Brasil na COP29

O pavilhão brasileiro na COP 29 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024), em Baku, no Azerbaijão, promove discussões sobre a concretização de uma economia ecológica orientada pela transição justa, com respeito aos conhecimentos científicos e aos saberes brasileiros de convivência harmoniosa entre os humanos e a natureza, incluindo as lentes de adaptação à mudança do clima.

Brasil na COP28
Brasil na COP28

Caminhos para a Transformação Ecológica

A mensagem central deste ano do pavilhão será os “Caminhos para a Transformação Ecológica”. A pauta é representada por dois planos estruturantes do governo federal: o Plano de Transformação Ecológica (PTE) e o Plano Clima, conduzidos pelo Ministério da Fazenda e pelo Ministério do Meio Ambiente.

Além da “preservação, conservação e regeneração de ativos florestais”, a narrativa do Pavilhão Brasil quer debater como se pretende construir uma infraestrutura sustentável e gerar ciências e saberes por meio de 7 eixos:

  1. finanças sustentáveis, 
  2. adensamento tecnológico, 
  3. bioeconomia e sistemas agroalimentares, 
  4. transição energética, 
  5. economia circular, 
  6. nova infraestrutura verde e 
  7. adaptação às mudanças climáticas.

Algumas dessas ações já se concretizaram, ou estão em discussão, e outras ainda dependem do lançamento de editais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Sobre Espaço Brasil

O Pavilhão Brasil está localizado na Zona Azul, juntamente com pavilhões de outros países e organizações. Atividades como palestras e eventos no Pavilhão Brasil ocorrem em paralelo às negociações diplomáticas, localizadas em outra área da Conferência. Além de expor conteúdo sobre o país, o auditório será palco de painéis que visam apresentar e debater soluções para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Sobre a COP29

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP UNFCCC) foi criada para unir todas as partes: governos, jovens, empresas e investidores, sociedade civil, comunidades tradicionais, povos indígenas, entre outros. Todos unidos com o objetivo de buscar soluções de forma a limitar o aquecimento a 1,5o C, criar resiliência e mobilizar financiamento em grande escala.

Para saber mais visite o site oficial da COP29:

Zona Azul

A Zona Azul é o espaço formal de conferência e negociação administrado pela UNFCCC. É nele que ocorrem todas as sessões oficiais, reuniões, eventos paralelos e coletivas de imprensa realizadas durante a COP 29. Apenas participantes credenciados pela UNFCCC, incluindo delegações dos países, chefes de Estado, observadores admitidos e a imprensa credenciada podem entrar na Zona Azul.

    Zona Verde

    A Zona Verde serve como um ponto de encontro para uma ampla gama de partes interessadas: do público em geral e empresas privadas, jornalistas, especialistas e acadêmicos, jovens, comunidades indígenas, ONGs, sociedade civil e delegados.

    Operada pela Presidência da COP 29, a Zona Verde fornece um fórum dinâmico para os participantes compartilharem suas perspectivas. É um centro para discussões, painéis e demonstrações que mostram inovações atuais e soluções potenciais para combater as mudanças climáticas.

    São necessários ingressos eletrônicos para acessar a Zona Verde. Os ingressos são gratuitos. Os visitantes podem obter seus ingressos online em site específico, que estará disponível no início de novembro.

    Parceiros e organizadores