Após crescimento de 58% em volume nas exportações em 2021, o Brasil fecha a participação na ProWein com expectativa de US$ 1 milhão em novos negócios durante a feira

Após crescimento de 58% em volume nas exportações em 2021, o Brasil fecha a participação na ProWein com expectativa de US$ 1 milhão em novos negócios durante a feira

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Esta semana foi realizada na Alemanha a primeira edição pós-pandemia da ProWein, principal feira internacional da indústria de vinhos e bebidas alcoólicas. Além dos vinicultores, a feira reuniu líderes do mercado internacional, como importadores e exportadores e agentes comerciais. Foram 5.500 expositores de mais de 60 países apresentando seus vinhos, bebidas alcoólicas e bebidas artesanais. Além de ser o evento central do setor, a ProWein é considerada uma plataforma incontestável de networking e apresentação de novas tendências e produtos.

A presença das vinícolas é viabilizada pelo Wines of Brazil, uma parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a associação vinícola brasileira Uvibra-Consevitis-RS, para a promoção internacional do setor. O Brasil já está na sua décima sexta participação na feira e neste ano o pavilhão brasileiro conta com a participação de 6 vinícolas: CRS Brands, Casa Perini, Casa Valduga, Salton, Miolo e Garibaldi.

“Nossa participação na Prowein Dusseldorf busca reforçar o posicionamento do Brasil como um produtor de vinhos e espumantes de qualidade e gerar oportunidades de negócios para a nossas empresas. A feira é um fórum de tendências em nível mundial e a nossa participação é estratégica para o setor”, diz Rafaela Albuquerque, gestora da ApexBrasil.

Por meio do conceito “Enjoy the FRESH side of life”, o Wines of Brazil tem buscado  promover internacionalmente os atributos encontrados nos produtos brasileiros como o frescor e a acidez equilibrada. O resultado dessa qualidade é valorizada pelo reconhecimento da crítica mundial especializada e também pelas premiações internacionais, que já somam mais de 3 mil medalhas nos últimos 10 anos.

O Brasil é atualmente reconhecido como um importante player na América do Sul, especialmente no segmento de espumantes.  O país possui mais de 1.100 vinícolas que produzem mais de 750.000 toneladas de uvas anualmente.  Em 2021, o país teve uma comercialização de vinhos e espumantes (soma em milhões de litros considerando vinícola nacional e internacional) de 489 milhões de litros, um aumento de 27% se comparado a 2020.

O desempenho positivo também se reflete nas exportações. “Em 2022 as exportações do setor somaram US$ 12,6 milhões, um crescimento de 52% frente ao valor e 58% em quantidade comparado ao ano anterior, chegando a US$ aproximadamente 9 milhões de litros exportados.  Nos últimos cinco anos, as exportações mais que dobraram em termos de valor.”, ressalta Rafael Romagna, Gerente do Projeto na UVIBRA.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o projeto setorial Wines of Brazil

O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pela Uvibra-Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail wob@uvibraconsevitis-rs.com.br

Sobre a Uvibra-Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido