Brasil e Chile assinam acordo bilateral que amplia oportunidades comerciais no mercado latino-americano

23/04/2025
Notícias da Indústria e Serviços
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Assinatura ocorreu durante visita oficial do presidente chileno, Gabriel Boric, ao Brasil, nesta terça-feira (22), com a presença do presidente Lula e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana

Nesta terça-feira (22), em Brasília-DF, na ocasião da visita oficial do presidente chileno Gabriel Boric ao país, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e sua contraparte no Chile, a ProChile, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) que fortalece as relações comerciais entre os dois países. Chile e Brasil são parceiros estratégicos na América Latina e possuem uma relação comercial sólida e em expansão. Além de Boric, a cerimônia de assinatura contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e do diretor-geral da ProChile, Ignacio Fernández Ruiz.

O acordo assinado prevê esforços conjuntos das duas nações para desenvolver iniciativas de promoção comercial, contribuindo para a crescente internacionalização das respectivas empresas e dinamização dos fluxos bilaterais de comércio e investimentos. É objeto do acordo também cooperar em iniciativas conjuntas em mercados terceiros, o que oferecerá às empresas brasileiras novas oportunidades de acesso ao mercado latino-americano. O presidente Lula elogiou a atuação da ApexBrasil.  Ele lembrou que nos últimos dois anos, foram abertos mais de 300 novos mercados para os produtos brasileiros do agronegócio.

A agência, que promove as exportações, tem trabalhado com muita competência. “O governo não faz negócio, o que podemos fazer é abrir as portas para que os empresários façam, e que eles saibam que o bom negócio é aquele em que os dois países ganham.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Dentre as possibilidades de cooperação por meio do acordo, estão: o compartilhamento de informações de inteligência de mercado; desenvolvimento de parcerias e organização de missões empresariais para a geração de oportunidades de negócios a empresas brasileiras e chilenas; desenvolvimento de ações para a capacitação técnica e troca de experiências em temas estratégicos, como segurança alimentar, nova indústria, ESG, equidade de gênero e bioeconomia, etc; e promoção conjunta de setores estratégicos nas Exposições Universais e eventos internacionais.

 

Fórum Empresarial Brasil-Chile

Também na ocasião da visita oficial do presidente do Chile ao país, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Sociedade de Fomento Fabril (SOFOFA), com o apoio da ApexBrasil e da ProChile, realizaram o Fórum Empresarial Brasil-Chile. O evento contou com a presença de cerca de 250 participantes entre empresários, representantes de entidades setoriais e autoridades dos dois países, além dos presidentes das duas nações.

A programação do fórum incluiu o debate sobre a integração das cadeias produtivas e cooperação em áreas estratégicas como energia, turismo e finanças sustentáveis. Com moderação do presidente do Capítulo Brasileiro do Conselho Empresarial Chile-Brasil, Walker Lahmann, o painel sobre oportunidades de negócios nos dois países reuniu o secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento, João Villaverde, representando a ministra Simone Tebet; o presidente da Corporación Nacional Del Cobre) Codelco, Máximo Pacheco; a diretora da Invest Chile, Karla Flores; a secretária de Comercio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Tatiana Prazeres;  o presidente da Arauco no Brasil, Carlos Altimiras, o gerente Chile da AB InBev/Ambev, Juan Manuel Ferres Echavarren; e o diretor de operações da Seara - JBS, Daniel Ávila.

O fórum foi encerrado pelos presidentes do Chile e do Brasil. Gabriel Boric destacou que seu país é um ótimo destino para investimentos e há enormes oportunidades comerciais pela frente. “O Chile é um parceiro confiável, um país estável, seguro que respeita as regras do jogo e com quem é possível fazer negócios de benefício mútuo”. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre o papel das políticas sociais na melhoria da qualidade de vida da população e economia. Ele defendeu o fortalecimento das relações comerciais e o uso das complementariedades para fazer as economias do Brasil e do Chile crescerem. Lula disse que o atual cenário geopolítico mundial demanda do Brasil coragem para crescer e buscar oportunidades em diferentes parceiros comerciais. “Precisamos identificar onde podemos estabelecer parcerias e onde há espaço para desenvolvimento”.

Paralelamente ao fórum, foi realizado um seminário com foco em micro, pequenas e médias empresas e cooperativas, com painéis sobre os benefícios e desafios do Acordo de Livre Comércio entre o Brasil e o Chile, que entrou em vigor em 2022. A moderadora, Luciana Mancini, assessora especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMPE), destacou a importância das Micro e Pequenas empresas – MPEs - para a expansão e diversificação da pauta comercial entre os dois países e o papel que os organismos de fomento de ambos têm desempenhado na promoção da participação das MPEs nas cadeias globais de valor.

 A gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, uma das participantes do painel, destacou as iniciativas que a Agência tem buscado para a inserção internacional das MPEs. “Hoje na ApexBrasil, temos um olhar bastante especial para as empresas de micro e pequeno porte, que tem sido ampliado ao longo dessa última gestão. Das 20 mil empresas atendidas em 2024, cerca de 40% são micro e pequenas.” Clarissa pontuou que o pilar inicial é sensibilizar as MPEs para a exportação. E para capacitar as empresas no processo exportador, a ApexBrasil oferece o Programa de Qualificação para a Exportação - PEIEX. “É um programa que oferece um atendimento às empresas para que elas entendam o que é o processo exportador, o que precisam fazer para começar a exportar  e como colocar a exportação dentro da sua estratégia. Isso é fundamental para que elas tenham sucesso nessa jornada”, finalizou Clarissa.

 

Relações comerciais Brasil e Chile

Atualmente, o Brasil é o maior parceiro comercial do Chile na América do Sul, sendo a maior origem das importações chilenas da região - com participação significativa nos mercados de carne bovina e suína, soja e derivados, petróleo e derivados, tratores, automóveis e açúcar. Globalmente, o Brasil é a 4ª principal origem das importações chilenas.

O Chile é o 7º maior parceiro comercial do Brasil e, em 2024, representou 2,1% da corrente de comércio brasileira. No mesmo ano, o intercâmbio comercial entre os países somou US$ 11,7 bilhões, sendo US$ 6,7 bilhões em exportações brasileiras para o Chile e US$ 5 bilhões em importações.

Em 2022, o Brasil recebeu US$ 9,7 bilhões em investimento estrangeiro direto (IED) de empresas chilenas - o país é o 2º maior investidor sulamericano estrangeiro no Brasil. Investimentos brasileiros no Chile superam US$ 4,5 bilhões em setores como energia, serviços financeiros, alimentos, mineração, siderurgia, construção e fármacos.

Em estudo recente (Mapa de Oportunidades - Chile, 2024), a ApexBrasil identificou 1.745 oportunidades para produtos brasileiros no país, com destaque para máquinas de equipamentos de transporte e artigos manufaturados. O Chile é mercado alvo de 29 projetos setoriais da ApexBrasil.

Ao longo das últimas décadas, os países aprofundaram seus vínculos por meio da modernização de acordos comerciais, criando uma base robusta para a integração econômica. Desde janeiro de 2022, o Acordo de Livre Comércio (ALC) entre os dois países está em vigor. O tratado é considerado o mais moderno e abrangente firmado pelo Brasil, incluindo capítulos sobre comércio de serviços, investimentos, compras governamentais e boas práticas regulatórias.

Assessoria de Imprensa da ApexBrasil – imprensa@apexbrasil.com.br

Tema: Expansão Internacional
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

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