Empresas brasileiras prontas para o mercado internacional: ApexBrasil lança catálogo inédito com empresas qualificadas para exportação

Empresas brasileiras prontas para o mercado internacional: ApexBrasil lança catálogo inédito com empresas qualificadas para exportação

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Material reúne 70 empresas de diferentes portes e segmentos, com plano de exportação definido. Os produtos se destacam pela qualidade e pela brasilidade. Para conhecer, clique aqui.

O Brasil é um dos países que mais empreendem no mundo: cada vez mais, suas empresas destacam-se por qualidade e preço competitivo. A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) enxerga esse potencial desde sua criação, há 25 anos. Desde 2008, quando tomou a frente do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que é oferecido de forma gratuita para empresas que querem se preparar de forma planejada e segura para o mercado internacional, mais de 25 mil empresas já foram qualificadas e agora a agência dá mais um passo e lança uma exposição e um catálogo inéditos para apresentá-las ao mundo. Acesse o material aqui.

A iniciativa leva o nome de Vitrine PEIEX e é organizada pelas Gerências de Competitividade, de Infraestrutura, Eventos e Comunicação da ApexBrasil. Sua inauguração oficial foi realizada no dia 5 de outubro de 2022, na sede da ApexBrasil, em Brasília, e a Vitrine também será uma exposição itinerante, que marcará presença em alguns dos eventos que a instituição participará.

A Vitrine PEIEX foi lançada também em formato de catálogo digital, com detalhes sobre as histórias das marcas, núcleos do PEIEX pelos quais foram atendidas e foco de seus planos de exportação. O material está disponível no link e pode ser baixado de forma gratuita. As empresas estão divididas em oito segmentos: Alimentos e Bebidas; Saúde, Higiene e Beleza; Moda, Acessórios e Vestuário; Casa, Móveis e Decoração; Pet; Industrial; Embalagens e Serviços e Lazer.

O que mais chama a atenção é a variedade de segmentos e a forma como cada produto, em sua particularidade, é inovador, criativo e traz estratégias inteligentes e sustentáveis para seus setores. Como é o caso da Desplastifique, de Londrina (PR), que enviou seus panos feitos à base de cera de abelha para servirem de embalagens reutilizáveis e biodegradáveis para armazenamento de alimentos, e da Brilho do Sol, de Uberlândia (MG) que atua no segmento moda praia também com materiais biodegradáveis e estampas vibrantes, que fazem referência à tropicalidade do Brasil.

A cultura como vantagem

A brasilidade é observada em quase todos os produtos alimentícios da Vitrine, como castanhas, chocolates especiais, cachaças e cafés, e pode ser apontada como mais um elemento que agrega valor à balança comercial brasileira.

“Quem vê essa Vitrine fica impressionado com a variedade de influências culturais e de produtos. E essa é a força vital do Brasil: a população ser diversa, criativa e empreendedora. Por muito tempo, a população brasileira não explorava isso no mercado internacional, porque se tinha a ideia de que o mercado doméstico bastava às cadeias produtivas. Mas, o mundo mudou. O mundo oferece oportunidades e é fantástico que as empresas cresçam e floresçam, podendo mostrar, como agora com a Vitrine PEIEX, sua pujança e atrair negócios”, diz o presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana.

E como bem destaca Pestana, os negócios internacionais têm oportunidades para produtos de todas as regiões brasileiras. A linha de alimentos à base de ingredientes essencialmente amazônicos da Manioca, que tem sede em Belém, já é vendida em diversos países e ganhou prêmio em 2018 na SIAL Paris, maior feira de alimentos e bebidas da Europa. Com geleia de muruci e molho de tucupi, a marca integra a Vitrine PEIEX. “Nossos produtos são à base de ingredientes essencialmente amazônicos e muito da origem de seu preparo e consumo advém de povos tradicionais do Norte. Ver nossa marca ganhar relevância no exterior é mais do que apenas negócio, é ver a valorização de toda uma cultura”, destaca o CEO da Manioca, Paulo Monteiro dos Reis.

Sobre o PEIEX

O PEIEX foi lançado em 2004 pelo extinto Ministério de Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e em 2008 passou a ser um programa da ApexBrasil. Desde então, mais de 25 mil empresas brasileiras passaram pelo programa. Em 2021, foram qualificadas 4.894 empresas, por meio da execução de 36 convênios, nas cinco regiões do país. Do total de empresas atendidas 74,44% estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs), das quais 677 conseguiram exportar seus produtos e serviços, com valor total de R$ 661,3 milhões.

Ao longo do primeiro semestre de 2022, o programa qualificou 2.417 empresas, por meio da execução de 24 convênios. Desse total, cerca de 69,5% é MPEs. Entre janeiro e junho, 256 participantes do PEIEX exportaram, gerando um valor total de R$ 179,6 milhões em vendas.  Em relação aos segmentos, os destaques foram Moda, Higiene pessoal e cosméticos (49,6%); Alimentos e bebidas (22%) e Máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais Elétricos (8,7%). 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos — Casa e Construção — Economia Criativa — Moda — Saúde — Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: