Autodiagnóstico: ApexBrasil lança ferramenta para avaliar se sua empresa está pronta para exportar via e-commerce

Autodiagnóstico: ApexBrasil lança ferramenta para avaliar se sua empresa está pronta para exportar via e-commerce

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Além do diagnóstico, gratuito, os empresários recebem a indicação de produtos e serviços da ApexBrasil adequados para seu grau de maturidade. Para experimentar a funcionalidade, clique aqui.

Para ajudar os empresários a identificarem o grau de prontidão na caminhada rumo às exportações por meio da venda digital, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), desenvolveu uma nova funcionalidade: o autodiagnóstico de e-commerce.

A ferramenta, gratuita, é totalmente automatizada e funciona como uma conversa em um chatbot. De acordo com as respostas do usuário, serão sugeridos os serviços adequados para o aperfeiçoamento das suas vendas online internacionais. A indicação é instantânea, com os links de inscrição para programas específicos da ApexBrasil.

Para Karina Bazuchi, Coordenadora de Expansão Internacional, área responsável pelo Programa de e-commerce da ApexBrasil, trata-se de uma oportunidade para as empresas acessarem os produtos e serviços da Agência que melhor suprem suas necessidades. “Para a Agência também é muito importante conhecer o perfil desses clientes, para desenvolvermos capacitações e programas cada vez mais customizados às demandas do mercado”, completa.

O autodiagnóstico está baseado em um conjunto de perguntas com respostas de múltipla escolha, que buscam avaliar as competências digitais já desenvolvidas pelos empresários. De modo geral, as empresas serão classificadas em quatro grandes perfis: nacional/analógica, nacional/digital, internacional/analógica e internacional/digital.

A ideia do autodiagóstico de e-commerce surgiu com a parceria entre a ApexBrasil e o Prosperity Fund, fundo de cooperação do governo do Reino Unido que tem como objetivo principal promover o crescimento econômico sustentável e a redução de pobreza em países em desenvolvimento.

Para realizar o autodiagnóstico para sua empresa, clique aqui.

E-commerce

O acesso à internet e a digitalização vêm transformando diversas indústrias e impactando o comportamento do consumidor, o que se reflete em grandes alterações no varejo e nos canais de distribuição. Nesse contexto, o e-commerce já é vital nas vendas de bens e serviços no mundo, abrindo inúmeras oportunidades para empresas brasileiras de todos os portes e impactando diretamente as exportações. 

De acordo com dados de Inteligência de Mercado compilados pela ApexBrasil, apenas em 2021, os gastos com bens e serviços pelos meios digitais chegaram a US$ 8,9 trilhões. Esse valor inclui as transações em plataformas de foodservice, streaming, pagamentos digitais, entre outros serviços. O comércio eletrônico de bens, especificamente, representou 35% de todo esse universo, o equivalente a US$ 3,1 trilhões.

Dentro do gigantesco universo do comércio on-line operam grandes e médias corporações, porém, há também espaço para pequenos empreendedores. As micro e pequenas empresas podem operar com quantidades menores, diretamente para os consumidores em outros países, fazendo uso de serviços logísticos especializados que simplificam e desburocratizam o processo de exportação. Nessa modalidade, as empresas têm mais autonomia para realizar vendas, através do próprio site e redes sociais, ou por meio de plataformas especializadas.  

A ApexBrasil tem desenvolvido ações para auxiliar os empreendedores que querem atuar no e-commerce internacional. Desde 2017, é realizado o Programa E-Xport, com o objetivo de fortalecer a presença digital das empresas brasileiras no mundo, seja por meio de operação própria ou utilizando a estrutura dos marketplaces globais. Hoje a Agência atua com uma série de parcerias para levar o seu negócio para o ambiente online internacional. Realize aqui seu autodiagnóstico e descubra os serviços mais aderentes ao seu perfil.

Tema: Promoção Comercial — Expansão Internacional
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos — Casa e Construção — Economia Criativa — Moda — Saúde — Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: