AWAKE: marcas de moda da região Norte ganham destaque em evento durante a Semana de Moda de Milão

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Marcas do Amazonas e do Pará estão entre as selecionadas pela ApexBrasil para participar de evento inédito sobre moda inovadora e ambientalmente consciente na Itália

Criatividade, inovação e, principalmente, consciência social e ambiental estão no centro dos designs das marcas selecionadas para o Awake, evento inédito realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), entre os dias 18 e 20 de setembro, durante a Semana de Moda de Milão. O objetivo é impulsionar a moda sustentável brasileira no mercado internacional.

Para a ação, a ApexBrasil selecionou, com o apoio das empresas especializadas em moda sustentável ADN Reset e Métier Tropical, 20 marcas brasileiras do setor. Marcado para ocorrer no Terrazza Martini, Piazza Diaz, em Milão, na Itália, o Awake terá exposição interativa, mostras, talk, rodadas de negócios e contará com a presença de formadores de opinião do segmento da moda nacional e internacional, além de líderes de empresas internacionais interessadas em moda autoral e ambientalmente consciente.  

Entre as 20 empresas participantes, duas são da região Norte. Marca de joalheria inspirada na flora e na fauna do Pará, Barbara Muller é uma delas. Cada peça da marca é trabalhada por artesãos que usam técnicas tradicionais e materiais reciclados. Já o designer Maurício Duarte, do Amazonas, vai expor os trabalhos que valorizam a sabedoria de seus ancestrais amazônicos e que integram materiais éticos e métodos artesanais que respeitam o meio ambiente.

“Acho que é o começo de uma história no qual honro muito de ser parte. O Norte está normalmente à margem das oportunidades, muitos são obrigados a migrar para o Sudeste para serem vistos, ouvidos, valorizados. Eu nunca saí daqui, sou bairrista e é dessa vivência real, cotidiana, diária que vem minha inspiração e que consigo estar próxima das questões sociais e políticas da minha região, que são tão importantes e que precisamos todos estar atentos”, afirma Bárbara Muller, idealizadora e designer da marca de joias que leva seu nome. “Conseguir permanecer aqui e mesmo assim ser uma marca e cidadã do mundo, é para mim um marco. Não temos esses exemplos e quero poder ser um deles”, reforça Müller.

A designer e artista destaca ainda a valorização da qualidade da produção na região Norte: “Nós produzimos sim design e arte refinada e de qualidade, com mão de obra e matéria-prima locais, mega contemporâneo, e é isso que queremos mostrar ao mundo. Que a gente conquiste cada vez mais espaço nessa comunicação de imagem de moda do que é o Brasil, que não pode ser completa sem esse magnetismo todo de rio, floresta, cidade e calor que o Norte tem. E que esse espaço possa ser celebrado e protagonizado por quem vive de verdade a região e a movimenta”, ressalta.

Animada, Barbara Müller conta que as expectativas em participar do Awake são as melhores possíveis. “A Itália sempre foi acolhedora com o meu produto. Milão é um lugar importante para mim, pois foi o lugar que recebi meu primeiro prêmio internacional, logo que me formei. Foi a partir daí que as portas com a imprensa do Brasil se abriram e foi o start para o início da marca. Retornar agora mais madura, com o suporte profissional da ApexBrasil, sem dúvida alguma será mais um divisor de águas na minha trajetória. Estou muito animada”, afirma.

O Awake e os critérios ESG

A seleção das marcas teve como base critérios relacionados com os pilares ESG (sustentabilidade ambiental, social e governança) e fatores como o preparo para exportar; a relação com a cultura e tradição locais; o uso de materiais regionais e de técnicas artesanais e tradicionais; e a adoção de designs inovativos, sustentáveis e duráveis.

“É nesse contexto de ampliação das ações e dos debates em torno do consumo consciente, do crescimento sustentável das empresas e de posicionar o Brasil como um produtor mundial de excelência em moda sustentável que o Awake chega em Milão nos próximos dias”, afirma o presidente de ApexBrasil, Jorge Viana, reforçando que o evento valoriza “essa fusão de tradição e inovação que cria um cenário de moda único, rico em história e voltado para o futuro”.  

Press kit 

Informações detalhadas sobre o Awake, as 20 marcas selecionadas, demais projetos e ações da ApexBrasil voltados para o setor de Moda e dados gerais do setor podem ser encontradas no press kit disponível neste link. 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul — Europa
Setor de Exportação: Moda
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

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