Painel foi lançado no dia 4/10 e reúne licitações dos governos estrangeiros da América do Sul e de organizações internacionais em um só lugar
A Inteligência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) disponibiliza, de forma gratuita na área logada do nosso Portal, o Painel de Oportunidades de Exportação para Governos Estrangeiros. Os dados disponibilizados são provenientes de uma base contratada, que realiza uma varredura automatizada dos portais de compras públicas dos diferentes governos estrangeiros para setores variados como saúde, tecnologia da informação e construção.
Inicialmente, o Painel contemplará os países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia, Suriname, Equador), além de Organismos Internacionais, como a ONU, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Banco Mundial. Há previsão de ampliar a cobertura do Painel para outros mercados em breve.
Confira as principais características e vantagens do Painel de Oportunidades de Exportação para Governos Estrangeiros:
- Atualização semanal, trazendo apenas certames abertos;
- Valor estimado da compra, já convertido da moeda original para dólares;
- Filtros: categoria de produto ou serviço, país, entidade compradora e valor;
- Análise dos dados: área que mostra as entidades que mais compram (tanto em números de certames quanto em valores estimados), e aquelas que dão maior prazo entre lançamento do edital e a apresentação de propostas;
- Contato do Secom do país: o painel já traz o link das páginas dos Setores de Promoção Comercial (Secoms) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) na plataforma Brasil Exportação, onde são disponibilizadas informações de contato e materiais diversos, como lista de compradores, por exemplo.
Segundo a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), estima-se que as compras governamentais representam, em média, 15% do PIB dos países e são oportunidades de exportação a governos estrangeiros que, em geral, são pouco aproveitadas pelas empresas brasileiras, muitas vezes por falta de divulgação. Acesse o Painel aqui e confira as oportunidades que os governos oferecem para empresas brasileiras e como fazer para apresentar suas propostas!