ApexBrasil aponta mais de 26 mil oportunidades para produtos paulistas no mundo

ApexBrasil aponta mais de 26 mil oportunidades para produtos paulistas no mundo

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Para apoiar os estados brasileiros, a Agência lança novo ciclo dos estudos Oportunidades de Exportações e Investimentos, e o primeiro estudo tem foco no estado de São Paulo  

São Paulo é o maior exportador e o estado que mais atrai investimentos estrangeiros diretos (IED), em 2023, é o que aponta o novo estudo da ApexBrasil. Oportunidades de Exportações e Investimentos São Paulo é o primeiro de uma série de estudos estaduais que busca aumentar a participação do Brasil no comércio internacional e diversificar as origens e os destinos das exportações. Os estudos estaduais da Agência trazem o perfil de exportações e importações de cada estado, oportunidades para seus produtos no exterior e uma análise da atração de investimentos.  
“O estudo de São Paulo mostra diversas oportunidades para a promoção de exportações e investimentos do estado. Vale ressaltar a fronteira de negócios a ser explorada com países da América Central e Caribe como República Dominicana, Guatemala e Costa Rica. Além disso, na parte de atração de investimentos, São Paulo vem se colocando como um local estratégico para a atração de investimentos no setor de software e computação, especialmente no segmento de data centers, a partir da estrutura de mão de obra talentosa e da abundância de energia limpa, fator estratégico para as novas tecnologias de inteligência artificial. Esses pontos são uma fração do que o leitor vai encontrar no estudo. Vale a leitura!", comentou Igor Celeste, gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, durante lançamento do estudo. 

Em 2023, São Paulo exportou US$ 71,5 bilhões, o que corresponde a 21% de tudo o que o Brasil exportou. O estado, no entanto, é um dos poucos estados com déficit comercial, devido ao grande volume de importações. A grande concentração de importações em São Paulo se explica pelo grande mercado consumidor do estado, pelas necessidades de insumos do maior parque industrial do país e por seus hubs logísticos, como o Porto de Santos e o aeroporto de Guarulhos. 

Oportunidades

Além da análise da pauta exportadora, o estudo destaca as oportunidades para produtos do estado no mercado exterior. Para São Paulo, foram identificadas 26.393 oportunidades tradicionais, divididas em 221 setores, definidos a partir de 1.481 produtos distintos em 207 países. As oportunidades tradicionais correspondem aos setores nos quais o estado já apresenta uma estrutura exportadora consolidada. 

A publicação também indica oportunidades potenciais em setores nos quais o estado já apresenta uma estrutura produtiva, mas é incipiente em sua atuação no comércio exterior. Para São Paulo, foram identificados 30 setores como oportunidades potenciais, definidos a partir de 433 produtos distintos. Confira todos os detalhes no estudo. 

Investimentos 

Entre 2021 e 2023, mais de um terço dos investimentos anunciados no Brasil tiveram como destino o estado de São Paulo. Em termos de valor, foram US$ 6,7 bilhões anunciados, com destaques para os setores de softwares e comércio atacadista. Quanto às origens dos investimentos, os Estados Unidos foram os principais investidores no estado, seguido por países europeus, como Itália, Alemanha, França e Suíça. 

Quer saber mais sobre o estudo, com detalhes sobre os setores com maior capacidade de atração de investimentos? Clique aqui

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Petróleo e Gás — Energias renováveis — Infraestrutura — Serviços de Tecnologia
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: