MEMÓRIA INSTITUCIONAL DA APEXBRASIL

Bem-vindo à página de Memória Institucional da ApexBrasil. Este espaço é dedicado a apresentar a trajetória desta Agência que muito contribui para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, através da promoção do comércio exterior e da atração de investimentos diretos no país.

 

Você sabia que, apenas em 2023, mais de 17.000 empresas brasileiras receberam nosso apoio, sendo quase a metade foram pequenas e médias, e que mais de 67% delas exportaram pela primeira vez ou para novos destinos? Ou, ainda, que atuamos na atração de mais de US$ 10 bilhões em investimentos diretos no setor produtivo no Brasil no mesmo ano? Isso se transforma em riqueza e desenvolvimento para todos os brasileiros, brasileiras e residentes no país.

 

Nesta página você encontrará informações sobre nossa história e poderá visualizar nossa atuação ao longo dos anos, através da nossa Linha do Tempo. E ainda conhecer nossas aventuras, desafios e realizações, assistindo às gravações das entrevistas dos nossos colaboradores. Além disso, você pode contribuir com nossa memória, compartilhando sua própria história, através do formulário “Como sua História se Cruza com a Nossa?”. 

 

Aproveite!

 

 

 

 

BREVE HISTÓRIA DA APEXBRASIL

 

Em seu formato atual, a Agência foi criada pelo Decreto Presidencial 4.584, de 5 de fevereiro de 2003 e pela Lei Complementar 10.668, de 14 de maio do mesmo ano, como Serviço Social Autônomo Agência de Promoção de Exportações do Brasil. O embrião do que é hoje a ApexBrasil, no entanto, remonta de uma pequena Gerência Executiva do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE, criada em 1997 e entrando em atividade em abril de 1998. Na época, contava com um gerente, dois técnicos e 3 assistentes e um orçamento equivalente a 50 milhões de dólares.

 

Desde os seus primórdios, o objetivo da Apex sempre foi o de preparar as empresas brasileiras e seus produtos e serviços para o mercado internacional, apoiar a presença das empresas nacionais no exterior e, posteriormente, atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil. Hoje, com quase 400 empregados diretos, a ApexBrasil apresenta números e resultados impressionantes: as 17.064 empresas brasileiras apoiadas e monitoradas pela Agência em 2023 contribuíram com 41,4% do total das exportações brasileiras, significando um ingresso de US$ 140,7 bilhões de um total de US$ 339,67 bilhões das vendas externas do país no mesmo ano. Mais de 1.000 dessas empresas são lideradas por mulheres, atendidas no Programa Mulheres e Negócios Internacionais. Na área de Investimento Estrangeiro Direto (IED), a Agência ajudou atrair mais de US$ 10,2 bilhões de 17 países, resultando em uma expectativa de geração de mais de 106.000 empregos.

 

 

 

LINHA DO TEMPO

1998

O site de Memória Institucional da ApexBrasil é um espaço para apresentar a importância estratégica desta Agência para o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do registro de sua História.

 

Aqui você conhecerá nossa trajetória de apoio ao exportador brasileiro e ao comprador e investidor estrangeiros, seja por meio da linha do tempo, dos depoimentos de colaboradores e parceiros ou outras partes do site, e poderá até contar a sua própria história com a ApexBrasil.

 

História da ApexBrasil

Em seu formato atual, a Agência foi criada pelo Decreto Presidencial 4.584, de 5 de fevereiro de 2003 e pela Lei Complementar 10.668, de 14 de maio do mesmo ano, como Serviço Social Autônomo Agência de Promoção de Exportações do Brasil. Sua formação se deu a partir de uma pequena Gerência Executiva do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE, criada em 1997 e entrando em atividade em abril de 1998. Na época, contava com um gerente, dois técnicos e 3 assistentes e um orçamento equivalente a 50 milhões de dólares.

 

O objetivo principal da iniciativa era o de preparar as empresas e seus produtos e serviços para o mercado internacional, apoiar a presença das empresas brasileiras no exterior e, posteriormente, atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil.

 

Hoje, com quase 400 empregados diretos, a ApexBrasil apresenta números e resultados impressionantes: as 4.064 empresas brasileiras exportadoras apoiadas e monitoradas pela Agência em 2023 até o mês de novembro contribuíram com 41% do total das exportações brasileiras, significando um ingresso de US$ 128,2 bilhões de um total de US$ 310,8 bilhões das vendas externas do país no mesmo ano; na área de Investimento Estrangeiro Direto (IED), ajudou a atrair mais de US$ 10 bilhões, resultando em uma expectativa de geração de 106.382 empregos; no front interno, a Agência atendeu, com seus diversos produtos, 16.501 mil empresas brasileiras, sendo uma parte significativa composta de micro e pequenas emrpesas. 

1998

Em abril, início das operações da APEX, nas dependências do SEBRAE, instalado na Quadra 515 Norte, em Brasília (DF).

1998
1998
1998

1998

Em julho, formação da primeira equipe da APEX, composta por dois técnicos e um assistente.

1998

Criação da metodologia de atuação que prevê parcerias com entidades setoriais ou consórcios de exportação como meio para apoiar as empresas brasileiras que buscam ingressar no comércio internacional.

1998

Em março, a APEX organiza, pela primeira vez, a participação de empresas brasileiras em uma feira multissetorial, a Expocomer, do Panamá, que reúne, anualmente, grande variedade de produtos dos setores industriais, comerciais e de serviços da América, Ásia, Europa e Caribe, com destaque para os segmentos de alimentos, têxteis, construção, tecnologia e serviços.

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

1999

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2000

Memoria 2000

Teste memoria 2000

2000

Mudança das instalações físicas da agência: da sede do Sebrae para o 10º andar do edifício da Confederação Nacional do Comércio (CNC), localizado no Setor Bancário Norte, em Brasília (DF).

2000

Em 27 de abril, a Apex deixa de integrar a organização administrativa do Sebrae e passa a ser uma subsidiária integral do órgão, com personalidade jurídica própria, denominada Agência de Promoção de Exportações S/A.

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2001

2001

Em 15 de março, o Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, resolve liquidar e extinguir a Apex S/A, restituindo a agência à estrutura do órgão com subordinação direta ao CND do Sebrae.

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2002

2002

A Apex lança o livro A primeira exportação a gente nunca esquece, obra que descreve a experiência de empresários que expandiram o espaço do Brasil no mercado internacional, com apoio da agência.

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2003

Apex se transforma em Serviço Social Autônomo

Em 5 de fevereiro, o Decreto Presidencial n. 4.584 institui a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (ApexBrasil). Com isso, a agência conquista autonomia administrativa e financeira e recebe do governo a responsabilidade de expandir as atividades de promoção comercial e de imagem dos produtos e serviços no exterior.

Apex se transforma em Serviço Social Autônomo

É instituída a Agência de Promoção de Exportações do Brasil

A Medida Provisória n. 106 é convertida na Lei n. 10.668, de 14 de maio de 2003.

É instituída a Agência de Promoção de Exportações do Brasil

ApexBrasil organiza a primeira missão empresarial para o exterior

Por delegação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, a ApexBrasil organiza a primeira missão empresarial para o exterior, tendo como destino a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e o foco em negociações com o mercado árabe.

ApexBrasil organiza a primeira missão empresarial para o exterior

Início da produção de estudos e análises de inteligência comercial

A ApexBrasil começa a produzir estudos e análises de inteligência comercial, que balizam o planejamento das ações de promoção comercial apoiadas pela agência e a identificação de oportunidades de mercado para produtos brasileiros.

Início da produção de estudos e análises de inteligência comercial

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2004

Radar Comercial

Em parceria com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a ApexBrasil desenvolve o Radar Comercial, instrumento de consulta e análise de dados relativos ao comércio exterior, disponibilizado para os empresários brasileiros.

Radar Comercial

Apex promove o Moda Brasil-Rússia

A ApexBrasil organiza, em parceria com o MDIC, o evento Moda Brasil-Rússia, primeira grande ação destinada a abrir o mercado russo para joias, vestuário, calçados e cosméticos brasileiros.

Apex promove o Moda Brasil-Rússia

Promoção de produtos brasileiros em grandes redes de varejo no mundo

Início das ações de promoção de produtos brasileiros em grandes redes de varejo. A primeira delas foi realizada na Selfridges, cadeia de lojas de departamento no Reino Unido, fundada em 1909, na Oxford Street, em Londres.

Promoção de produtos brasileiros em grandes redes de varejo no mundo

Parceria com a Shanghai Sugar Cigarette & Wine para a promoção de produtos brasileiros

Em parceria com a Shanghai Sugar Cigarette & Wine, uma das maiores cadeias varejistas da China, a ApexBrasil leva vinhos, temperos, balas, biscoitos e chocolates brasileiros para o mercado chinês. Durante dois meses, mais de mil lojas da rede participam do projeto O Melhor do Brasil.

Parceria com a Shanghai Sugar Cigarette & Wine para a promoção de produtos brasileiros

Festival Brésil para promoção de produtos brasileiros na França

Em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, a ApexBrasil realiza, na França, o Festiva Brasil, período no qual a rede francesa Casino ofertou produtos brasileiros em 700 lojas da rede, entre hipermercados, supermercados e lojas de conveniência.

Festival Brésil para promoção de produtos brasileiros na França

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2005

Primeiro centro de distribuição de produtos brasileiros, em Miami, EUA.

Instalado em Miami, nos Estados Unidos, o primeiro centro de distribuição de produtos brasileiros, que oferece instalações para empresas brasileiras estocarem seus produtos e internalizá-los na medida em que as vendas fossem sendo realizadas. O CD Miami, posteriormente, foi transformado no escritório da Agência nessa cidade.

Primeiro centro de distribuição de produtos brasileiros, em Miami, EUA.

ApexBrasil amplia operações para atração de investimentos estrangeiros.

A ApexBrasil cria uma unidade administrativa voltada para a atração de investimentos estrangeiros diretos.

ApexBrasil amplia operações para atração de investimentos estrangeiros.

Parceria com as redes francesas Printemps, Galerias Lafayette, Casino e Carrefour para promoção dos produtos brasileiros

Em parceria com as redes francesas Printemps, Galerias Lafayette, Casino e Carrefour, a ApexBrasil organiza ações promocionais durante o “Ano do Brasil na França”, com exposição e oferta de produtos brasileiros de vários setores comerciais e produtivos.

Parceria com as redes francesas Printemps, Galerias Lafayette, Casino e Carrefour para promoção dos produtos brasileiros

Nova logomarca - ApexBrasil

Lançamento da segunda logomarca da Agência, com o nome ApexBrasil – Agência de Promoção de Exportações e Investimentos.

Nova logomarca - ApexBrasil

Campanha institucional “Eu Exporto! E Você?”

Início, no mês de novembro, da primeira campanha institucional da ApexBrasil, veiculada em diferentes mídias, com o slogan “Eu Exporto! E Você?”. A divulgação teve por objetivo mostrar que todas as empresas brasileiras estavam aptas a exportar, independente do seu tamanho.

Campanha institucional “Eu Exporto! E Você?”

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2006

Passaporte para o Mundo

Publicado o livro Passaporte para o Mundo, com o objetivo de divulgar histórias, estratégias e novos instrumentos para inserção de pequenas e médias empresas brasileiras no comércio internacional.

Passaporte para o Mundo

Primeiro processo seletivo da ApexBrasil

Realizado a primeiro processo seletivo da agência, com 97 vagas e formação de cadastro de reserva.

Primeiro processo seletivo da ApexBrasil

Prêmio ApexBrasil

Realização da primeira edição do Prêmio ApexBrasil para homenagear entidades setoriais que mais se destacaram em sete importantes categorias para a atividade exportadora.

Prêmio ApexBrasil

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2007

Nova logomarca da ApexBrasil

Lançamento da nova logomarca da ApexBrasil, incorporando a palavra “Brasileira” ao seu nome: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Nova logomarca da ApexBrasil

Apoio Integral à Internacionalização: Novo Modelo de Negócios para Empresas Brasileiras

Elaboração do Planejamento Estratégico da Agência para o período 2007-2011, prevendo um novo modelo de negócios com ênfase no apoio em todas as fases de internacionalização das empresas brasileiras, desde a pré-exportação até a instalação de subsidiárias no exterior.

Apoio Integral à Internacionalização: Novo Modelo de Negócios para Empresas Brasileiras

Apex-Brasil Lidera Presença Brasileira na Anuga com 146 Empresas e o Slogan 'One Country, Many Flavors

Apex -Brasil lidera a participação das empresas brasileiras de alimentos na Anuga, principal feira de alimentação do mundo realizada na cidade de Colônia, na Alemanha, com o slogan “One Country, Many Flavors”.  Foram 146 empresas brasileiras no evento, abarcando os setores de carne bovina, carne suína, frango, café, vinhos, cachaça, frutas, polpas e sucos, produtos orgânicos, chocolates, grãos e cereais, entre outros. 

Apex-Brasil Lidera Presença Brasileira na Anuga com 146 Empresas e o Slogan 'One Country, Many Flavors

Apex-Brasil Apoia 4.699 Empresas de 55 Setores com 62 Projetos Setoriais

A Agência atendeu 4.699 empresas brasileiras de 55 setores da economia e executou 62 projetos setoriais.

Apex-Brasil Apoia 4.699 Empresas de 55 Setores com 62 Projetos Setoriais

Empresas Apoiadas pela Apex-Brasil Representam 7,4% das Exportações Brasileiras em 2007, Totalizando US$ 11,51 Bilhões.


Em 2007, a participação das empresas apoiadas pela Apex-Brasil no total das exportações brasileiras foi de 7,40%, ou US$ 11,51 bilhões.

Empresas Apoiadas pela Apex-Brasil Representam 7,4% das Exportações Brasileiras em 2007, Totalizando US$ 11,51 Bilhões.

ApexBrasil Realiza 761 Eventos de Promoção da Imagem do Brasil e de Seus Produtos no Exterior

A ApexBrasil realizou 761 eventos de promoção da imagem do Brasil e de seus produtos e serviços no exterior.

ApexBrasil Realiza 761 Eventos de Promoção da Imagem do Brasil e de Seus Produtos no Exterior

ApexBrasil Supera Meta de Economicidade em 1.240%, Alcançando Retorno de 57,93 sobre Investimentos em 2007

ApexBrasil cria indicador de economicidade para medir o retorno sobre investimentos de sua atuação. O cálculo é o produto da relação entre o acréscimo do valor das exportações das empresas apoiadas em relação aos valores efetivamente investidos pela Agência em projetos específicos. A meta para 2007, de 4,67, foi amplamente superada, chegando-se ao valor de 57,93, ou seja, meta superada em 1.240,49%.

ApexBrasil Supera Meta de Economicidade em 1.240%, Alcançando Retorno de 57,93 sobre Investimentos em 2007

Empresas Apoiadas pela Apex-Brasil Alcançam Exportações de US$ 26,9 Bilhões em 12 Meses (Dez/2007)

As exportações acumuladas 12 meses das empresas apoiadas pela Apex-Brasil foram de US$ 26,90 bilhões em dezembro de 2007.

Empresas Apoiadas pela Apex-Brasil Alcançam Exportações de US$ 26,9 Bilhões em 12 Meses (Dez/2007)

ApexBrasil Realiza 761 Eventos de Promoção Comercial no Brasil e no Exterior

ApexBrasil organizou 761 eventos de promoção comercial no Brasil e no exterior, de forma direta ou com parceiros, incluindo participação em feiras de negócios, missões comerciais, rodadas de negócios, rodadas de degustação e outros.

ApexBrasil Realiza 761 Eventos de Promoção Comercial no Brasil e no Exterior

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2008

Centros de Distribuição da ApexBrasil são transformados em Centros de Negócios

Os Centros de Distribuição da ApexBrasil são transformados em Centros de Negócios. Com novas atribuições, os CNs (depois chamados Escritórios da ApexBrasil no exterior) passam a atuar com estratégias de negócios, apoio à internacionalização de empresas brasileiras e atração de investimentos estrangeiros diretos.

 Centros de Distribuição da ApexBrasil são transformados em Centros de Negócios

ApexBrasil assume a execução do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX)

O MDIC transfere para a Agência a responsabilidade de execução do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). Na ocasião, eram 25 núcleos de atendimento, distribuídos por oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal, envolvendo a atuação de cerca de 200 técnicos credenciados.

ApexBrasil assume a execução do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX)

Projeto Tradings do Brasil

A ApexBrasil inicia a organização do setor de tradings e empresas comerciais exportadoras no âmbito do projeto Tradings do Brasil, com vistas a torná-las parceiras em ações de promoção comercial. Por conta da iniciativa, foi realizado o I Encontro Brasil-Angola de Tradings, com 300 empresas representadas.

Projeto Tradings do Brasil

Projeto Fórmula Indy

Criação do projeto Fórmula Indy, tendo por base um esporte que mobiliza diferentes segmentos da opinião pública nos Estados Unidos. Além do contato com as grandes corporações que participam do evento, o projeto passou a proporcionar visibilidade às empresas brasileiras integrantes da iniciativa, com uma alta exposição de marcas, produtos e serviços, fortalecendo a imagem do Brasil no mercado norte-americano.

Projeto Fórmula Indy

Criação da Casa Brasil em Pequim

Criação da Casa Brasil, em Pequim, para funcionar durante os Jogos Olímpicos realizados na capital chinesa. A Casa Brasil tem como objetivo divulgar o país como destino turístico, bem como a qualidade dos produtos nacionais e as áreas de comércio e serviços. Construída pelo Ministério do Esporte, contou com a parceria dos Ministérios do Turismo, da Cultura, das Relações Exteriores e da ApexBrasil. 

Criação da Casa Brasil em Pequim

ApexBrasil assume a presidência da World Association of Investment Promotion Agencies (Waipa)

A ApexBrasil assume a presidência da World Association of Investment Promotion Agencies (WAIPA).

ApexBrasil assume a presidência da World Association of Investment Promotion Agencies (Waipa)

A ApexBrasil assume liderança em grupos de alto nível

A ApexBrasil assume a estrutura e gestão do Fórum de CEOs Brasil-EUA e do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto Brasil-Reino Unido (JETCO).

A ApexBrasil assume liderança em grupos de alto nível

Unidade de Relações com Clientes e plataforma de CRM

Criação da Unidade de Relações com Clientes e implantação da plataforma de CRM (Customer Relationship Management) que possibilita a todos os funcionários da agência uma visão única dos clientes e de suas necessidades.

Unidade de Relações com Clientes e plataforma de CRM

Promoção de eventos de posicionamento e imagem

Início dos eventos de posicionamento e imagem voltados para a divulgação dos atributos dos complexos produtivos em mercados considerados prioritários. São realizadas duas  dições dos programas Brasil Casa Design, na Argentina e no Panamá; Brasil Tecnológico, na África do Sul e na Colômbia; Talento Brasil, no Canadá e na Espanha; e Brasil Fashion Now,  no Japão.

Promoção de eventos de posicionamento e imagem

Acordo com o International Trade Center (ITC) para desenvolvimento de ferramenta de promoção de oportunidades comerciais

Estabelecido acordo com o International Trade Center (ITC), vinculado à UNCTAD (sigla em inglês para a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento),  para produção de importante ferramenta de busca de identificação de oportunidades internacionais para empresas brasileiras no exterior.

Acordo com o International Trade Center (ITC) para desenvolvimento de ferramenta de promoção de oportunidades comerciais

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2009

Nova mudança de sede

Mudança das instalações da Agência para o Edifício ApexBrasil, no SBN – Setor Bancário Norte – Quadra 2, Lote 11, na região Asa Norte da cidade de Brasília (DF). A sede foi  projetada para ser um showroom dos produtos brasileiros.

Nova mudança de sede

Inauguração de Centros de Negócios no exterior

Em maio, inauguração do Centro de Negócios (CN) Moscou, na Rússia, seguido pelas inaugurações, em junho, do CN Pequim, na China, e do CN Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Inauguração de Centros de Negócios no exterior

ApexBrasil assume a presidência da Redibero

A ApexBrasil assume a presidência da Rede Ibero-Americana de Organizações de Promoção Comercial (RedIbero).

ApexBrasil assume a presidência da Redibero

Convênio com o Banco Mundial

Firmado convênio com o Banco Mundial para apoiar a estruturação de projetos e capacitar técnicos visando à atração de investimentos estrangeiros diretos para todos os  estados brasileiros.

Convênio com o Banco Mundial

ApexBrasil é eleita melhor Agência de atração de investimentos estrangeiros da América Latina e Caribe e a segunda melhor no mundo

A ApexBrasil é apontada, pelo Relatório do Global Investment Promotion Benchmarking, divulgado pelo Banco Mundial, como a melhor Agência de atração de investimentos  estrangeiros da América Latina e Caribe e a segunda melhor Agência mundial, destacando-se no quesito qualidade da informação aos investidores entre 181 participantes.

 ApexBrasil é eleita melhor Agência de atração de investimentos  estrangeiros da América Latina e Caribe e a segunda melhor no mundo

Instalação de dez novas unidades de atendimento pelo Brasil

Instalação de dez novas unidades de atendimento nos estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa  Catarina e São Paulo. Com a iniciativa, que conta com apoio das federações estaduais e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a ApexBrasil se aproxima ainda mais das  empresas brasileiras.

Instalação de dez novas unidades de atendimento pelo Brasil

ApexBrasil apoia a elaboração de estratégias de brandings setoriais

Início do apoio às entidades para elaboração de estratégias de brandings setoriais.

ApexBrasil apoia a elaboração de estratégias de brandings setoriais

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2010

Instalação dos Centros de Negócios em Luanda, em Angola, e em Bruxelas, na Bélgica

Instalação dos CN Luanda, em Angola, e CN Bruxelas, na Bélgica. Em Bruxelas também foi instalado, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brazilian Business Affairs (BBA), com o objetivo principal de reforçar os laços econômicos e comerciais entre a União Europeia e o Brasil.

Instalação dos Centros de Negócios em Luanda, em Angola, e  em Bruxelas, na Bélgica

Instalação da Casa Brasil na África do Sul

Instalação da Casa Brasil na África do Sul, durante a realização da Copa do Mundo da FIFA. Com organização da ApexBrasil, a iniciativa recebeu mais de 20 mil visitantes de 90  nacionalidades, promovendo a imagem do Brasil e de setores produtivos brasileiros.

Instalação da Casa Brasil na África do Sul

Projeto Imagem traz ao Brasil 35 jornalistas e formadores de opinião estrangeiros

Organizado em parceria com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, o Projeto Imagem traz ao Brasil 35 jornalistas e formadores de opinião estrangeiros que realizaram agendas em áreas como indústria, economia, meio ambiente, tecnologia no processo eleitoral, pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), energia e agronegócios, entre outras atividades.

Projeto Imagem traz ao Brasil 35 jornalistas e formadores de opinião estrangeiros

ApexBrasil coordena a participação brasileira na Expo Xangai 2010

A ApexBrasil assume a coordenação da participação brasileira na Expo Xangai 2010, exposição universal mais visitada da história: 73,08 milhões de pessoas. O Pavilhão do Brasil recebeu 2,6 milhões de visitantes. Foram 119 espetáculos culturais, com público superior a 33 mil pessoas e 1.574 participantes na agenda de negócios organizada no Pavilhão do Brasil. Estiveram presentes mais de 300 representantes de 20 estados e municípios brasileiros e 780 participantes em 5 fóruns temáticos.

ApexBrasil coordena a participação brasileira na Expo Xangai 2010

Ações da ApexBrasil atraem para o Brasil do novo centro de pesquisa da IBM e outras importantes multinacionais

Ações de atração de investimentos estrangeiros diretos resultam na instalação do novo centro de pesquisa da IBM; da quinta planta de pesquisa e desenvolvimento da General Electric (GE) no mundo; da nova fábrica da Research In Motion (RIM), que produz os telefones inteligentes Blackberry; do Centro Global de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação de Excelência HCL Technologies em localidades brasileiras.

Ações da ApexBrasil atraem para o Brasil do novo centro de pesquisa da IBM e outras importantes multinacionais

Terceira edição do Prêmio ApexBrasil

Realização da terceira edição do Prêmio ApexBrasil para premiar as empresas que mais se destacaram na atividade exportadora de produtos e serviços; reportagens sobre  exportações e atração de investimentos; e instituições de ensino atuantes no setor.

Terceira edição do Prêmio ApexBrasil

ApexBrasil é agraciada com o prêmio TPO Network Awards como a melhor Agência de promoção comercial do mundo entre os países em desenvolvimento

Recebimento do prêmio TPO Network Awards como a melhor Agência de promoção comercial do mundo entre os países em desenvolvimento. A ApexBrasil recebeu esse importante reconhecimento da International Trade Centre (ITC), Agência vinculada à Organização Mundial de Comércio (OMC) e à Organização das Nações Unidas (ONU), responsável por promover a cooperação técnica em promoção comercial.

ApexBrasil é agraciada com o prêmio TPO Network Awards como a melhor Agência de promoção comercial do mundo entre os países em desenvolvimento

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2011

ApexBrasil conclui seu Planejamento Estratégico

A ApexBrasil conclui seu Planejamento Estratégico para o período 2011/2015 e atualiza sua missão e visão, que passam a ser, respectivamente: “Desenvolver a competitividade  das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED)”; e “O Brasil no mundo, inovador,  competitivo e sustentável”.

ApexBrasil conclui seu Planejamento Estratégico

ApexBrasil inicia o ciclo Seminários Mercado Foco

Início dos Seminários Mercado Foco, que preveem apresentar oportunidades de negócios nos principais mercados globais aos empresários brasileiros.

ApexBrasil inicia o ciclo Seminários Mercado Foco

ApexBrasil apoia a indução aos negócios sustentáveis

Neste ano, com o atributo de sua visão, a ApexBrasil atuou fortemente na indução aos negócios sustentáveis, incentivando empresas brasileiras a incorporarem, aos seus produtos e serviços, características como inovação, sustentabilidade e design visando ampliar sua competitividade no mercado internacional.

ApexBrasil apoia a indução aos negócios sustentáveis

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2012

Programa Internacionalização e Competitividade (Inter-Com)

Criação e execução do Programa Internacionalização e Competitividade (Inter-Com), que visa preparar empresas brasileiras para o processo de internacionalização.

Programa Internacionalização e Competitividade (Inter-Com)

Parceria com a loja Macy’s, de Nova York, EUA

Promoção de ações de posicionamento e imagem dos produtos brasileiros junto aos consumidores norte-americanos, em parceria com a rede de lojas de departamentos Macy’s, localizada em Nova York.

Parceria com a loja Macy’s, de Nova York, EUA

Assinado acordo com a FIFA

Assinado acordo com a FIFA para realização de ações de negócios promovidas pela ApexBrasil durante o período de realização da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa  do Mundo, em 2014.

Assinado acordo com a FIFA

Promoção de ações para fortalecimento da imagem do Brasil para atração de investimentos externos durante o Fórum Econômico Mundial

Realização de ações para fortalecimento da imagem do Brasil como destino atraente para investimentos estrangeiros diretos durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em  Davos, na Suíça.

Promoção de ações para fortalecimento da imagem do Brasil para atração de investimentos externos durante o Fórum Econômico Mundial

ApexBrasil promove o conceito de sustentabilidade nos negócios

A Agência passa a atuar mais fortemente no sentido de incentivar as empresas e entidades empresariais a incorporarem o conceito de sustentabilidade nos negócios. Inovação e design também passam a compor a estratégia e as ações da ApexBrasil.

ApexBrasil promove o conceito de sustentabilidade nos negócios

ApexBrasil coordena o Pavilhão Brasil na Rio+20

A ApexBrasil coordena o Pavilhão Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), com o objetivo de divulgar ao público internacional a realização de políticas públicas voltadas para sustentabilidade ambiental, social e econômica.

ApexBrasil coordena o Pavilhão Brasil na Rio+20

ApexBrasil assina acordo com o MCTI para atração de investimentos ao programa StartUp Brasil

A ApexBrasil assina acordo de cooperação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para atrair investidores estrangeiros para o programa StartUp Brasil.

ApexBrasil assina acordo com o MCTI para atração de investimentos ao programa StartUp Brasil

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2013

Novos Centros de Negócios são criados

Estabelecidos os Centro de Negócios em San Francisco, nos Estados Unidos, e Bogotá, na Colômbia.

Novos Centros de Negócios são criados

Ações do Projeto Copa geram mais de US$ 1,8 bilhão em negócios

Ações do Projeto Copa reúnem cerca de 1,4 mil empresários em sete jogos da Copa das Confederações, gerando mais de US$ 1,8 bilhão em negócios.

Ações do Projeto Copa geram mais de US$ 1,8 bilhão em negócios

Be Brasil

Criação de espaço sobre inovação e criatividade brasileiras em Nova York (EUA) como parte das ações do Be Brasil, iniciativa que reúne 45 empresas e marcas nacionais.

Be Brasil

Promoção de ações de marketing no Professional Bull Riders e Professional Golfers Association

Criação dos projetos de marketing de relacionamento nos eventos Professional Bull Riders (PBR) e Professional Golfers Association (PGA).

Promoção de ações de marketing no Professional Bull Riders e Professional Golfers Association

É lançado o Relatório de Sustentabilidade da ApexBrasil

Lançamento do Relatório de Sustentabilidade da ApexBrasil, documento que utiliza a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI) e reforça o compromisso da Agência com o incentivo à sustentabilidade e à inovação como elementos de fortalecimento da competitividade das empresas brasileiras.

É lançado o Relatório de Sustentabilidade da ApexBrasil

Brasil Beyond

Trabalho de desenvolvimento da nova marca de posicionamento do Brasil no mundo, a Brasil Beyond.

Brasil Beyond

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2014

ApexBrasil e a Copa do Mundo FIFA como plataforma de negócios

A ApexBrasil é a primeira Agência de promoção de exportações a utilizar a Copa do Mundo da FIFA como plataforma de negócios. 704 empresas brasileiras integraram o projeto, recebendo 2.386 empresários, investidores e formadores de opinião de 104 países, em agendas de negócios setoriais realizadas paralelamente aos eventos. A iniciativa, sem contar com os resultados da Copa das Confederações no ano anterior, gerou US$ 6 bilhões em negócios estimados, além do impacto positivo em relação à imagem do Brasil.

ApexBrasil e a Copa do Mundo FIFA como plataforma de negócios

ApexBrasil atua no programa Startup Brasil

A ApexBrasil atua como diretoria internacional do programa Startup Brasil, criado em parceria com o MCTI, desenvolvendo ações de apoio às startups além de financiar o espaço Startup Brasil no escritório da Agência em São Francisco (EUA).

ApexBrasil atua no programa Startup Brasil

Projeto Design Embala em parceria com a Associação Brasileira de Embalagem (Abre)

Desenvolvimento do projeto Design Embala, que visa sensibilizar empresas sobre a importância do design de embalagens para a logística e pontos de venda no exterior,  considerando questões técnicas e culturais. O projeto é resultado da parceria com a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).

Projeto Design Embala em parceria com a Associação Brasileira de Embalagem (Abre)

Consolidação do Brazilian Business Affairs, escritório da ApexBrasil em Bruxelas

Consolidação do Brazilian Business Affairs (BBA), escritório da ApexBrasil em Bruxelas, Bélgica, na defesa de interesses do setor produtivo brasileiro junto à União Europeia (UE), por meio do monitoramento e da disseminação de informações relevantes para o estreitamento das relações comerciais e de investimentos entre o Brasil e o bloco econômico  europeu.

Consolidação do Brazilian Business Affairs, escritório da ApexBrasil em Bruxelas

ApexBrasil assume a vice-presidência da Brazil Industries Coalition (BIC)

A ApexBrasil assume a vice-presidência da Brazil Industries Coalition (BIC), instituição que atua no monitoramento de informações estratégicas sobre a política econômica  norte-americana junto aos poderes executivo e legislativo dos Estados Unidos. A missão da BIC é defender os interesses do setor privado brasileiro e desenvolver um trabalho permanente em Washington (DC) para promover uma sólida parceria entre o Brasil e os Estados Unidos.

ApexBrasil assume a vice-presidência da Brazil Industries Coalition (BIC)

Expansão da infraestrutura tecnológica e início da utilização de serviços baseados em nuvem (cloud computing)

Expansão da infraestrutura tecnológica com o objetivo de melhorar a gestão de TI na ApexBrasil e início da utilização de serviços baseados em nuvem (cloud computing)  permitindo maior proteção do ambiente, aumento de disponibilidade dos serviços e redução de custos de manutenção de tecnologia. Essa iniciativa vai possibilitar, em 2020-2022, a adaptação da Agência ao trabalho remoto e misto de forma mais rápida e com eficiência durante a pandemia mundial de Covid-19.

Expansão da infraestrutura tecnológica e início da utilização de serviços baseados em nuvem (cloud computing)

Serviços de TI em nuvem (cloud computing)

Início da utilização de serviços baseados em nuvem (cloud computing) permitindo maior proteção do ambiente, aumento de disponibilidade dos serviços e redução de custos de manutenção de tecnologia. 

Serviços de TI em nuvem (cloud computing)

Ampliação de ações de tecnologia da ApexBrasil

Desenvolvimento de softwares para gestão do projeto Copa do Mundo FIFA e realização de proteção tecnológica para o ambiente corporativo, viabilizando o controle contra vazamento de informações e indisponibilidade de serviços.

Ampliação de ações de tecnologia da ApexBrasil

Implantação do modelo de competências da ApexBrasil

Implantação do modelo de competências da ApexBrasil com a realização do 1º Ciclo da Avaliação de Desempenho por Competências.

Implantação do modelo de competências da ApexBrasil

Implementação do Programa de Formação da Liderança

Implementação do Programa de Formação da Liderança: coaching e capacitações com consultorias especializadas.

Implementação do Programa de Formação da Liderança

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2015

Desenvolvimento do Mapa Estratégico de Oportunidades Comerciais do Plano Nacional de Exportações (PNE)

Desenvolvimento do Mapa Estratégico de Oportunidades Comerciais do Plano Nacional de Exportações (PNE), que identificou oportunidades de negócios para mais de 3 mil  produtos brasileiros em 32 mercados estratégicos dos seis continentes.

Desenvolvimento do Mapa Estratégico de Oportunidades Comerciais do Plano Nacional de Exportações (PNE)

Formação do núcleo de inteligência para investimentos

Criação de um núcleo de inteligência para investimentos, visando subsidiar as ações de atração de Investimento Estrangeiro Direto para o Brasil, tanto por parte da ApexBrasil como por parceiros. Esse núcleo desenvolveu importantes estudos, como o Brazil – US Investments Map, além de estudos sobre oportunidades de investimentos nos setores priorizados pelo programa Innovate in Brazil, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Inovação do MDIC.

Formação do núcleo de inteligência para investimentos

Lançamento da ferramenta para disseminação de oportunidades comerciais.

Lançamento da ferramenta de geoprocessamento online para disseminação de oportunidades comerciais. A ferramenta disponibilizada através do Portal ApexBrasil divulga mais de 2,6 mil oportunidades de mercado mapeadas no Plano Nacional de Exportações - PNE, classificadas em quatro categorias: abertura, consolidação, manutenção e recuperação de mercado. Foram mais de 18 mil acessos ao longo do ano.

Lançamento da ferramenta para disseminação de oportunidades comerciais.

Missão empresarial à África Subsaariana

Realização de missão empresarial à África Subsaariana, com participação de 37 empresas e expectativa de geração de negócios de US$ 89,4 milhões.

 Missão empresarial à África Subsaariana

Missão Brasil Tecnológico - Colômbia

Realização da missão Brasil Tecnológico à Colômbia, que contou com participação de 50 empresas e potencial de geração de negócios da ordem de US$ 55 milhões.

Missão Brasil Tecnológico - Colômbia

ApexBrasil coordena participação brasileira em nove grandes feiras internacionais

A ApexBrasil coordena a participação brasileira em nove grandes feiras internacionais no ano: Fruit Logistica (Berlim, Alemanha), Gulfood (Dubai, EAU), Outono Dourado (Moscou, Rússia), World Food Moscow (Moscou, Rússia), Anuga (Colônia, Alemanha), FIHAV e Salud para Todos (Havana, Cuba), South by Southwest (Austin, EUA) e Filda (Luanda, Angola).

ApexBrasil coordena participação brasileira em nove grandes feiras internacionais

ApexBrasil leva 72 empresas brasileiras para a Gulfood, em Dubai

A ApexBrasil leva 72 empresas brasileiras para a Gulfood, em Dubai, maior feira dos setores de alimentos, bebidas e agronegócios do Oriente Médio e principal porta de entrada de produtos brasileiros na região. As expectativas de negócios no evento chegaram a US$ 646,5 milhões.

ApexBrasil leva 72 empresas brasileiras para a Gulfood, em Dubai

Participação na Expo Milão 2015 com o tema “Alimentando o Planeta: Energia para a Vida”

Participação na Expo Milão 2015 com o tema “Alimentando o Planeta: Energia para a Vida”, evento que contou com 144 países participantes. A participação brasileira foi coordenada pela ApexBrasil em parceria com o MDIC e diversos órgãos da União, estados, entidades e empresas brasileiras. O pavilhão brasileiro recebeu 5,3 milhões de visitantes e realizou 36 eventos desenvolvidas por empresas, entes do governo e entidades setoriais.

Participação na Expo Milão 2015 com o tema “Alimentando o Planeta: Energia para a Vida”

ApexBrasil promove ações no Japão em parceira com a rede de lojas Isetan/Mitsukoshi

Realização de ações no Japão, com a rede de lojas Isetan/Mitsukoshi, trabalhando com mais de 50 marcas brasileiras; e na França, com o Grupo Casino. 

ApexBrasil promove ações no Japão em parceira com a rede de lojas Isetan/Mitsukoshi

Assinado convênio CNI/ApexBrasil

Assinado convênio CNI/ApexBrasil para a realização de ações de promoção comercial e atração de investimentos, com apoio das 25 federações de indústria do país.

Assinado convênio CNI/ApexBrasil

ApexBrasil abre escritório regional em São Paulo

Inauguração do escritório da ApexBrasil em São Paulo (SP).

ApexBrasil abre escritório regional em São Paulo

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2016

ApexBrasil é vinculada ao Ministério das Relações Exteriores - MRE

Assinado, no mês de junho, o Decreto n. 8.788, que vincula a ApexBrasil ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

ApexBrasil é vinculada ao Ministério das Relações Exteriores - MRE

Promoção de ações com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Realizadas sete ações em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com a participação de 211 empresas brasileiras: Missão à Índia; Brasil  Tecnológico; Missão Setor Moveleiro, no Panamá; Missão PEIEX Paraguai e Bolívia; Missão Peru e Colômbia; Missão à Coreia do Sul, China e Hong Kong e Missão Austrália.

Promoção de ações com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Projeto Brazilian Lifestyle no Japão

Realização do projeto Brazilian Lifestyle, com vistas ao posicionamento estratégico e ordenado dos produtos brasileiros e da imagem do país no Japão, utilizando, para isso,  diferentes cadeias e segmentos de varejo, a serem interligados por uma campanha de marketing durante todo o ano.

Projeto Brazilian Lifestyle no Japão

Promoção de ações durante a Rio Open

Realização de ação durante o torneio de tênis Rio Open, que contou com a participação de 25 empresas. O Rio Open trouxe compradores de 15 países, entre eles, Bolívia, Chile,  Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Paraguai, Peru, Polônia e Uruguai.

Promoção de ações durante a Rio Open

Coordenação da Casa Brasil 2016 durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro

Coordenação da Casa Brasil 2016, espaço de promoção do país nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados no Brasil. O espaço recebeu mais de meio milhão de visitantes, organizou 138 eventos e 17 exposições permanentes.

Coordenação da Casa Brasil 2016 durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro

ApexBrasil lança nova estratégia baseada no conceito Be Brasil

Lançamento da nova estratégia de promoção dos negócios brasileiros no exterior, baseada no conceito Be Brasil, com destaque para sustentabilidade, criatividade e inovação como atributos dos setores, produtos e serviços brasileiros.

ApexBrasil lança nova estratégia baseada no conceito Be Brasil

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2017

I Fórum de Investimentos Brasil 2017

ApexBrasil realiza o primeiro Fórum de Investimentos Brasil 2017, em São Paulo. O evento contou com a presença de cerca de 1,3 mil participantes, sendo a maioria CEOs, presidentes e  vice-presidentes de empresas de mais de 20 setores de 41 países do mundo.

I Fórum de Investimentos Brasil 2017

Realização da missão Argentina com apoio da Agencia Argentina de Inversiones y Comercio Internacional (AAICI) e do BID

Realização da missão Argentina. Após vários anos sem realizar rodadas de negócios no país, foram retomados os trabalhos com apoio da ApexBrasil, da congênere Agencia Argentina de Inversiones y Comercio Internacional (AAICI) e do BID por meio do Connect Americas. A missão foi multissetorial e atendeu 29 empresas.

Realização da missão Argentina com apoio da Agencia Argentina de Inversiones y Comercio Internacional (AAICI) e do BID

ApexBrasil cria parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas

Formalizada parceria entre a ApexBrasil e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (GVces), para implantação do projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global). O projeto atendeu 37 empresas no ano de 2017.

ApexBrasil cria parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas

Abertura do escritório regional em Recife (PE)

Abertura do escritório da ApexBrasil para o Nordeste, na cidade de Recife (PE).

Abertura do escritório regional em Recife (PE)

ApexBrasil promve ação interna para coleta seletiva e gerenciamento de resíduos sólidos

Implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), conforme Lei Distrital n. 5.610/2016 e Decreto n. 38.021/17. A APEX-Brasil passou a ser responsável pela  coleta, separação e destinação de todo o lixo produzido.

ApexBrasil promve ação interna para coleta seletiva e gerenciamento de resíduos sólidos

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2018

ApexBrasil faz a coordenação da participação das empresas brasileiras nas principais feiras nacionais e internacionais

Coordenação da participação das empresas brasileiras nas principais feiras nacionais, como APAS Show, Rio2C, RIDEX, Big Festival e Hospitalar; além das internacionais SIAL, Gulfood,  Fancy Food, Maison&Objet e BIOFACH.

ApexBrasil faz a coordenação da participação das empresas brasileiras nas principais feiras nacionais e internacionais

ApexBrasil atende 409 empresas nas oficinas de competitividade

A Agência atendeu 409 empresas nas oficinas de competitividade, onde companhias brasileiras não exportadoras e iniciantes são preparadas para atuar no comércio  internacional.

ApexBrasil atende 409 empresas nas oficinas de competitividade

ApexBrasil apoia 202 brasileiras em parceria com Centro Brasil Design

Em parceria com o Centro Brasil Design, a Agência assessorou 202 empresas brasileiras no desenvolvimento do design de produtos e embalagens inovadores, voltados à exportação.

ApexBrasil apoia 202 brasileiras em parceria com Centro Brasil Design

ApexBrasil apoia 415 empresa no Programa de Internacionalização.

Por meio do Programa de Internacionalização, a ApexBrasil fornece apoio a 415 empresas.

ApexBrasil apoia 415 empresa no Programa de Internacionalização.

ApexBrasil apoia a realização de 35 feiras, 42 missões e 30 projetos compradores.

Durante o ano, a Agência apoiou a realização de 35 feiras, 42 missões e 30 projetos compradores.

ApexBrasil apoia a realização de 35 feiras, 42 missões e 30 projetos compradores.

ApexBrasil realiza 74 ações de promoção de investimentos e 283 atendimentos qualificados a investidores estrangeiros

Realização de 74 ações de promoção de investimentos, entre elas missões, visitas técnicas, rodadas de investimentos e seminários, as quais resultaram em 283 atendimentos qualificados a investidores estrangeiros.

ApexBrasil realiza 74 ações de promoção de investimentos e 283 atendimentos qualificados a investidores estrangeiros

Segunda edição do Brasil Investment Forum

Realização da segunda edição do Brasil Investment Forum, visando fomentar novos negócios e oportunidades de investimentos no Brasil, destacando as oportunidades de  investimento em setores estratégicos da economia brasileira, como infraestrutura, energia, agronegócios, construção, tecnologia e inovação. Foram mais de 1,6 mil participantes, incluindo investidores estrangeiros de 48 países.

Segunda edição do Brasil Investment Forum

ApexBrasil celebra 14 novas parcerias estratégicas

Celebração de 14 novas parcerias estratégicas, bem como reforço das existentes, destacando-se órgãos como CNI, MAPA, PPI, Inmetro, CNA e SEBRAE.

ApexBrasil celebra 14 novas parcerias estratégicas

Mudança de sede

Mudança de endereço corporativo, visando acomodar os colaboradores em um espaço mais funcional. A ApexBrasil passa a trabalhar no Centro Empresarial CNC, SAUN Quadra 5, Lote C, Torre B, em Brasília, DF.

Mudança de sede

Criação do Comitê de Investimentos

Criação do Comitê de Investimentos, a quem cabe a definição dos investimentos da ApexBrasil, formado pela Direx e assessorado pela Gerência de Orçamento, Finanças e  Contabilidade.

Criação do Comitê de Investimentos

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2019

Plano de Ação do Acordo de Cooperação Técnica entre ApexBrasil e INMETRO

Execução do Plano de Ação resultante do Acordo de Cooperação Técnica entre a Agência e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), visando ao desenvolvimento de ações efetivas para a diminuição das dificuldades e/ou impedimentos às exportações de produtos e buscando facilitar e promover o acesso dos produtos brasileiros a outros mercados.

Plano de Ação do Acordo de Cooperação Técnica entre ApexBrasil e INMETRO

Aprovação do programa de compliance da ApexBrasil

Aprovação do programa de Compliance da ApexBrasil, importante instrumento de governança da agência, que tem como objetivo assegurar a conformidade legal e normativa.

Aprovação do programa de compliance da ApexBrasil

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2020

Implementação de novos serviços no ambiente da Covid-19

Implementação de novos serviços visando à manutenção da competitividade das empresas brasileiras no cenário de pandemia mundial de covid-19 e do atendimento aos compradores internacionais e investidores estrangeiros.

Implementação de novos serviços no ambiente da Covid-19

ApexBrasil é finalista na WTPO Awards

A ApexBrasil é finalista na premiação World Trade Promotion Organizations Awards, promovida pelo International Trade Center (ITC).

ApexBrasil é finalista na WTPO Awards

ApexBrasil conquista o certificado Great Place to Work

A ApexBrasil conquista o certificado Great Place to Work. O estudo para a concessão do certificado leva em conta a avaliação do índice de confiança dos funcionários no  ambiente de trabalho e análise das melhores práticas de gestão de pessoas, entre outros quesitos.

ApexBrasil conquista o certificado Great Place to Work

Lançamento do APEXCast, o podcast da ApexBrasil

Lançamento do APEXCast, o podcast da ApexBrasil, com apresentação de ações e serviços da Agência em episódios semanais, com foco no empresariado brasileiro.

Lançamento do APEXCast, o podcast da ApexBrasil

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2021

ApexBrasil na Expo 2020 Dubai

A ApexBrasil coordena a participação brasileira na Expo 2020 Dubai, onde o Pavilhão Brasil recebeu mais de 869 mil visitantes até dezembro de 2021. Foram realizados 17 projetos de promoção, com destaque para o Invest in Brasil Forum – Dubai Edition.

ApexBrasil na Expo 2020 Dubai

Expo Osaka 2025

A ApexBrasil é designada para organizar a participação brasileira na Expo Osaka 2025.

Expo Osaka 2025

Great Place to Work

Conquista do certificado Great Place to Work pelo segundo ano consecutivo.

Great Place to Work

Novo branding da ApexBrasil

Lançado o novo branding da Agência, apresentando o Brasil para o mundo e visando ao fortalecimento da sua percepção enquanto parceiro de negócios.

Novo branding da ApexBrasil

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2022

Brasil Investment Forum 2022

Realizada, nos dias 14 e 15 de junho, a quinta edição do Brasil Investment Forum 2022 no formato híbrido, reforçando sua vocação de reunir os principais representantes do setor público e privado para prospectar e discutir novas oportunidades de investimentos no país. Resultados finais: carteira de US$ 66,4 bilhões apresentada com expectativa de geração de 200 mil empregos, público total de mais de 4.071 online e 719 presencialmente, chegando a 100 países representados.

Brasil Investment Forum 2022

Casa Brasil NY, em Nova York (EUA)

Ação de imagem e negócios Casa Brasil NY, em Nova York (EUA) para os setores de casa e construção, móveis, iluminação, rochas ornamentais, produtos cerâmicos, artigos de decoração, artesanato e ações de gastronomia brasileira, café, vinhos e cachaça. Participaram 69 empresas e 198 produtos. Em 14 dias de evento foram recebidos mais de 3 mil visitantes e feitos mais de 300 encontros de negócios com compradores internacionais, alcançando cerca de US$ 48 milhões em negócios.

 Casa Brasil NY, em Nova York (EUA)

ApexBrasil inaugura operações na Índia e na África do Sul

Inauguradas as operações na Índia e África do Sul, em formato Desk, por meio de equipes dedicadas e consultorias especializadas na prospecção e promoção de negócios, integrando o conjunto dos 9 escritórios no exterior, 5 escritórios no Brasil e os 119 Setores de Promoção Comercial das embaixadas brasileiras (SECOMs).

ApexBrasil inaugura operações na Índia e na África do Sul

World Trade Promotion Organizations Awards 2022

A Agência é finalista do World Trade Promotion Organizations Awards 2022, realizado pelo International Trade Centre (ITC), com sede em Genebra, na Suíça.

World Trade Promotion Organizations Awards 2022

Certificação NBR ISO 9001

Em junho, após cerca de dois anos de preparação, a ApexBrasil conquista a recomendação para a certificação NBR ISO 9001, para o escopo de “Promoção de exportação e de internacionalização por meio do atendimento setorial direto às empresas brasileiras na participação em feiras internacionais”. A Fundação Vanzolini foi o organismo certificador.

Certificação NBR ISO 9001

Expo Dubai

O pavilhão brasileiro na Expo Dubai alcança 2,1 milhões de visitantes durante 182 dias de evento. Foram realizadas 352 agendas e eventos protocolares, dos quais participaram 2.296 visitantes VIPs de 114 países. Foram gerados negócios imediatos de US$ 600 milhões e uma expectativa de negócios nos próximos 12 meses de US$ 3,2 bilhões para exportações. O potencial de investimentos diretos no Brasil ficou na ordem de US$ 10 bilhões para os dois próximos anos.

Expo Dubai

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

2023

A ApexBrasil volta a ser vinculada ao MDIC

A ApexBrasil volta a ser vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC, pasta recriada sob o comando do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin.

A ApexBrasil volta a ser vinculada ao MDIC

ApexBrasil Bate Recorde de Apoio: Crescimento de 18% e Expansão no Suporte a MPEs em 2023

ApexBrasil apoia 17.064 empresas, 18% mais que no ano anterior, quando apoiou 14.462 empresas, um recorde histórico. Houve também aumento no número de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na carteira da Agência, que passou de 6.991 em 2022 para 7.441 em 2023 (+ 6,4%).

ApexBrasil Bate Recorde de Apoio: Crescimento de 18% e Expansão no Suporte a MPEs em 2023

Participação Recorde de Micro e Pequenas Empresas em Ações de Promoção Comercial em 2023

Ações de promoção comercial, como feiras de negócios, missões prospectivas e comerciais e rodadas de negócios contam com a participação de 7.665 empresas brasileiras em 2023, das quais 2.598 micro e pequenas.

Participação Recorde de Micro e Pequenas Empresas em Ações de Promoção Comercial em 2023

ApexBrasil Alcança Crescimento de 30% no Programa de Internacionalização com 47 Novas Operações no Exterior

ApexBrasil atende 412 empresas brasileiras no programa de internacionalização, um crescimento de 30%, na comparação com 2022, com 162 (39,3%) de micro e pequeno portes. Além do aumento no número de apoiadas que consumiram esse serviço, houve uma quantidade significativa de anúncios de abertura de novas operações de empresas brasileiras no exterior, alcançando a marca de 47 aberturas.

ApexBrasil Alcança Crescimento de 30% no Programa de Internacionalização com 47 Novas Operações no Exterior

ApexBrasil Impulsiona Exportações de US$ 140,7 Bilhões em 2023, Representando 41,4% das Exportações Brasileiras

Em 2023 as empresas exportadoras apoiadas pela ApexBrasil embarcaram um total de US$ 140,7 bilhões em mercadorias, 9,6% a mais que no ano anterior, representando 41,4% do total exportado pelo Brasil (US$ 339 bilhões). Os principais destinos de exportação das empresas apoiadas pela ApexBrasil foram China, Estados Unidos e Países Baixos. Somados, responderam por 44,6% do valor embarcado pelas empresas apoiadas.

ApexBrasil Impulsiona Exportações de US$ 140,7 Bilhões em 2023, Representando 41,4% das Exportações Brasileiras

ApexBrasil Amplia Diversificação: 5.150 Produtos Exportados para 231 Destinos em 2023, com 24,5% de Micro e Pequenas Empresas

As empresas exportadoras apoiadas pela ApexBrasil em 2023 embarcaram para o exterior 5.150 produtos (NCM) diferentes para 231 destinos, atestando a diversificação de produtos e destinos. Vale destacar, ainda, que, 24,5% dessas empresas (1.024 companhias) são micro e pequenas.

ApexBrasil Amplia Diversificação: 5.150 Produtos Exportados para 231 Destinos em 2023, com 24,5% de Micro e Pequenas Empresas

ApexBrasil Promove Expansão e Diversificação: 58,4% das Empresas Exportadoras Introduzem Novos Produtos e 8,2% Conquistam Novos Mercados em 2023

Entre as 4.181 exportadoras apoiadas, 2.440 (58,4%) exportaram novos produtos em 2023, que não tinham exportado nos 4 anos anteriores; 343 (8,2%) tornaram-se exportadoras (empresas que exportaram em 2023 e não tinham exportado nos 4 anos anteriores); 2.328 empresas (55,7%) tiveram crescimento nas exportações, comparado ao ano anterior, e 2.820 empresas diversificaram mercados, exportando para destinos inéditos (exportou em 2023 e não exportou nos 4 anos anteriores).

ApexBrasil Promove Expansão e Diversificação: 58,4% das Empresas Exportadoras Introduzem Novos Produtos e 8,2% Conquistam Novos Mercados em 2023

ApexBrasil Supera Meta com Crescimento de 171% em Ações de Imagem Estratégicas em 2023

ApexBrasil promoveu 248 ações de imagem em 2023, 171,03% maior que a meta estipulada. Trata-se de ações estratégicas que têm como público-alvo formadores de opinião, como jornalistas, especialistas e autoridades com reconhecida capacidade de influenciar a percepção, as decisões de compra e a visão dos consumidores a respeito do Brasil e dos produtos e serviços brasileiros.

ApexBrasil Supera Meta com Crescimento de 171% em Ações de Imagem Estratégicas em 2023

ApexBrasil Fortalece Laços Globais: Participação em 8 Viagens Presidenciais com Destaque para Missão Econômica em Angola

A ApexBrasil participou de 8 viagens Presidenciais, organizando missões e eventos de negócios na Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Catar, China, Espanha, Portugal e Uruguai, cabendo destaque para o destino africano, que contou com a participação de 600 empresas no Fórum Econômico Angola-Brasil.

ApexBrasil Fortalece Laços Globais: Participação em 8 Viagens Presidenciais com Destaque para Missão Econômica em Angola

ApexBrasil Lança Programa Mulheres e Negócios Internacionais e Firma Compromisso com a ONU para Promover Liderança Feminina

O Programa Mulheres e Negócios Internacionais, uma iniciativa da ApexBrasil que apoia e promove a equidade de gênero nos negócios internacionais, é lançado em junho. No encontro, mais de 170 empresas lideradas por mulheres aderiram às soluções da Agência. Na ocasião, a ApexBrasil assinou o compromisso "Elas Lideram" do Pacto Global da Organização das Nações Unidas/ONU Mulheres, que tem como meta alcançar 1.500 empresas comprometidas com a paridade de gênero em cargos de liderança até 2030.

ApexBrasil Lança Programa Mulheres e Negócios Internacionais e Firma Compromisso com a ONU para Promover Liderança Feminina

Exporta Mais Brasil: Potencializando Exportações e Fortalecendo o Desenvolvimento Regional

O Programa Exporta Mais Brasil busca o equilíbrio na participação das Unidades da Federação nos fluxos de comércio e investimentos internacionais através dos seminários Diálogos Exporta Mais Brasil e de rodada de negócios. Foram realizadas 13 edições em 2023, abarcando 25 UFs, 41 países e 143 compradores internacionais em 3.496 reuniões de negócios, com expectativa de negócios de R$ 275,9 milhões.

Exporta Mais Brasil: Potencializando Exportações e Fortalecendo o Desenvolvimento Regional

6º Fórum Brasil de Investimentos: Anúncio de R$37 Bilhões em Projetos Estratégicos e Presença Internacional

É realizada em Brasília a 6ª edição do Fórum Brasil de Investimentos. O evento contou com um público presente de cerca de 1.000 pessoas e 101 de países. A abertura foi proferida pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e pelo Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na ocasião, foi feita o anúncio de investimentos estrangeiros no Brasil na ordem de R$37 bilhões em diversos projetos estratégicos.

6º Fórum Brasil de Investimentos: Anúncio de R$37 Bilhões em Projetos Estratégicos e Presença Internacional

7ª Edição do Corporate Venture in Brasil: Inovação, Sustentabilidade e Diversidade no Maior Evento de CVC da América Latina

O Corporate Venture in Brasil, maior evento de Corporate Venture Capital da América Latina, teve sua 7ª edição realizada em São Paulo, nos dias 23 e 24 de outubro. O evento contou com painéis temáticas de sustentabilidade, diversidade, ESG e Investimento de Impacto e trouxe a 2ª edição do evento pré-conferência Women in Venture, dedicado a aproximar mulheres investidoras, empreendedoras e líderes da indústria de inovação.

7ª Edição do Corporate Venture in Brasil: Inovação, Sustentabilidade e Diversidade no Maior Evento de CVC da América Latina

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?

DEPOIMENTOS

Aqui, nossos colegas, parceiros e amigos contam suas histórias, “causos” e muito mais, de forma descontraída e muito instrutiva. Abaixo, segue algumas das entrevistas gravadas – não deixe de visitar esta página novamente, outros depoimentos serão inseridos em breve. Conheça, através dos depoimentos, parte da História da nossa Agência.

GALERIA DE PRESIDENTES

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promove os produtos e serviços brasileiros no exterior e tem papel importante na atração de investimentos estrangeiros diretos ao Brasil.

COMO A SUA HISTÓRIA SE CRUZA COM A NOSSA?

Compartilhe a sua experiência com a gente!

Se a sua empresa já foi apoiada em algum momento pela Agência, se o seu negócio ou cidade foram beneficiados pela expansão de alguma empresa ou, até mesmo, se você presenciou algum de nossos eventos e quer nos contar a sua experiência, estamos aqui para ouvir você.

Ajude-nos a recuperar e registrar a importância da nossa Agência na história do desenvolvimento econômico e social do país.