Sua empresa está pronta para vender globalmente? E-xport Meeting 2024 apresenta  os 6 passos para exportações por meio do e-commerce

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Evento promovido pela ApexBrasil reuniu especialistas em vendas digitais, discutiu tendências do setor e foi espaço para ampliação de parcerias da Agência com Amazon Brasil, Mercado Livre e E-commerce Brasil

Entre os dias 30/07 e 01/08, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou o maior encontro de e-commerce internacional do país. Com mais de 20 painéis e 55 palestrantes, a quinta edição do E-xport Meeting foi um espaço de debate e qualificação para empresas brasileiras que desejam expandir seus negócios para o mercado internacional por meio do comércio eletrônico.  

“É impressionante a gente ver o crescimento do e-commerce e a ApexBrasil tem tudo a ver com isso, porque queremos estimular micro e pequenas empresas a se internacionalizarem, exportando por esse meio. E, esse ano, estamos renovando nossa parceria com a Amazon Brasil e assinando convênios com o Mercado Livre e com o E-commerce Brasil, que são plataformas fundamentais para ampliarmos a presença do Brasil no e-commerce mundial”, afirmou o presidente da Agência, Jorge Viana.  

 O comércio internacional por meio digital no país vem crescendo - em 2023, segundo dados da Euromonitor, o valor do e-commerce brasileiro chegou a US$ 50,6 bilhões, representando 1,3% do total mundial. Entre 2019 e 2023, o crescimento médio anual brasileiro desse segmento foi de 32,2%, uma das maiores taxas desse período entre os principais players globais.

Qualificação para vendas digitais: 6 passos para exportações

No primeiro dia do E-xport Meeting 2024, Pedro Trevisan, CEO da GlobalD,  realizou a aula inaugural, trazendo às mais de 70 empresas presentes no espaço os seis passos para a exportação pelo e-commerce. Segundo Pedro, “O mais importante em um processo de internacionalização é começar. Inicie com a pesquisa de mercado e, pouco a pouco, desenvolva seu projeto. Lembre-se de estudar bastante, compreender a cultura do país em questão. Seja paciente para adaptar sua estratégia conforme necessário”. Confira o passo a passo abaixo:  

PASSO 1:  ESTUDO DE MERCADO

Analise a concorrência, o volume de vendas, o ticket médio, as avaliações negativas e positivas, a estrutura logística utilizada e os hábitos de consumo dos clientes.

PASSO 2:  ADAPTAÇÃO DO PRODUTO  

Entendendo a cultura do país, identifique se seu produto precisa de ajustes para ser aceito nessa cultura. Um exemplo muito clássico é a cor branca na China, que representa luto.

PASSO 3:  VALIDAR OS REQUISITOS TÉCNICOS (Compliance) 

Cada país tem suas próprias regras e, por isso, este é um dos pontos aos quais se deve prestar atenção. Alfândega e a denominação do código HS (código internacional de produtos) são o segundo principal obstáculo em uma transação internacional.

PASSO 4:  CANAIS DE VENDAS  

Em alguns países, a Amazon é o principal canal de vendas; em outros, temos o Mercado Livre, Alibaba, etc. Compreenda qual é o de maior volume e certifique-se de estar presente nos Marketplaces.

PASSO 5:  ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

Entenda qual é a ferramenta mais adequada para interagir com seus clientes. Sabemos que, nos Estados Unidos, o SMS é mais comum do que o WhatsApp, por exemplo.

PASSO 6:  LOGÍSTICA INTERNACIONAL  

Defina seu modelo: Logística Cross Border ou Estoque Avançado. Fique atento ao tempo de entrega, aos custos logísticos e ao rastreamento de envios. Lembra do primeiro tema desta apresentação sobre Pesquisa de Mercado? Nele, você identificou a estratégia logística de seus concorrentes e agora, na logística, definirá sua própria estratégia.

Além dos seis passos, Pedro Trevisan disponibilizou durante o evento o check-list do e-commerce, para que as empresas saibam, de forma bem objetiva, quais os aspectos devem ser considerados ao iniciarem as exportações utilizando o comércio eletrônico. Acesse aqui o check-list.

Canais de venda: mais parcerias da ApexBrasil, mais exportações  

O E-xport Meeting foi também o local para a expansão de parcerias da ApexBrasil para impulsionar os produtos brasileiros pelo mundo. Nessa edição do evento, a Agência assinou Memorandos de Entendimento (MOU) com o Mercado Livre, com o E-commerce Brasil e com a Amazon Brasil.  

“São parcerias estratégicas para avançarmos na disseminação de conhecimento sobre as oportunidades do e-commerce e também para qualificarmos mais empresas para aproveitá-las”, comentou a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza.  

Juntos, Mercado Livre e ApexBrasil, vão oferecer treinamentos e capacitações com ferramentas e soluções de logística e de marketing. Presente em 18 países, o Mercado Livre é o maior ecossistema de comércio online da América Latina, servindo como uma plataforma regional integrada e fornecedor de ferramentas digitais e tecnológicas necessárias que permitem empresas e indivíduos comercializarem produtos e serviços.  

A cooperação entre ApexBrasil e Amazon Brasil também vai qualificar  empresas para a internacionalização, mas o foco é no mercado norte-americano.  A proposta, de acordo com a analista da Coordenação de Competitividade da ApexBrasil, Camila Paschoal, é promover a internacionalização das empresas brasileiras por meio da inserção sustentável no comércio eletrônico mundial e da melhoria de sua presença digital. Por sua vez, a Amazon tem interesse em ampliar o número de vendedores brasileiros exportando por meio da plataforma, fornecendo treinamento e democratizando a exportação via e-commerce internacional.

Já com o E-commerce Brasil, a ApexBrasil vai conduzir iniciativas em parceria com foco na geração de conhecimento para ampliar o volume de exportações de empresas nacionais. Entre as ações previstas estão a aproximação de instituições do ecossistema de comércio digital, apoio para atuação no e-commerce, além da produção e disseminação de informação especializada sobre o panorama do comércio eletrônico e orientações para superar barreiras para exportar

O E-xport meeting é um evento estratégico do Programa E-xport da ApexBrasil, uma vez que é o momento de divulgar os resultados atingidos e apresentar as novas ações para apoio às empresas brasileiras no e-commerce Internacional.

Além das parcerias anunciadas durante o evento, outras parcerias já estão a todo vapor no Programa e-Xport da ApexBrasil como, por exemplo, com a Shoppe para o mercado do sudeste asiático, e com o Alibaba.com, maior ecossistema de negócios digitais B2B do mundo. Ainda são realizados programas de mentorias com parceiros institucionais: Programa Mulheres Globais em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias e Programa de Aterrissagem em e-commmerce em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura.

“O aumento de participantes nesta edição mostra que o interesse das empresas brasileiras pelo comércio digital está aumentando. O evento foi uma ótima oportunidade para os empreendedores e empreendedoras conhecerem o que a ApexBrasil oferece neste segmento, por meio do Programa E-Xport", reforçou Clarissa Furtado, Gerente de Competitividade da ApexBrasil.

Painéis e próximos passos: vem aí o E-xport Meeting Virtual

O E-xport Meeting 2024 foi repleto conteúdo para as empresas. O CEO da Sellersflow, João Pedro, tratou entrada de empresas brasileiras na Amazon.com, trazendo para a nossa audiência exemplos de produtos brasileiros com posicionamento adequado no marketplace, considerando o modelo de consumo americano, a apresentação do produto e até mesmo como as imagens do produto são feitas. Destacou ainda aspectos da plataforma que podem ser utilizados como base de dados e de benchmark para as empresas brasileiras. Além disso, o CEO trouxe uma dica bastante valiosa para as pequenas empresas que querem começar a atuar na Amazon.com.  

“Primeiro, o produto precisa ser bom. Segundo, comece pequeno. Escolha poucos produtos que tenham alguma variedade para o consumidor e teste o mercado. Esteja preparado para investir, mas saiba que com a análise correta e sabendo utilizar as ferramentas de marketing digital de forma adequada, é possível sim ter sucesso”, disse João Pedro.  

Outros temas tratados durante os painéis foram meios de pagamento, contabilidade e tributação, além de logística e certificações necessárias para o mercado americano. O CEO da Mr. Cont, Valdir Ponchio, discorreu sobre emissão de Notas Fiscais e todo o trâmite contábil envolvido no processo de exportação e  finalizou também trazendo uma dica bastante importante para o empresário brasileiro.  

“Faça um bom planejamento, não vale a pena iniciar exportando muitos produtos, faça testes, verifique a aceitação do seu produto no mercado e vá aumentando a quantidade de produtos para a exportação de forma proporcional. Isso evita perdas desnecessárias e otimiza o investimento da empresa”, concluiu o empreendedor.  

Quem não conseguiu participar do E-xport Meeting 2024 e quer ter acesso a esse tipo de conteúdo qualificado e que pode transformar empresas vai ter mais uma oportunidade. Entre os dias 3 e 5 de setembro, a ApexBrasil vai realizar o E-xport Meeting Virtual. Não perca.  

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul — América do Norte
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

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