Assista à transmissão ao vivo de Dubai: 01/12/23 às 10:30 UTC+4 (03:30 horário de Brasília)

Implantação da Agenda 2030 na Assembleia Legislativa do Ceará: Promovendo a responsabilidade social por meio da educação e da adoção de critérios sustentáveis pelo poder público

Este painel oferece uma visão abrangente da implantação da Agenda 2030 na Assembleia Legislativa do Ceará, destacando como esta instituição desempenha um papel fundamental na promoção da responsabilidade social por meio da Educação e na adoção de critérios sustentáveis pelo Poder Público, visando impactar positivamente os servidores, a sociedade e até mesmo os deputados desta Casa Legislativa, contribuindo para a realização de políticas públicas que visem a sustentabilidade no Estado.

Desde o início do ano de 2021, a atual gestão da Alece solicitou adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas. Desde então, a gestão baseada em ODS’s tem se intensificado e tornado uma ferramenta importante para alinhar a cultura organizacional da Alece aos princípios da Agenda 2030.

Ressalta-se a Escola Superior do Parlamento Cearense - Unipace, peça-chave na mudança de cultura do órgão. Por meio da Unipace, são ministrados cursos e capacitações para parlamentares, funcionários, podendo se estender à sociedade civil. A educação é ferramenta necessária para a criação de uma cultura sustentável dentro da Casa Legislativa e do Estado.

Assim, criou-se o Projeto ECOA – Educação Continuada Orientada Ambiental, para direcionar as ações de educação ambiental da Alece. Sob a bandeira do ECOA, a Assembleia Legislativa realiza uma série de atividades que transcendem as fronteiras tradicionais do governo. O projeto não só promove a conscientização ambiental internamente, mas também se estende para fora dos muros da assembleia por meio dos canais de comunicação, proporcionando cursos, oficinas e palestras sobre temas sustentáveis e educação ambiental.

Além do Projeto ECOA, o painel também abordará outras estratégias e políticas adotadas pela Assembleia Legislativa do Ceará para incorporar a Agenda 2030 em seu DNA. Entre essas estratégias, destaca-se o mapeamento das atividades realizadas pela Alece e sua associação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visando fundamentar a gestão nos princípios da Agenda.

Assim, este painel não apenas ressalta o compromisso da Assembleia Legislativa do Ceará com a sustentabilidade, mas também destaca como essas iniciativas podem servir como um modelo inspirador para outras instituições governamentais. Este é um exemplo de como ações educacionais compartilhadas podem começar localmente e ter impacto em outras cidades, estados e países, liderando o caminho rumo a um futuro mais sustentável e compartilhado.

Mediador

Yuri Passos Santos, Assessor Técnico da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece. www.linkedin.com/in/yuri-passos-b2ab96130

Painelistas

Lidia Andrade Lourinho. Diretora Academica da Escola Superior do Parlamento Cearense da Alece. linkedin.com/in/lídia-lourinho-0506233a

Cristiane Sales Leitão. Primeira Dama e Líder do Comitê de Responsabilidade Social da Alece. linkedin.com/in/cristiane-leitão-70895a20a

WATCH IN ENGLISH - CLICK HERE

 



Compartilhar