BIF 2022: abertura do maior fórum de investimentos da América Latina destaca bom ambiente de negócios no Brasil

BIF 2022: abertura do maior fórum de investimentos da América Latina destaca bom ambiente de negócios no Brasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Presidente da República, Jair Bolsonaro, ministros e demais autoridades estiveram na cerimônia, discursando a um público formado por executivos e investidores em São Paulo

Começou nesta terça-feira (14), em São Paulo (SP), a quinta edição do maior fórum de investimentos da América Latina – o Brasil Investment Forum (BIF) 2022. O bom ambiente de negócios e as oportunidades em diversos setores da economia foram exaltados durante a cerimônia de abertura, que contou com falas do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Economia, Paulo Guedes, do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone, e do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Augusto Pestana. 

O ministro de Relações Exteriores, Carlos França, apontou que a economia brasileira está se modernizando e internacionalizando, situação representada com a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O chanceler afirmou que a inserção representou um marco histórico para o país e que é resultado de intenso engajamento diplomático. "Estamos trabalhando por uma economia moderna e competitiva, com a consolidação positiva na atração de fluxo frequente de investimentos”, disse. 

A OCDE e o avanço da atração de investimentos também foram temas do discurso do presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana. Segundo ele, o ambiente de negócios no Brasil vem se aperfeiçoando em uma magnitude inédita, dando condições para que o empresário multiplique seus negócios, transformando a ampliação em mais bens e serviços, em novos produtos e mais emprego e renda para milhões de brasileiros. 

"O Brasil é um país que se moderniza e se abre ao mundo com pragmatismo e coragem, um país que busca os melhores padrões e práticas, como bem demonstra o início do nosso processo de entrada da OCDE”, afirmou Pestana.

Ambiente

A confiança no Brasil foi o tema do discurso de Mauricio Claver-Carone, que elogiou o ambiente de negócios brasileiro, destacando o país dentro da América Latina e ressaltando que temos grande potencial e muitas vantagens. “O Brasil é o país certo na hora certa. É um dos 10 países no mundo mais atraentes para investimentos. Eu acredito no Brasil e você deveria acreditar no Brasil também”, afirmou o presidente do BID. Para Claver-Carone, que se colocou à disposição de investidores internacionais, o mundo deveria prestar atenção em setores-chave dentro do Brasil, como tecnologia da informação, infraestrutura e energia renovável. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, analisou o ambiente global e explicou que, por ter boa relação com diversas nações ao redor do mundo e por estar relativamente perto dos mercados europeu e americano, o Brasil consegue criar oportunidades de negócios mais facilmente, diante da crise que ocorre no mundo. Segundo Guedes, um país precisa estar perto, por uma exigência logística, e precisa ser amigo, por uma exigência geopolítica, e o Brasil atende a esses requisitos nesses mercados.

“O crescimento do Brasil está garantido para os próximos anos. Criamos 12 milhões de empregos em 1 ano e meio. O Brasil é a maior fronteira de investimentos abertos, hoje. A reforma dos marcos regulatórios trouxe uma avalanche de investimentos”, afirmou Paulo Guedes.  Ele também ressaltou que a matriz energética do Brasil é mais limpa e diversificada do mundo. Com isso, conforme o ministro, a Europa olha para o Brasil como segurança energética, e a Ásia olha para o Brasil como segurança alimentar, no que diz respeito à pujante produção agropecuária no território brasileiro. 

BIF 2022

O BIF 2022 reúne no World Trade Center (WTC), entre hoje e amanhã (15), autoridades do setor público, representantes de bancos de desenvolvimento, executivos e CEOs de empresas globais para debater o ambiente de negócios brasileiro e as oportunidades existentes nos mais diversos setores da economia. Cerca de 600 pessoas acompanham presencialmente o evento, que também é transmitido ao vivo na plataforma online do BIF (www.brasilinvestmentforum.com). 

O Brasil Investment Forum 2022 é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo Ministério da Economia e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os painéis abordarão assuntos como a conjuntura econômica do Brasil e do mundo, tendências, competitividade e, claro, sessões que apresentarão o ambiente em setores como agronegócio, infraestrutura, energia, imobiliário, inovação e tecnologia da informação.

ApexBrasil

Atrair capital estrangeiro para o Brasil é uma das missões da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), principal organizadora do BIF. Em 2021, devido à pandemia, atuou mais fortemente no formato digital, diante de um cenário desafiador. Foram realizadas 52 ações online e presenciais em países como Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Portugal e Reino Unido, entre outros. No decorrer do ano, a Agência atuou na facilitação de 35 projetos de investimentos, com anúncios de, aproximadamente, US$ 13,8 bilhões.

A ApexBrasil, por meio de diversos programas, atua também para promover a imagem do Brasil no exterior e qualificar empresas nacionais que desejam começar a internacionalizar seus negócios. Para alcançar esses objetivos, realiza ações diversificadas de promoção comercial, a fim de valorizar os produtos e serviços brasileiros.

Créditos da imagem: Emiliano Capozoli

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: