Brasileiro de Latte Art 2025 teve Tiago Rocha, de Curitiba, como vice-campeão, e Vinicius Dias, de São Paulo, completando o pódio. Com o título, Eduardo Olímpio reforça seu passaporte como embaixador dos cafés especiais e dos baristas brasileiros e disputará a competição mundial da categoria, em Genebra, na Suíça, entre 26 e 28 de junho de 2025.

COFFEE IN GOOD SPIRITS

A competição nacional de CIGS atesta a habilidade de "mixologista" dos baristas, que precisam apresentar duas bebidas quentes idênticas e outras duas bebidas frias, também semelhantes, para valorizar o preparo de drinks alcoólicos tendo o café especial como base.

O novo campeão Leonardo Oliva conta que começou a se preparar por volta de julho do ano passado, depois de ter conquistado o terceiro lugar desse mesmo campeonato. “Passei a buscar ideias e tive um insight de falar sobre cachaça e café, duas bebidas que tenho um apreço muito grande”, conta.

Os coquetéis que apresentou e renderam o título da competição representavam algumas das etapas do processo de produção da cachaça, como colheita, fermentação e destilação. Para dar equilíbrio aos drinks, ele utilizou ingredientes como caldo e melaço de cana-de-açúcar, hidromel feito de casca de café, vinho fortificado espanhol, CO2 para gaseificação de uma das bebidas, blend de cachaças envelhecidas em carvalho americano e em jequitibá, cajuína destilada a frio, ácido lático, uísque e, claro, café especial brasileiro.

Assim como o campeão de Latte Art, Oliva destaca o importante papel dos organizadores dos campeonatos brasileiros no cenário do barismo. “Com a BSCA e a ApexBrasil sempre realizando campeonatos como este, de altíssimo patamar nacional, conseguimos aumentar o nível dos competidores e dos profissionais como um todo, pois mesmo os baristas que não competem tomam como inspiração aqueles que estão na competição. Promover campeonatos e eventos como este fortalece muito a cena do barismo brasileiro, fazendo com que as pessoas busquem cada vez mais conhecimento e tenham sede de aprender e provar coisas diferentes”, enaltece.

Além do vencedor, o Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits teve o pódio completado pelo vice-campeão, Daniel Munari, de Curitiba, e pelo terceiro colocado Emerson Nascimento, do Rio de Janeiro (RJ). Com o título, Oliva é mais um embaixador do barismo e dos cafés especiais do Brasil pelo mundo e, de 26 a 28 de junho, se juntará a Eduardo Olímpio, em Genebra, para disputar o mundial da sua categoria.

“Confesso que ainda está caindo a ficha. Não pensei muito sobre expectativas, só estou focado em polir tudo o que preciso nas minhas receitas e na minha apresentação, melhorar o máximo possível e corrigir o que for necessário. Comecei a conversar com muitas pessoas, já no dia seguinte à conquista, para saber que caminhos posso seguir e quais coisas fazer... acho que o Brasil será muito bem representado. Sei o empenho que estou tendo e o esforço que estou empregando para representar todos os baristas brasileiros”, conclui.

Os Campeonatos Brasileiros de Latte Art e Coffee in Good Spirits tiveram como anfitriã a Ranan Treinamentos e Cursos. O café oficial foi o Brasitália, o leite da competição foi o Nude e o maquinário oficial veio da Astoria. Os eventos tiveram apoio do Shopping OKA Floripa, Bijajica, Cumbuca, Impomac, Liqda e Café Cultura. O apoio técnico veio da Achega Café e o de mídia da Revista Espresso.

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BARISMO

Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

BRAZIL. THE COFFEE NATION

Os campeonatos brasileiros de barismo integram as ações do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem o objetivo de apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés especiais e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) especial do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés especiais produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café.

O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

SOBRE A APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SOBRE A BSCA

Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Cafés Especiais congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais, e busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras

A BSCA tem por finalidade, por meio de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. É a única instituição brasileira a certificar lotes que podem ser monitorados por selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, cujas consultas são disponibilizadas pela BSCA aos consumidores.

Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés finos no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: