Designers brasileiros criam peças com rochas ornamentais para mostra em Nova York

Designers brasileiros criam peças com rochas ornamentais para mostra em Nova York

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Dois designers brasileiros irão expor peças autorais de mobiliário confeccionadas em rochas ornamentais nacionais na mostra Casa Brasil Nova York 2022 que acontecerá entre os dias 11 e 25 de maio. O evento ocorre em paralelo à ICFF (The International Contemporary Furniture Fair), maior vitrine para o design de móveis contemporâneos na América do Norte.

Os profissionais desenvolveram peças exclusivas para empresas do segmento nacional que contam com apoio do Projeto Setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone, programa de apoio às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O capixaba Ludson Zampirolli e o paulista Samuel de Almeida participam do evento levando criações lapidadas em materiais como mármores e granito que foram extraídos na Bahia e no Espírito Santo, regiões reconhecidas como grandes fornecedoras de rochas ornamentais de grande beleza e qualidade.

Profissional com longa carreira no setor de rochas ornamentais, Zampirolli elaborou um centro de mesa em Mármore Branco com incrustações de verde em corte único, produzido em três peças para a CF Stone. As peças foram desenvolvidas com tecnologia CNC, sigla do inglês Computer Numeric Control, um sistema que permite o controle de máquinas, no beneficiamento das rochas por cortes, desbastes e rebaixos à partir de projetos 2D e 3D, que são transformados em peças de design e arquitetura sob medida.

Estreante na mostra, mas tendo o setor de rochas ornamentais em seu DNA, Samuel de Almeida leva um pouco do que aprendeu com o avô, fundador da fábrica de pedra Caroana, localizada em São Paulo. Em parceria com a empresa capixaba Pemagran, o neto do Sr. Anuel desenvolveu o conjunto de cinco peças, em hard granite Verde Vitória, com tamanhos distintos nomeado ‘It’s One’. Juntas, as peças pesam cerca de 355 kg.

Segundo o gerente do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, Rogério Ribeiro, a participação das empresas será importante para promover os produtos brasileiros com alto design. “As rochas brasileiras são as mais consumidas nos Estados Unidos. O Brasil é o maior fornecedor de rochas ornamentais para o país norte-americano. A nossa participação nesta mostra faz parte de um trabalho que já vem sendo feito de mostrar toda a capacidade de criação, versatilidade, exclusividade e beleza das nossas rochas”, reforçou.

O poder das rochas brasileiras

No dia 14/05, o setor de rochas ornamentais brasileiro será representado durante o seminário para especificadores, a partir das 19h. Na ocasião, Fabio Cruz, vice-presidente do Centrorochas, fará uma apresentação destacando toda diversidade geológica brasileira e os pontos fortes do segmento. No dia 16/05, às 19h15, acontecerá a palestra “Conheça o poder das rochas brasileiras”, ministrada pelo especificador internacional, Paulo Giafarov.

“Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que nossos materiais surpreendem pelas cores, texturas, padrões e qualidade de acabamento”, afirmou o profissional que também vai destacar, em sua palestra, sobre as possibilidades de uso e criação com as os materiais nacionais.

Casa Brasil Nova York

Em uma localização privilegiada no SoHo, famoso distrito de design nova-iorquino, entre as ruas Broadway e Mercer, região com alto fluxo turístico, a Casa Brasil Nova York será realizada em formato de mostra, colocando os produtos, os materiais, a sustentabilidade e o design brasileiro integrado à indústria em foco. Ela acontecerá entre os dias 11 e 25 de maio, com vários setores envolvidos e uma curadoria contratada especificamente para a ação. O evento ocorre em paralelo à ICFF (The International Contemporary Furniture Fair), maior vitrine para o design de móveis contemporâneos na América do Norte.

Tendo como tema o conceito “Brasil in Natura, terra adentro”, com curadoria de Natasha Schlobach, o espaço contará com uma estrutura robusta e diversa, tanto para receber visitantes quanto para a realização de diferentes atividades, incluindo rodadas de negócios entre empresas brasileiras e compradores internacionais, ações de relacionamento com a imprensa, além da promoção da arte e da gastronomia brasileira.

A Casa Brasil Nova York 2022 é realizada pela ApexBrasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Consulado do Brasil em Nova York e importantes entidades setoriais ligadas à casa, à decoração e à construção: Centrorochas (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais); Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário); ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea); Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação); Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) e IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos).

Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.

Sobre o Centrorochas

O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Informações para imprensa      

Karina Porto Firme

Assessoria de Comunicação Centrorochas e It’s Natural – Brazilian Natural Stone

27 99705-5705

karina.portofirme@centrorochas.org.br

Site: www.braziliannaturalstone.com

Instagram: @braziliannaturalstone @centrorochas

Linkedin: www.linkedin.com/company/braziliannaturalstone/

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: