ApexBrasil leva 53 empresas brasileiras para a SIAL China 2025

16/05/2025
Notícias do Agro
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A participação em uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo encerra a missão do Brasil à China, que contou com participação do presidente Lula 

A partir da próxima segunda-feira, 19 de maio, Xangai será sede de mais uma edição da SIAL China, uma das maiores e mais relevantes feiras de alimentos e bebidas do mundo. Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a participação brasileira contará com uma delegação de 53 empresas nacionais que irão apresentar, no Pavilhão Brasil, a diversidade e a qualidade da produção alimentícia brasileira. O evento, que vai até o dia 21, é reconhecido por reunir os principais players do setor e oferecer grandes oportunidades de expansão no mercado asiático. 

Das 53 empresas, 28 são participantes dos projetos Brazilian Beef, Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck, realizados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover o setor de proteínas animais no mercado internacional.  

Em 2024, o evento recebeu mais de cinco mil expositores e atraiu cerca de 180 mil visitantes. A edição anterior movimentou US$ 230 milhões em negócios fechados com as empresas brasileiras durante o evento e ao longo dos 12 meses seguintes.  

A participação brasileira inclui uma variedade de produtos, que vão desde mel, própolis e açaí até carnes bovinas, suínas e de aves, além de frutos do mar, massas, amendoim, bebidas saudáveis, bebidas alcoólicas, smoothies, e alimentos saudáveis e orgânicos. A variedade de produtos reflete a força e a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional, especialmente em um cenário de crescimento contínuo na demanda chinesa por alimentos de qualidade”, afirma Laudemir Müller, gerente de Agronegócios da ApexBrasil.  

A China, segunda maior economia do mundo, é hoje o principal parceiro comercial do Brasil, sendo destino de exportações relevantes como soja, café, frutas, açúcar e carnes bovina e de aves. Em 2024, o comércio bilateral entre os dois países alcançou quase US$ 160 bilhões, com um superávit de US$ 30,7 bilhões para o Brasil. A presença brasileira na SIAL China 2025 reforça esse relacionamento estratégico, além de ampliar as oportunidades para pequenas e médias empresas brasileiras no maior mercado consumidor do mundo”, lembra Laudemir Müller. 

 

Missão à China 

Na oportunidade da visita oficial do presidente Lula à China, a ApexBrasil vem realizando uma série de inciativas de promoção comercial no país asiático que começaram na última segunda-feira (12). A missão começou com o Seminário Empresarial China-Brasil, que reuniu mais de 700 empresários de ambos os países, e resultou em anúncio de R$ 27 bilhões em investimentos chineses no Brasil em setores como indústria automotiva, energia renovável, tecnologia, mineração, saúde, logística e alimentos. 

Na quarta-feira (14), o foco das iniciativas foi na promoção do agro brasileiro. A Agência realizou o seminário Diálogos Brasil-China para Segurança Alimentar, reunindo entidades setoriais do agro nacional e chinesas, inaugurou o novo escritório da carne brasileira na China, em parceria com ABIEC e ABPA, e assinou mais uma parceria com a Luckin Coffee, que agora terá 34 novas lojas temáticas do Brasil na China. 

No dia 15, foi a vez do projeto The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes, na cidade de Nanjing. O evento contou com seminário, rodadas de negócios entre 25 empresas brasileiras e 30 empresas chinesas e um jantar de gala, com o objetivo de marcar o início de uma nova estratégica de promoção da carne bovina brasileira fora dos grandes centros como Pequim e Xangai.  

A missão será encerrada com a participação do Brasil na Sial China, em Xangai. 

 

SERVIÇO 

SIAL China 2025 

Data: 19 a 21/05 

Local: Shanghai New International Expo Center – Xangai, China 

Tema: Outros
Mercado: Eurásia
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Outros
Idioma de Publicação: Português

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