As relações comerciais entre Brasil e Egito entraram em um novo patamar em meados de 2017, quando foi promulgado o Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a República Árabe do Egito. Desde então, as exportações brasileiras de produtos que integram o rol de itens abrangidos pelo tratado cresceram 21,1%.
Analisando todo o contexto da boa relação bilateral, o Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), identificou boas oportunidades de otimizar a internacionalização no mercado árabe e, para isso, realizou entre 5 e 9 de junho uma Missão Prospectiva no Egito.
Larissa Gomes e José Fernando Dantas, respectivamente gerente de projetos e marketing internacional e analista de acesso a mercados da ABIMO, desembarcaram na capital Cairo com um relatório completo de informações sobre o mercado local. Somente em 2021, as fabricantes nacionais enviaram, para o Egito, US$ 1,2 milhão em dispositivos médicos e as marcas associadas ao BHD respondem por quase 50% desse montante.
Para organizar a agenda de reuniões, a equipe contou com o suporte da Embaixada Brasileira no Cairo. “O setor de Promoção Comercial da Embaixada teve um papel essencial para o sucesso dos encontros e a resolução das demandas elencadas pelos associados ao BHD”, comenta Larissa.
Ao finalizar a missão, os executivos da ABIMO comprovaram a percepção de que o mercado egípcio está repleto de oportunidades para a expansão do comércio internacional dos produtos de saúde brasileiros. “Nossa odontologia, por exemplo, já é referência no mercado egípcio e há ainda muita demanda por produtos de alta qualidade que somos plenamente capazes de entregar”, comenta Larissa. Entre os produtos desta vertical que o Brasil mais exporta para o Egito estão instrumentos e aparelhos para odontologia, além de cimentos e outros produtos para obturação dentária.
“Para o segmento médico-hospitalar, como ainda há poucas marcas brasileiras atuando naquele mercado, as oportunidades tornam-se ainda mais visíveis. O Egito, com seus mais de 102 milhões de habitantes, tem uma demanda altíssima de produtos desse setor”, completa. Nessa vertical, o Brasil já exporta para o mercado egípcio aparelhos de raio X, de radioterapia e radiofotografia; artigos e aparelhos ortopédicos; bolsas para colostomia, ileostomia e urostomia; reagentes de diagnóstico ou de laboratório; e aparelhos de aerossolterapia.
No retorno ao Brasil, o time do BHD já deu início ao compartilhamento, com as empresas associadas, de todo o conhecimento adquirido. Paralelamente, inicia os preparativos para uma Missão Comercial ao Egito que, prevista para ser realizada em outubro deste ano, possibilitará a realização de rodadas de negócios presenciais entre exportadoras brasileiras e distribuidores e importadores de dispositivos médicos do Egito. “Também avaliaremos a possibilidade de convidar representantes locais para falar com as empresas sobre o registro dos produtos, o comércio local e outros temas relevantes para quem está, de fato, interessado neste mercado”, diz Larissa.
Reuniões estratégicas locais
Munidos de dúvidas e demandas colhidas antecipadamente junto às fabricantes brasileiras, os executivos da ABIMO participaram de reuniões com agências governamentais, entidades focadas no processo regulatório e consultorias financeiras, além de distribuidores e importadores.
Em encontros com membros da Egyptian Drug Authority (EDA), agência responsável pelo registro e controle de dispositivos médicos no país, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regula o setor no Brasil, os executivos trataram de assuntos operacionais para facilitar a entrada dos produtos brasileiros no Egito.
A viagem também envolveu uma visita ao novo escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), no Cairo, onde foram identificados pontos de sinergia entre a ABIMO e a CCAB, e, por fim, houve um encontro com membros do General Authority For Investments (GAFI), órgão do Ministério de Investimento Egípcio responsável pela promoção de oportunidades e captação de investimentos estrangeiros no país.
Para encerrar a missão, o time do BHD aproveitou para visitar a primeira edição da Africa Health Excon. A feira apresentou as inovações que estão sendo comercializadas no mercado de saúde egípcio. Além de prospectar oportunidades aos exportadores brasileiros, os executivos também avaliaram a viabilidade de participação da indústria nacional em edições futuras.
Sobre a ABIMO
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.
Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.
Sobre a APEXBRASIL
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.