Com 13 empresas do BHD, pavilhão nacional estará pela 11ª vez no evento para expandir mercados, fortalecer parcerias e apresentar inovações que impulsionam as exportações
Treze empresas do Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estarão na Alemanha entre os dias 25 e 29 de março para participar de mais uma edição da IDS, o maior encontro global do setor odontológico. Esta será a 11ª participação brasileira no evento.
A indústria odontológica brasileira é amplamente reconhecida no cenário global, tendo exportado, em 2024, cerca de US$ 136 milhões para mais de 140 países – um crescimento de 11,7% em relação ao ano anterior. A Europa, continente que sedia a IDS, representa um mercado estratégico, responsável por 17% das exportações brasileiras de produtos odontológicos, totalizando US$ 22,7 milhões. A Suíça se destaca como um importante parceiro comercial, enquanto a Alemanha, segundo maior destino das exportações brasileiras no continente, importou US$ 3,6 milhões.
Fora da Europa, os principais compradores da produção nacional incluem Estados Unidos, México e Argentina. Entre os produtos mais exportados estão instrumentos e aparelhos odontológicos, preparações para higiene bucal, produtos para obturação dentária, dentes artificiais de acrílico e brocas odontológicas.
A participação na IDS é vista pelas empresas como uma oportunidade estratégica para ampliar sua presença global. Para Gabriela Schroeder, International Trader da Signo Vinces, a feira é o cenário ideal para fortalecer a marca e expandir a rede de distribuição. "Queremos mostrar o potencial do Brasil na fabricação de dispositivos médicos e nos atualizar sobre novas tecnologias que otimizam tanto o processo produtivo quanto a rotina do implantodontista", destaca. Especialista em implantes e componentes protéticos, a Signo Vinces aposta na inovação para se destacar no evento.
Já a Wilcos do Brasil, veterana na IDS, aproveitará a feira para reforçar sua recente expansão. "Inauguramos uma nova fábrica, ampliando nossa capacidade produtiva e portfólio, que agora abrange desde materiais de consumo até equipamentos. Iremos para a IDS nos fortalecendo como potenciais exportadores que nos tornamos", explica Waldemar Motta.
A DFL, por sua vez, vê na IDS um espaço estratégico para fortalecer sua presença internacional. "Estamos preparados para apresentar nosso mais novo lançamento, desenvolvido para atender à crescente demanda do mercado estético", comenta Paulo Gamaro, da área de Exportações da empresa. Ele ressalta ainda a importância da feira para a expansão global da marca. "Estar na IDS nos permite fortalecer parcerias, conectar nossa expertise a profissionais do setor e impulsionar as exportações", conclui.
Realizada bienalmente, a IDS tem sido uma plataforma essencial para os negócios brasileiros no setor. Na última edição, em março de 2023, as marcas nacionais fecharam US$ 1,26 milhão em contratos durante o evento, com uma expectativa de gerar mais de US$ 10 milhões nos 12 meses seguintes.
Sobre a ABIMO
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.
Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2024 o projeto atendeu 125 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$154,5 milhões em produtos para mais de 130 países.
O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.
Sobre a APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.