Empresas brasileiras estimam US$2,7 milhões em novos negócios em máquinas têxteis

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As principais novidades sobre o setor internacional de máquinas têxteis foram o foco da Simatex 2022. A feira, ocorrida entre 30 de maio e 2 de junho em Buenos Aires, Argentina, contou com aproximadamente 200 expositores em uma área de 12 mil metros quadrados. Na ocasião, companhias brasileiras apresentaram os principais destaques de produtos para acabamento têxtil, tecidos de malha, corantes e produtos químicos, softwares, reciclagem e serviços para a indústria no estande coletivo do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS).

Ao todo, as empresas Audaces, Castilho, Comelato Roncato, Delta Máquinas Têxteis, Porta Cabos e Socio Tec movimentaram US$980 mil em negócios durante a feira. Além disso, as organizações estimam faturar, juntas, US$2,7 milhões nos próximos 12 meses. A presença dessas companhias foi promovida pelo BMS, fruto da parceria entre ApexBrasil e ABIMAQ, ação criada para fortalecer a imagem brasileira como fabricante de bens de capital mecânicos com tecnologia e competitividade.

O principal mercado atingido pelas empresas brasileiras foi o argentino. A Argentina é o quarto maior parceiro comercial do Brasil dentro do setor, tendo importado no ano passado um total de US$4,8 milhões. Os produtos mais comercializados pelo país são os teares circulares para malhas, com cilindro de diâmetro superior a 165mm. Em 2021, este produto representou 40,7% das importações, com US$1,95 milhão - variação de 351,2% entre 2020 e 2021. Outros maquinários brasileiros frequentemente importados pela Argentina são as máquinas para secar roupa, que movimentaram US$777 mil no ano passado, e as cardas para preparação de outras matérias têxteis, com um total de US$414 mil.

Em 2021, o Brasil exportou US$57,5 milhões em máquinas e equipamentos têxteis.  Seus principais importadores são a Alemanha, os Estados Unidos, o Paraguai, a Argentina e o México. Em 2021, a Alemanha movimentou US$13,9 milhões, um total de 24,2% dos maquinários têxteis brasileiros. Os Estados Unidos por sua vez importaram US$8,2 milhões, aumentando suas importações em 71,6% entre 2021 e 2020. Já o mercado paraguaio teve um aumento de 96,7% nas importações, alcançando US$6,3 milhões. A Argentina, sede da ação, movimentou US$4,8 milhões no ano passado, enquanto o México totalizou US$3,6 milhões.

Dentre os produtos mais exportados pelo Brasil ao mercado externo, encontram-se as máquinas de lavar roupa, de capacidade, expressa em peso de roupa seca, superior a 10kg, com uma participação de 33,9%, totalizando US$19,4 milhões em movimentações. As máquinas para preparação de matéria têxtil foram responsáveis pelo faturamento de US$6,5 milhões. Em seguida, as agulhas para máquinas de costura alcançam US$6 milhões no total das exportações.

Sobre o Brazil Machinery Solutions - Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui atualmente mais de 200 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Até outubro de 2021, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 160 países. Mais informações: www.brazilmachinery.com

Sobre a ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br

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Informações para a imprensa

MCLAIR COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa Programa BMS

Lucio Agberto – Coordenador de Comunicação

lucio@mclair.com.br

+55 11 95494-9145

Maria Augusta Tozello (Magu) – Assessora de Imprensa Nacional e Internacional

magu@mclair.com.br

+ 55 11 99264-7489

Fernanda Pasquale – Gestora de Comunicação Internacional

fernanda@mclair.com.br

+1 614 543-0441

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