PqTec renova contrato de gestão de projeto setorial da ApexBrasil

PqTec renova contrato de gestão de projeto setorial da ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O Parque Tecnológico São José dos Campos assinou o contrato de gestão do Projeto Setorial Aerospace Brazil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O contrato tem vigência de dois anos, de 2022 a 2024.

Os Projetos Setoriais fazem parte das ações da ApexBrasil que visam a promoção da indústria brasileira no mercado internacional. Pela quinta vez consecutiva, o PqTec, por meio de seu Cluster Aeroespacial Brasileiro, assume a execução deste projeto.

O Parque está em uma localização estratégica para o mercado aeroespacial brasileiro: o setor é formado por cerca de 400 empresas, com uma concentração expressiva da cadeia na região do Vale do Paraíba, atraídas pela sede da Embraer, em São José dos Campos. O Parque é também gestor do Cluster Aeroespacial Brasileiro

A proposta do projeto Aerospace Brazil é ampliar as exportações de peças, partes, sistemas e serviços do setor aeroespacial brasileiro, promovendo o crescimento competitivo das empresas e o acesso a novas oportunidades no mercado internacional. A iniciativa pretende também promover a imagem do setor aeroespacial brasileiro em mercados-alvo por meio da divulgação de cases de sucesso, da qualidade e capacidade técnica das empresas e do ecossistema de inovação nacional que suporta esse desenvolvimento.

Para Mariana Gomes, coordenadora de internacionalização do PqTec, o Cluster tem um papel fundamental para impulsionar o mercado. “O Parque é gestor do Cluster Aeroespacial Brasileiro, tem relação direta com a cadeia desse mercado e se posiciona como ponto de articulação para atrair recursos, capacitar empresas e contribuir para torná-las competitivas internacionalmente”, explica Mariana Gomes.

A renovação deste convênio com a ApexBrasil é de extrema importância para as empresas brasileiras do setor aeroespacial, uma vez que este setor é altamente globalizado e apresenta um grande potencial de resultados positivos nos negócios internacionais. “Com a parceria entre o Parque Tecnológico e a ApexBrasil, conseguiremos promover o setor aeroespacial brasileiro para o mundo, levando o que temos de melhor”, comenta Jeferson Cheriegate, diretor-geral do PqTec.

A partir do incentivo concedido com a renovação do convênio, o Cluster Aeroespacial Brasileiro continuará desenvolvendo ações para o crescimento do setor no Brasil por meio de ações de capacitação, atração de recursos e conexão. O Cluster também representará o país internacionalmente, marcando presença em feiras internacionais (Farnborough 2022, na Inglaterra, e Paris Air Show 2023, na França) e em missões comerciais para os EUA e Canadá. Ainda prevê a realização de estudos de mercados internacionais, missões prospectivas, rodadas de negócios virtuais com compradores internacionais, qualificação para acreditação internacional (NADCAP), entre outros projetos.

Sobre o Cluster Aeroespacial Brasileiro

Gerido pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, o Cluster Aeroespacial Brasileiro é um programa centrado no fortalecimento da cadeia aeroespacial nacional, que congrega mais de 100 empresas associadas e tem por objetivo gerar diferencial competitivo para as empresas do setor. Isso ocorre por meio de ações que visam aperfeiçoamento de processos, desenvolvimento de produtos, soluções e serviços diversos, boa logística e canais eficazes de distribuição. O Cluster é o executor do projeto setorial “Aerospace Brazil” em parceria com a ApexBrasil.

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: