Projeto Bolsa Exportação – Edição Rio Grande do Sul

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17/09/2024


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Apoio às Empresas Gaúchas para Aumentar as Exportações

 

O Projeto Bolsa Exportação – Edição Rio Grande do Sul é uma iniciativa da ApexBrasil para apoiar cooperativas e empresas gaúchas a iniciarem ou retomarem suas atividades de exportação, oferecendo incentivos para promoção comercial.

O objetivo é aumentar o número de exportadoras brasileiras na região, contribuindo para a manutenção do emprego e da renda.

 

 

 

Benefícios para as empresas gaúchas

  • Oportunidades de Negócios: Suporte técnico e estratégico para participar de eventos com compradores internacionais.
  • Qualificação empresarial: Cursos, programas, consultorias e mentorias para aumentar a competitividade e promover a cultura exportadora.
  • Inteligência Comercial: Acesso a estudos e análises de mercado para identificar as melhores oportunidades em outros países.
  • Apoio Financeiro: Reembolso de até R$20 mil reais por empresa para:
    • despesas com viagens de negócios;
    • participação em eventos nacionais e internacionais;
    • envio de amostras, entre outros.

Veja os detalhes no regulamento.

 

 

 

Quem pode participar?

O Projeto Bolsa Exportação – Edição Rio Grande do Sul é exclusivo para cooperativas e empresas que possuem matriz ou filial no estado do Rio Grande do Sul. Podem participar:

  • Empresas habilitadas por meio de formulário de inscrição do programa (disponível nessa página);
  • Empresas sem qualquer pendência prévia junto à ApexBrasil;
  • Empresas idôneas nos cadastros da Administração Pública e Sistema S;
  • Empresas participantes de ações de negócios promovidas pela ApexBrasil ou pelos projetos setoriais de promoção comercial conveniados da ApexBrasil.

Veja os detalhes no regulamento.

 

 

 

Etapas do projeto

 

  1. Inscrição - basta inscrever sua empresa no formulário (nessa página)
  2. Habilitação - análise automática dos dados declarados pela empresa
  3. Participação em eventos - são válidos eventos de promoção realizados com a ApexBrasil ou parceiros
  4. Prestação de contas - comprovantes de despesas são analisados por auditoria externa
  5. Recebimento da bolsa - após auditoria, os reembolsos são pagos na conta da empresa

 

 

 

 

 

 

Não perca essa oportunidade!

Inscreva-se no Projeto Bolsa Exportação-RS agora e obtenha o suporte necessário para superar desafios e conquistar novos horizontes.

Inscrições de 17/09/24 a 31/12/24 - Vagas limitadas a 500 empresas.

 

 

 

 

 

Tire suas dúvidas sobre o projeto

1. Como posso inscrever a minha empresa no projeto?

Para participar, as empresas interessadas devem preencher o formulário de inscrição. Os dados fornecidos serão analisados automaticamente e a empresa habilitada a participar do projeto, receberá a confirmação no e-mail cadastrado.

No momento da prestação de contas, a auditoria externa fará a confirmação dos dados de inscrição e da documentação da empresa para o pagamento do reembolso, conforme os critérios estabelecidos no regulamento.

2. Qual é o prazo para inscrição no projeto?

Para o ciclo 2024 do projeto:

·       A inscrição deve ser feita entre 17 de setembro de 2024 e 31 de dezembro de 2024.

·       A empresa poderá solicitar reembolso de despesas elegíveis realizadas entre 1º de maio de 2024 e 20 de dezembro de 2024.

·       A prestação de contas pode ser feita a partir do momento da habilitação da empresa no projeto até o dia 20 de dezembro de 2024.

·       Após a aprovação da prestação e contas pela auditoria externa, a ApexBrasil estima fazer o reembolso em até 45 dias, caso não haja nenhuma pendência de documentação.

3. Preciso ter experiência prévia em exportação para participar?

Não, o projeto é aberto tanto para empresas iniciantes em exportação quanto para aquelas que já exportam.

4. Como será o processo de habilitação das empresas inscritas?

Após a inscrição, os dados fornecidos serão analisados automaticamente com base em bancos de dados públicos e nos critérios do regulamento.

Serão habilitadas as empresas com matriz ou filial no Rio Grande do Sul (CNPJ 14) e sem qualquer pendência para realização de contratos com a ApexBrasil, Administração Pública e com o Sistema S.

A ApexBrasil enviará confirmação da habilitação para o e-mail cadastrado. Além disso, a relação das empresas habilitadas será atualizada mensalmente no site da ApexBrasil.

No momento da prestação de contas, a auditoria externa fará a confirmação dos dados de inscrição e da documentação da empresa para o pagamento do reembolso, conforme os critérios estabelecidos no regulamento.

5. O que acontece se minha empresa não for habilitada?

Após a inscrição, os dados fornecidos serão analisados automaticamente com base em bancos de dados públicos e nos critérios do regulamento.

Caso haja qualquer inconsistência de dados, o sistema informará que a empresa não foi habilitada para participar do projeto.

6. Posso inscrever minha empresa mais de uma vez?

Cada empresa poderá fazer uma única inscrição para participar. Caso uma outra empresa do mesmo grupo já tenha sido habilitada para o projeto, a segunda inscrição não será habilitada. 

7. Como o apoio financeiro é distribuído?

A bolsa exportação poderá ser utilizada para reembolso de despesas relacionadas a viagens de negócios, participação em eventos nacionais e internacionais, e envio de amostras.

Os recursos do projeto atenderão 500 empresas com bolsas de até R$20 mil reais para cada. Empresas com múltiplas filiais terão direito a apenas uma bolsa por grupo econômico.

Para os detalhes, acesse o regulamento.

8. Quais despesas são elegíveis para reembolso?

Existem duas categorias de despesas elegíveis a reembolso:

Categoria A: viagens para eventos de negócios consiste em reembolso para despesas com passagens aéreas, hospedagens, vistos e seguro-viagem.

Categoria B: eventos de negócios nacionais ou internacionais consiste em reembolso para despesas com envio de amostras, montagem de estande e serviços de matchmaking (serviço de agendamento de encontros de negócios).

São elegíveis apenas as despesas realizadas entre 4 de maio e 31 de dezembro de 2024 no âmbito de ações executadas pela ApexBrasil (direta ou indiretamente).

Para os detalhes, leia o regulamento.

9. Como funciona a prestação de contas?

Para solicitar o reembolso, a empresa deve preencher e assinar o Formulário de Reembolso, disponível no regulamento, pelo representante legal. O formulário e os documentos obrigatórios listados no regulamento devem ser enviados para o e-mail reembolsoexportacao@apexbrasil.com.br ou por link indicado conforme as instruções da ApexBrasil.

Os comprovantes de pagamento devem estar em nome da empresa ou cooperativa habilitada para o projeto, conforme indicado no Formulário de Reembolso.

A empresa poderá solicitar reembolso de quantas despesas forem necessárias, desde que limitado ao teto de R$20.000,00 (vinte mil reais) por empresa, mas deverá fazer o pedido uma única vez. 

Se a prestação de contas não for aprovada, a empresa terá 15 dias para reenviar os documentos corrigidos. Caso esse prazo não seja cumprido, a empresa será movida para a última posição na lista de espera para prestação e contas, e poderá ser excluída do projeto caso permaneça com documentação pendente.

Para ações realizadas em 2024, a empresa deverá prestar contas até 31 de dezembro de 2024.

Para ações realizadas em 2025, a empresa deverá prestar contas até 19 de dezembro de 2025.

Para os detalhes, leia o regulamento.

10. Como funciona o reembolso?

A ApexBrasil reembolsará as despesas comprovadas, até o limite de R$20 mil, desde que estejam de acordo com os requisitos do regulamento.

É importante que todas as despesas sejam reunidas em um único Formulário de Reembolso, enviado uma única vez.

O reembolso será feito na conta bancária vinculada ao CNPJ da empresa habilitada, conforme indicado no Formulário de Reembolso.

O prazo médio para o reembolso é de 45 dias, podendo variar dependendo da validação dos documentos e do cumprimento dos prazos por parte da empresa.

Para os detalhes, leia o regulamento.

11. Com quem eu posso tirar dúvidas sobre o projeto?

Para mais informações, entre em contato com a equipe do Projeto Bolsa Exportação Rio Grande do Sul através dos canais de atendimento da ApexBrasil no e-mail apexbrasil@apexbrasil.com.br, pelo telefone +55 (61) 2027-0202, ou pelo nosso Chat no portal.

Antes de se inscrever, leia o regulamento.

 

 

Tema: Promoção Comercial

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