ApexBrasil e Unioeste vão capacitar gratuitamente 150 empresas do Paraná para exportarem seus produtos

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Em parceria com a universidade, Agência investe em núcleo do Programa de Qualificação para Exportação instalado em Cascavel para atender gratuitamente empreendedores do Oeste e do Sudoeste do estado

O Paraná é a quinta maior economia do Brasil. Em 2021, teve alta de 17% nas exportações, puxadas pela indústria, e fechou o ano com balança comercial positiva, mesmo em cenário de pandemia. Para potencializar ainda mais a força comercial do estado, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou um novo núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

O intuito é capacitar 150 empresas das regiões Oeste e Sudoeste a exportarem seus produtos e serviços. Gratuito e sem restrições de segmento, o programa tem ações previstas até 2024. Operante desde abril deste ano, o núcleo já atende 24 empresas, entre elas a moderna startup Secretária Naty, de Toledo (PR), do segmento de software e chatbot; e a América Latina Vidros, com sede em Cascavel (PR), e focada na fabricação de vidros curvos e planos para máquinas pesadas e agrícolas.

O núcleo do Peiex é executado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com sede em Cascavel, e um polo em Foz do Iguaçu. O investimento total para operação é de R$ 950 mil aportados pela ApexBrasil e R$ 418 mil pela universidade. Essa é a quarta vez que o programa é desenvolvido nas duas regiões e a terceira que é a Unioeste que o executa.

“Nossa parceria é um sucesso. No convênio anterior, entre 2019 e 2021, tínhamos a meta de qualificar 200 empresas. Superamos essa marca, como resultado da proatividade da equipe. O carro-chefe foi o setor de Casa e Construção, em que 54 empresas foram qualificadas, mas tivemos êxito em todos os segmentos. Através da jornada completa que oferecemos para exportação, com expertise da ApexBrasil, os empresários conseguiram acessar mercados em 18 países”, pontua a professora e coordenadora do núcleo Peiex Cascavel, Maria da Piedade Araújo.

Uma das participantes do núcleo 2019-2022 foi a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, com sede em Toledo, na região oeste do Paraná. Com mais de 28 anos de atividade, a empresa tem cerca de 5 mil colaboradores e buscou o programa para ampliar a carteira de clientes, como destaca o diretor comercial Walter Batista. “Antes de participar do primeiro núcleo, nós já exportávamos. Temos um cliente nos Estados Unidos, que é uma rede varejista, onde temos projetos há mais de 8 anos, em que trabalhamos principalmente com suplementos alimentares. Vimos no Peiex uma boa oportunidade de ter mais conhecimento sobre aspectos técnicos e, sobretudo, contar com a expertise da ApexBrasil para fechar novos negócios nos EUA e, quem sabe, expandir também nossas vendas para Europa”, conta.

Além de grandes empresas como a Prati-Donaduzzi, micro e pequenas empresas também foram atendidas, como é de praxe nas ações do Peiex. “É importante termos isso em mente, porque muitas vezes o empresário duvida de seu potencial, sendo que, independentemente do tamanho de sua estrutura, pode ter um serviço ou produto muito inovador em suas mãos, que com certeza encontrará compradores no mundo todo. Em 2021, por exemplo, 6.647 empresas de todo o país foram atendidas pelo Peiex e, desse total, 74% foram micro e pequenas. Para isso, entretanto, é preciso confiar e dar o primeiro passo”, explica a analista de Qualificação da ApexBrasil e gestora do núcleo Amanda Mesquita.

Alto valor agregado

A startup Secretária Naty recebe qualificação da metodologia do Peiex focada em serviço e busca no programa uma inserção internacional segura e vantajosa. “O Peiex tem dado match com nossos planos. Temos tecnologia de ponta, que já tem dado certo, uma vez que temos mais de 160 clientes brasileiros e 100 estrangeiros. Nosso formato digital tem essa vantagem, de ser essencialmente global e universal. Porém, há a parte burocrática de exportar serviços e receber com isso e com o programa. Estamos começando a entender sobre trâmites, notas, entrada, contabilidade, controle financeiro, troca de moeda”, diz Torrente.

O serviço foi criado há cerca de 2 anos, como produto interno de uma empresa de finanças de Mato Grosso que acabou expandindo, ganhando notoriedade dos sócios e virando um serviço à parte.  Segundo o CEO Willian Torrente, o Biopark, parque tecnológico de Toledo, ofereceu incentivos para abrirem a Secretária Naty na região e, com isso, migraram para o Paraná.

Já a América Latina Vidros foi criada em 2012, já com o plano de internacionalizar seus produtos. “O próprio nome foi pensado para sermos vistos como referência de peças na região. E agora, 10 anos depois da fundação, buscamos o Peiex para realizar isso. Temos a meta inicial de conquistar os mercados do entorno, isto é, Paraguai e Argentina. Nossa vantagem competitiva é o fato de que a maior parte das máquinas agrícolas são importadas dos EUA e da Europa. Assim, é raro encontrar fabricantes de peças na região”, explica o diretor Ronaldo Bulhões.

Marca Brasil

Uma estratégia importante à pauta exportadora é a apropriação comercial de elementos culturais de um país. Não por acaso, a ApexBrasil trabalha fortemente a marca Brasil, com todos os talentos criativos e ritos gastronômicos e culturais únicos da diversidade brasileira em diversas feiras internacionais.

A empresa de vestuário Zero Açúcar, também atendida pelo Peiex Cascavel, aposta justamente nisso como força de seus produtos. A marca foca para sua internacionalização nos modelos de sua linha feminina de fitness e de praia, com cortes e estrutura clássicos do mercado brasileiro, reconhecidos no mundo todo por valorizar curvas.

 “A empresa teve início em 2014 e já exportamos desde 2020, para Paraguai e Peru. Mas queremos exportar para mais países, por isso buscamos a qualificação. Tem sido muito importante para nos planejarmos. No início, inclusive, chegamos no Peiex com alguns mercados em mente e os técnicos nos alertaram sobre algumas dificuldades e nos mostraram outros caminhos mais vantajosos. Com essa parceria, já temos 4 mercados em mente e iniciando processos de negociação”, conta o sócio Matheus Borio.  O foco agora é Estados Unidos, Uruguai, Alemanha e Espanha.

Participação

A participação no programa é gratuita e podem se inscrever empresas de todos os setores e porte com CNPJs ativos, produto ou serviço exportável, que desejam se qualificar para exportação em até dois anos e tenham condições de aumentar sua produção ou dedicar parte dela para atender clientes internacionais. Possibilidade de adaptar produtos e serviços para o mercado internacional, disponibilidade para melhorias de gestão e recursos financeiros para investir na exportação (ou concordem em exportar de forma indireta) também são critérios observados.

Para entrar em contato com o núcleo Peiex Cascavel, envie e-mail: peiex@apexbrasil.com.br .

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste é uma universidade pública, regional e multicampi, formada por 05 Campi, localizados nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, além da Reitoria e do Hospital Universitário, também localizados na cidade de Cascavel. Sua missão é produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, contribuir com o desenvolvimento humano, científico, tecnológico e regional, e comprometer-se com a justiça, a democracia, a cidadania e a responsabilidade social.

ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

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