A Casa Brasil Bicentenário é uma plataforma de promoção de oportunidades, produtos e imagem do Brasil em Portugal. Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil –, em parceria com a Embaixada do Brasil em Lisboa, busca oferecer ao público visitante visões sobre a construção da identidade brasileira, integrando perspectivas que combinam território, povo, sociedade, economia, cultura e inovação.
Tendo como pano de fundo o arco histórico dos 200 anos desde a Independência do Brasil, a Casa Brasil constitui-se em mais um elemento de aproximação entre Brasil e Portugal. Ao mesmo tempo, valoriza em sua programação as diferentes características que acabaram por formar a identidade brasileira, da música à gastronomia, das distintas ondas migratórias aos produtos e serviços que conquistaram mercados mundiais.
Situada em local de fácil acesso na Avenida da Liberdade, a poucos metros da Praça dos Restauradores, a Casa Brasil Bicentenário oferece:
• Exposição temática alusiva aos 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil;
• Mostra de produtos de empresas brasileiras de diversos portes e setores, incluindo alimentos e bebidas, mobiliário e decoração, moda, literatura, cosméticos etc.;
• Degustações e ativações de marcas brasileiras, propiciando contato direto dos visitantes com os produtos;
• Atrações gastronômicas e culturais, tais como apresentações culinárias, musicais e literárias.
O acesso a todas as atividades abertas ao público da Casa Brasil Bicentenário é gratuito. Para algumas dessas atividades, contudo, é necessária a reserva prévia, uma vez que têm vagas limitadas.
Exposição Permanente - História, produtos e serviços
(Piso Térreo) - No piso térreo da Casa Brasil Bicentenário, o visitante terá a oportunidade de conhecer a construção da identidade brasileira do momento da proclamação da independência do Brasil em 1822 até os dias atuais, por meio de imagens históricas, objetos, vídeos, maquetes e outros elementos.
Haverá ainda exposição de produtos e marcas brasileiras dos setores de cosméticos, moda, alimentos e bebidas, games e literatura.
Ao longo do dia, haverá pocket shows da cantora Nani Medeiros (voz e violão)
Cerimônia de Abertura da Casa Brasil Bicentenário (restrita a convidados)
Bruno Simões
Nos últimos 16 anos, Bruno Simões estabeleceu uma atuação plural como curador, crítico, educador, arquiteto e designer, construindo uma carreira que percorreu por completo o ciclo da economia criativa e o torna um dos mais prestigiados empreendedores culturais em atividade na defesa do design brasileiro contemporâneo.
Além de empresário à frente de marcas próprias, como a MADE - plataforma pioneira do design autoral no país - possui passagem por importantes empresas internacionais como o escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture; a revista Casa VOGUE; e a galeria de design colecionável Adorno, na Dinamarca. Hoje é também diretor da cadeira de Design e Interiores da escola britânica EBAC; conselheiro administrativo do Instituto Bardi/ Casa de Vidro e da Universidade de Ciências UPC, em Lima.