Rodada de negócios da ApexBrasil na Eurásia pode render até US$ 5 milhões ao setor nacional de autopeças

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Em parceria com o Sindipeças, foram promovidas mais de 160 reuniões online, com adesão recorde de empresas brasileiras

Cerca de US$ 5 milhões em negócios para empresas do setor nacional de componentes automotivos. Esse é o saldo da 3ª Rodada Online Eurásia do Setor de Autopeças, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) junto com o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), parceiro da Agência na execução do projeto setorial Brasil Auto Parts – Trusted Partners.

Entre os dias 15 de março e 17 de abril, 17 empresas brasileiras do segmento fizeram reuniões de negócios individuais (b2b) com 39 compradores locais da Rússia, de Belarus e do Cazaquistão. Entre eles, estavam montadoras, distribuidoras de veículos especiais e peças de reposição, e produtoras de componentes automotivos e peças de reposição para projetos de marca própria. Algumas estão entre as 10 maiores distribuidoras do setor da Rússia. 

A 3ª Rodada Online Eurásia do Setor de Autopeças contou com uma adesão recorde de empresas brasileiras, que reportaram um faturamento de até US$ 1,55 milhão em vendas imediatas, ou seja, durante as reuniões de negócio em si. Para os próximos 12 meses, a expectativa de negócios chega a US$ 3,45 milhões, totalizando impressionantes US$ 5 milhões. 

"As sanções econômicas aplicadas contra a Rússia após os conflitos na Ucrânia levaram à saída de muitas marcas estrangeiras do mercado da Eurásia, gerando uma escassez crônica de peças no mercado de reposição. Isso gerou um aumento do interesse em produtos de países alternativos, como o Brasil, por parte de distribuidores e fabricantes automotivos da região", analisa o gerente geral do Escritório da ApexBrasil em Moscou, Almir Américo. 

O gerente também chamou a atenção para a relevância do mercado euroasiático, um dos mais importantes do mundo no setor automotivo. "As oportunidades de negócios que estão surgindo nesta parte do planeta são notáveis. No ano passado, por exemplo, somente o Uzbequistão teve um recorde de importação de autopeças brasileiras, ultrapassando os US$ 90 milhões", realçou Américo.

Reuniões

A Rodada de Negócios foi organizada com o apoio de uma empresa especializada em serviços de matchmaking, de modo a combinar a demanda dos compradores e com a oferta das produtoras brasileiras do setor. Ao todo, foram realizadas 163 reuniões, com o suporte de três moderadores e seis intérpretes profissionais russo-português. A média das avaliações feitas pelos participantes alcançou 9,8 em 10, com elogios para as oportunidades de networking e de acesso a novos mercados no geral.

O grupo de empresas participantes contemplou algumas das principais fabricantes brasileiras de peças de reposição e de componentes e equipamentos para automóveis de passageiros, caminhões, e veículos comerciais e agrícolas. São elas Biagio Turbos; Cercena; Diversa; Edreaza; Eurogear; Freio Forte; IABV; Indisa; Jocan; Marrucci; MZK Rolamentos; Novus; Pradolux; Reser Plastic; Viemar Automotivo; Vulcaflex; Zen (clique aqui para mais informações sobre as empresas). 

Esta foi a 11ª rodada de negócios online realizada pela ApexBrasil na região da Eurásia desde 2020, sempre com foco em setores cujos produtos possuem alto valor agregado. Além de autopeças, as rodadas já se focaram em equipamentos e dispositivos médicos, hospitalares e odontológicos; insumos e componentes para a indústria coureiro-calçadista; equipamentos agrícolas; soluções agroveterinárias; e produtos para pets. No conjunto, geraram mais de US$ 54 milhões em negócios, entre vendas fechadas imediatamente e estimadas para os 12 meses subsequentes.

O setor automotivo brasileiro

As rodadas de negócios contribuem para incrementar as exportações de um setor-chave para a indústria de transformação brasileira. O Brasil é hoje o 8º maior fabricante mundial de veículos e líder em número de carros produzidos entre os países sul-americanos, com um faturamento anual de US$ 45,3 bilhões. Apenas em 2023, o segmento vendeu para cerca de 200 países, somando mais de US$ 9 bilhões em exportações. O setor é atendido por cerca de 274 mil colaboradores e reúne mais de 1800 empresas, dedicadas ao design e à produção de peças, componentes e acessórios automotivos. 

O segmento deverá ser ainda mais fortalecido com o programa Mover, anunciado recentemente pelo vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. A iniciativa busca traçar um plano estratégico para o desenvolvimento do setor automotivo no Brasil, estimulando a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística e ampliando as exigências de sustentabilidade da frota automotiva. 

Sobre o Brasil Auto Parts

O Brasil Auto Parts – Trusted  Partners é um projeto desenvolvido pelo Sindipeças em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Sua missão é promover esforços de internacionalização do setor de autopeças, com atividades estruturadas em três pilares: a) Promoção comercial, por meio da participação em feiras internacionais, missões comerciais e prospectivas e projetos compradores, que trazem ao país potenciais compradores estrangeiros; b) Inteligência comercial, com a elaboração e divulgação de estudos de mercado, análises estatísticas e listas de importadores; c) Capacitação, principalmente com os cursos do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa.

Tema: Expansão Internacional
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa
Setor de Exportação: Máquinas e Equipamentos
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

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