Evento reuniu 30 compradores internacionais em São Paulo. Eles participaram de rodadas de negócios com brasileiros a convite da ApexBrasil e da Abragames
O BIG Festival, maior festival de games, criação e networking da América Latina, terminou no domingo (10) com grande expectativa de novos negócios no setor. Além de apresentar os últimos lançamentos e os melhores jogos do mundo, o evento proporcionou encontros de empresários brasileiros do segmento com 30 compradores internacionais de 10 países. A área de matchmaking foi apoiada pelo projeto setorial Brazil Games, idealizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), que convidaram os investidores para o evento.
O evento, que ocorreu em São Paulo entre os dias 7 e 10 de julho, contou com quase 6 mil reuniões de negócios no espaço reservado para os encontros. A expectativa é de que as rodadas tenham movimentado US$ 60 milhões em negócios. Mais de 1,4 mil profissionais de cerca de 670 empresas, sendo 240 estrangeiras, participaram da feira e cerca de 30 mil visitantes foram até a área BIG Play, local onde puderam jogar os mais de 200 jogos disponíveis.
A ApexBrasil, patrocinadora do evento, esteve no local para identificar e captar empresas interessadas em aprimorar a internacionalização de seus produtos. Por meio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), a Agência capacita empreendimentos que desejam passar a exportar. Durante o BIG Festival, 35 empresas se interessaram em participar do processo. O gestor do projeto setorial Brazil Games, Eros Tomaz da Silva, explica que, geralmente, companhias voltadas para o desenvolvimento de jogos já nascem internacionalizadas devido ao grande número de usuários do produto no mundo todo. Porém, há características envolvendo áreas como a comercial e de marketing que podem ser melhor exploradas por empresas que se qualificam por meio do Peiex.
"A grande maioria dessas empresas nasce por meio de artistas e diagramadores que, muitas vezes, não possuem uma visão comercial e global do produto, do potencial do produto. Então, o PEIEX se encaixa para dar visão comercial e de business, o programa tem esse apelo e essa responsabilidade", explica Eros.
10º maior mercado
Durante o evento, foram divulgados os resultados envolvendo a primeira Pesquisa Nacional da Indústria de Games, realizada pela Abragames em parceria com a ApexBrasil. O estudo mostrou que esse mercado ultrapassou os US$ 2,3 bilhões em 2021. O mercado de games brasileiro é o décimo maior do mundo. A pesquisa evidenciou também o potencial de crescimento do setor; o número de empresas mais do que dobrou em relação ao levantamento de 2018: hoje são 1009 estúdios contra 375 identificados quatro anos atrás. Isso se deve muito ao período cada vez mais longo de operação dessas empresas - quase 20% já está na faixa de 10 a 15 anos de operação - e também ao surgimento de oportunidades no exterior. A maioria destas empresas está instalada na região Sudeste. No ano passado, 57% das desenvolvedoras tiveram receitas internacionais, o que confirma o fato de que a maior parte das empresas de games já nasce internacionalizada, com poucas barreiras para a distribuição no exterior.
Os principais mercados, ainda segundo a pesquisa, são Estados Unidos, América Latina, Europa e Canadá, seguidos por países que falam português, Japão e China.
O Projeto Brazil Games tem sido um importante facilitador para a exposição dessas empresas brasileiras. Dos entrevistados na pesquisa, 39% responderam que participaram de eventos internacionais como visitante, 33% disseram ter participado de rodadas de negócios e 13% de missões comerciais. A organização desses eventos no exterior é uma das missões do projeto liderado pela ApexBrasil e Abragames.
Na indústria mundial de games, o Brasil consolida-se cada vez mais entre os protagonistas do jogo. Em 2020, o País exportou mais de US$ 53 milhões em games, com faturamento total de US$ 2,18 bilhões em receita. Com o crescimento de usuários de jogos digitais em 2021, a expectativa é de que os números sejam ainda maiores e que o segmento feche 2022 com alta de 5% em receita.
O projeto setorial Brazil Games, que tem como objetivo promover o setor no exterior, evidenciando o importante polo de inovação e desenvolvimento de jogos que existe no território brasileiro, fomentou um crescimento de 600% nas exportações do segmento.
ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.