ApexBrasil lança no Tocantins programa de capacitação de empresas para exportação

ApexBrasil lança no Tocantins programa de capacitação de empresas para exportação

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

No dia 13 de julho, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançará um importante instrumento de apoio à exportação em Tocantins: a inauguração de um Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da ApexBrasil com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), pelos próximos 24 meses. O evento de lançamento será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO).

O Núcleo tem sede em Palmas e polos em Araguaína e Gurupi. O objetivo é qualificar 100 empresas da região para que passem a comercializar seus produtos em outros países. A prioridade é atender empresas dos setores de moda, higiene pessoal e cosméticos e do agronegócio. Mas, no decorrer da execução do Programa, outros setores estratégicos poderão ser incorporados. É a segunda edição do PEIEX no Tocantins, que no período de 2019-2021 atendeu 52 empresas.

No mesmo dia também será apresentado o estudo “Oportunidades de Exportação e Acesso a Mercado para as empresas do Estado do TO”, documento produzido com exclusividade pela ApexBrasil e que traz panorama geral da economia do Estado e identifica o seu potencial exportador a partir de uma análise das exportações de bens e serviços e das oportunidades de exportação.

NORTE

Em 2021 o PEIEX atendeu e qualificou 476 empresas na região Norte, por meio da execução de 6 convênios, nos estados do Acre, Amapá, Tocantins, Amazonas, Roraima, Pará e Rondônia. Desse total de empresas: 79,4% estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 24 exportaram em 2021, com valor total de R$ 37,2 milhões (houve crescimento de 50,7% no valor exportado pelo mesmo conjunto de empresas em 2020). Essas 24 empresas exportaram principalmente produtos de 3 segmentos: Máquinas e Equipamentos, Aparelhos e Materiais Elétricos (58,4%), Produtos Agropecuários (24,5%) e Alimentos e Bebidas (15,7%).

“Estamos muito felizes de lançar este programa que, esperamos, contribuirá para o incremento das exportações oriundas do estado do Tocantins. O programa oferece um acompanhamento customizado e gratuito às empresas, para que elas entendam o que é preciso fazer para entrar no mercado exterior e tenham segurança para perseguir este objetivo”, afirma Clarissa Furtado, Gerente de Competitividade da ApexBrasil. Devem participar do evento representantes da ApexBrasil, do Banco do Brasil, da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do estado do Tocantins, do Banco da Amazônia, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Diretor Executivo da Fapto, Léo Araújo e o Presidente do Comitê Gestor Estadual do PNCE, Jan Marcel Lacerda.

Sobre o PEIEX

O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. Ao longo de 2021, o PEIEX atendeu e qualificou 4.894 empresas, por meio da execução de 36 convênios, nas 5 regiões do país. Desse total de empresas: 74,44% estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 677 exportaram em 2021, com valor total de R$ 661,3 milhões (um aumento de 9,8% no valor exportado por esse mesmo conjunto de empresas, na comparação com 2020). Essas 677 empresas exportaram produtos de 17 segmentos em 2021, com destaque para: Alimentos e Bebidas (45,9%), Produtos Agropecuários (11,8%), Máquinas e Equipamentos, Aparelhos e Materiais Elétricos (7,8%), Metalurgia e Produtos de Metal (Exceto Máquinas e Equipamentos (7,3%) e Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos (5,8%).

SOBRE A APEXBRASIL

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

Sobre a Fapto

A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins-Fapto é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada em junho de 2004, por um grupo de 57 servidores da Universidade Federal do Tocantins-UFT, e se dedica a apoiar as instituições parceiras no desenvolvimento de projetos nas áreas do ensino, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico combinado com a transferência de tecnologia, pois acreditamos que a combinação destes fatores impulsionará o desenvolvimento do Brasil. Saiba mais sobre a Fapto: www.fapto.org.br

SERVIÇO:

Lançamento do PEIEX Palmas-TO

Data: 13 de julho de 2022

Horário: 9h-12h30

Local: Sede da FIETO - R. SE-07, 03 - Lote 34 A - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77020-016

Mais informações

imprensa@apexbrasil.com.br

(61) 2027-0775

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: