Para apoiar os estados brasileiros, a Agência lança novo ciclo dos estudos Oportunidades de Exportações e Investimentos, e o primeiro estudo tem foco no estado de São Paulo
São Paulo é o maior exportador e o estado que mais atrai investimentos estrangeiros diretos (IED), em 2023, é o que aponta o novo estudo da ApexBrasil. Oportunidades de Exportações e Investimentos São Paulo é o primeiro de uma série de estudos estaduais que busca aumentar a participação do Brasil no comércio internacional e diversificar as origens e os destinos das exportações. Os estudos estaduais da Agência trazem o perfil de exportações e importações de cada estado, oportunidades para seus produtos no exterior e uma análise da atração de investimentos.
“O estudo de São Paulo mostra diversas oportunidades para a promoção de exportações e investimentos do estado. Vale ressaltar a fronteira de negócios a ser explorada com países da América Central e Caribe como República Dominicana, Guatemala e Costa Rica. Além disso, na parte de atração de investimentos, São Paulo vem se colocando como um local estratégico para a atração de investimentos no setor de software e computação, especialmente no segmento de data centers, a partir da estrutura de mão de obra talentosa e da abundância de energia limpa, fator estratégico para as novas tecnologias de inteligência artificial. Esses pontos são uma fração do que o leitor vai encontrar no estudo. Vale a leitura!", comentou Igor Celeste, gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, durante lançamento do estudo.
Em 2023, São Paulo exportou US$ 71,5 bilhões, o que corresponde a 21% de tudo o que o Brasil exportou. O estado, no entanto, é um dos poucos estados com déficit comercial, devido ao grande volume de importações. A grande concentração de importações em São Paulo se explica pelo grande mercado consumidor do estado, pelas necessidades de insumos do maior parque industrial do país e por seus hubs logísticos, como o Porto de Santos e o aeroporto de Guarulhos.
Oportunidades
Além da análise da pauta exportadora, o estudo destaca as oportunidades para produtos do estado no mercado exterior. Para São Paulo, foram identificadas 26.393 oportunidades tradicionais, divididas em 221 setores, definidos a partir de 1.481 produtos distintos em 207 países. As oportunidades tradicionais correspondem aos setores nos quais o estado já apresenta uma estrutura exportadora consolidada.
A publicação também indica oportunidades potenciais em setores nos quais o estado já apresenta uma estrutura produtiva, mas é incipiente em sua atuação no comércio exterior. Para São Paulo, foram identificados 30 setores como oportunidades potenciais, definidos a partir de 433 produtos distintos. Confira todos os detalhes no estudo.
Investimentos
Entre 2021 e 2023, mais de um terço dos investimentos anunciados no Brasil tiveram como destino o estado de São Paulo. Em termos de valor, foram US$ 6,7 bilhões anunciados, com destaques para os setores de softwares e comércio atacadista. Quanto às origens dos investimentos, os Estados Unidos foram os principais investidores no estado, seguido por países europeus, como Itália, Alemanha, França e Suíça.
Quer saber mais sobre o estudo, com detalhes sobre os setores com maior capacidade de atração de investimentos? Clique aqui.