Indústria odontológica brasileira fortalece presença global na IDS 2025

13/03/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (ABIMO)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Indústria odontológica brasileira fortalece presença global na IDS 2025

Descrição da imagem: A imagem mostra o estande da Brazilian Health Devices na edição de 2024 da feira IDS. O espaço expositivo tem um design moderno, com painéis nas cores da bandeira do Brasil: verde, amarelo, azul e branco. Há um letreiro grande com o nome do projeto e a palavra “Brasil” em destaque. No primeiro plano, várias pessoas vestindo trajes formais de negócios interagem entre si, conversando e trocando informações. Ao fundo, há mais estandes de empresas e organizações, com estruturas brancas e iluminadas. Dentro do espaço da Brazilian Health Devices, há prateleiras e expositores transparentes com produtos da área da saúde, além de um display com uma ilustração de um dente, indicando que a feira está dedicada ao setor de odontologia.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Com 13 empresas do BHD, pavilhão nacional estará pela 11ª vez no evento para expandir mercados, fortalecer parcerias e apresentar inovações que impulsionam as exportações

Treze empresas do Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estarão na Alemanha entre os dias 25 e 29 de março para participar de mais uma edição da IDS, o maior encontro global do setor odontológico. Esta será a 11ª participação brasileira no evento.

A indústria odontológica brasileira é amplamente reconhecida no cenário global, tendo exportado, em 2024, cerca de US$ 136 milhões para mais de 140 países – um crescimento de 11,7% em relação ao ano anterior. A Europa, continente que sedia a IDS, representa um mercado estratégico, responsável por 17% das exportações brasileiras de produtos odontológicos, totalizando US$ 22,7 milhões. A Suíça se destaca como um importante parceiro comercial, enquanto a Alemanha, segundo maior destino das exportações brasileiras no continente, importou US$ 3,6 milhões.

Fora da Europa, os principais compradores da produção nacional incluem Estados Unidos, México e Argentina. Entre os produtos mais exportados estão instrumentos e aparelhos odontológicos, preparações para higiene bucal, produtos para obturação dentária, dentes artificiais de acrílico e brocas odontológicas.

A participação na IDS é vista pelas empresas como uma oportunidade estratégica para ampliar sua presença global. Para Gabriela Schroeder, International Trader da Signo Vinces, a feira é o cenário ideal para fortalecer a marca e expandir a rede de distribuição. "Queremos mostrar o potencial do Brasil na fabricação de dispositivos médicos e nos atualizar sobre novas tecnologias que otimizam tanto o processo produtivo quanto a rotina do implantodontista", destaca. Especialista em implantes e componentes protéticos, a Signo Vinces aposta na inovação para se destacar no evento.

Já a Wilcos do Brasil, veterana na IDS, aproveitará a feira para reforçar sua recente expansão. "Inauguramos uma nova fábrica, ampliando nossa capacidade produtiva e portfólio, que agora abrange desde materiais de consumo até equipamentos. Iremos para a IDS nos fortalecendo como potenciais exportadores que nos tornamos", explica Waldemar Motta.

A DFL, por sua vez, vê na IDS um espaço estratégico para fortalecer sua presença internacional. "Estamos preparados para apresentar nosso mais novo lançamento, desenvolvido para atender à crescente demanda do mercado estético", comenta Paulo Gamaro, da área de Exportações da empresa. Ele ressalta ainda a importância da feira para a expansão global da marca. "Estar na IDS nos permite fortalecer parcerias, conectar nossa expertise a profissionais do setor e impulsionar as exportações", conclui.

Realizada bienalmente, a IDS tem sido uma plataforma essencial para os negócios brasileiros no setor. Na última edição, em março de 2023, as marcas nacionais fecharam US$ 1,26 milhão em contratos durante o evento, com uma expectativa de gerar mais de US$ 10 milhões nos 12 meses seguintes.

 

Sobre a ABIMO

A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.

Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.

 

Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES

O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2024 o projeto atendeu 125 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$154,5 milhões em produtos para mais de 130 países.

O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.

 

Sobre a APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Máquinas e Equipamentos
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: