Paralelamente à programação Women Entrepreneur Forum, CNI e ApexBrasil realizaram rodadas de negócios entre empresárias brasileiras e compradoras internacionais
Nos dias 25 e 26 de março, o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) organizou o Women Entrepreneur Forum (WeForum), um dos maiores encontros de mulheres empreendedoras e CEOs. O objetivo da iniciativa é oferecer oportunidade para que empreendedoras de todo o país possam fazer negócios internacionais.
A diretora de negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ana Paula Repezza, participou da abertura do evento, relembrando a importância da inserção feminina nas exportações, um dos focos do Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), da Agência. “Entendemos que quando uma empresa exporta, ela emprega mais gente e paga melhores salários. Quando essa empresa é liderada por mulheres, invariavelmente, essa renda é destinada para uma nutrição melhor da família, para uma educação melhor. Logo, com exportação estamos impactando de forma imediata a economia, mas também a sociedade e a qualidade de vida das gerações futuras”, explicou Ana Paula.
O WeForum contou com a participação de empresárias e lideranças de diversos países, de forma presencial e virtual. Além das mesas de diálogo, as participantes também tiveram a oportunidade de integrar rodadas de negócios com empresárias estrangeiras, organizadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a ApexBrasil.
Além do CMEC, também participaram da organização do evento a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o Fórum Industrial da Mulher Empresária, pertencente à CNI, em parceria com o Fórum Mulheres do BRICS WBA (Women’s Business Alliance), a Câmara de Comércio e Indústria da Mulher Indiana (WICCI), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Rodadas com compradoras internacionais
No WE Forum Business Networking, 60 empresárias dos setores de moda, alimentos e bebidas e cosméticos participaram de rodadas de negócios com oito compradoras da Argentina, dos Estados Unidos, da Rússia, da República Dominicana e do Peru. As agendas foram compostas apenas por mulheres, tanto do lado das exportadoras como das importadoras. A expectativa é que as negociações movimentem cerca de R$ 50 milhões em Alimentos, Cosméticos e Moda nos próximos meses.
Atuante no nicho de joias, a empresária brasiliense Marianna Bezerra veio como vendedora para as rodadas do WE Fórum Business Networking. Ela criou a marca L’Avière ainda na pandemia de Covid-19, com o marido e sócio.
“Sempre quis empreender, mas foi durante esse período que me senti segura para investir em um negócio próprio e buscar uma qualidade de vida melhor. Decidi empreender em algo que eu amasse”, conta Marianna.
Ela participou das rodadas para começar a entender o mercado externo e começar a se preparar. Para ela, o tempo foi curto, mas deu para apresentar o mostruário, trocar cartões e agendar reuniões após o evento com a possibilidade de fechar negócios.
Já a peruana Valeria Bouroncle, dona da Vap Retail, veio para Brasília para explorar as possibilidades têxteis. A marca é produtora de peças de algodão com processos sustentáveis e certificados internacionais WPA e Social Responsibility FAMA / Disney Licensing / Universal Studios Licencing.
“Viemos com o objetivo de negociar insumos para nossa nova linha de roupas esportivas. Aqui no Brasil, encontramos empresas certificadas que atendem nossas expectativas e nossas condições para importar. A certificação desses insumos é uma dessas condições”, explicou Valeria. A empresária já participou de negociações com empresas brasileiras em São Paulo, Camboriú e Blumenau.
Valeria deixou como dica para quem deseja exportar que “é fundamental emitir certificações como o Certificado de Origem Digital (COD), porque no tratado do Mercosul, com certificado, você consegue um desconto considerável e, consequentemente, consegue ter um preço mais competitivo”.
Mulheres Globais
Durante a programação do WeForum também foi realizada a entrega dos certificados de conclusão do programa Mulheres Globais, mais uma parceria entre a CNI e a ApexBrasil com foco na pauta de gênero. O primeiro ciclo do programa promoveu o e-commerce como estratégia de expansão e internacionalização de empresas lideradas por mulheres, além de desenvolver competências em gestão e marketing digital.
Ao todo, 40 empresárias foram mentoradas para atuar no e-commerce internacional. Além dos conteúdos dos workshops e das mentorias, as participantes desenvolveram planos de negócios exclusivos com foco no comércio internacional com o apoio das mentoras.
Mulheres e Negócios Internacionais
Criado em junho de 2023, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil reúne diversas entidades parceiras para apoiar e promover a equidade de gênero no mercado internacional. Entre as atividades previstas pelo Programa estão ações de inteligência de mercado, capacitação, promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros para empresas lideradas por mulheres. Além de ações oferecidas exclusivamente para mulheres, a ApexBrasil também tem incorporado a paridade de gênero em todas as suas atividades, com mecanismos que favorecem a maior participação de empresas lideradas por mulheres. Nos seis primeiros meses, o MNI realizou mais de 30 ações, que atenderam diretamente cerca de mil empresas lideradas por mulheres. Confira a landing page do Programa Aqui