ApexBrasil leva brasileiros a Macau para conhecerem mercado chinês

ApexBrasil leva brasileiros a Macau para conhecerem mercado chinês

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Agência ficou responsável pela delegação brasileira na VI Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa

Após oito anos de hiato, entre 21 e 23 de abril, a China e os países lusófonos se reuniram em Macau para reativar a parceria comercial na VI Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), responsável pela delegação brasileira, levou 12 empreendedores brasileiros interessados em explorar o mercado chinês.

O tema central do debate, "Transformação Digital e Compartilhar Novas Oportunidades para o Desenvolvimento Verde", instigou a discussão sobre as oportunidades comerciais na China. Segundo o vice-ministro do Ministério do Comércio da República Popular da China (MOFCOM), Guo Tingting, Macau tem se consolidado como plataforma de serviços para a cooperação comercial, desempenhando um papel crucial no intercâmbio econômico entre a China e países lusófonos, além de oferecer serviços corporativos, conferências, exposições culturais e treinamento de recursos humanos.

Atualmente, projetos como a Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e a Zona de Cooperação Hengqin-Guangdong-Macau estão sendo desenvolvidos, gerando mais oportunidades de cooperação econômica e comercial. O MOFCOM comprometeu-se a apoiar Macau na manutenção de seu papel de mediador entre a China e os países de língua portuguesa.

Para entender o papel de Macau na relação comercial Brasil-China, no último dia de agenda os donos de negócios e representantes brasileiros puderam participar da Conferência de Empresários. Esse foi um dos eventos paralelos à Conferência Ministerial, organizado com o apoio da ApexBrasil e coorganizado pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT) e pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM).

Brasil em Macau

O gerente geral do Escritório da ApexBrasil na Ásia e no Pacífico, Rodrigo Gedeon de Melo, acompanhou os empresários brasileiros que atuam em áreas como sustentabilidade, economia digital e saúde em reuniões com Yu Yusheng, presidente do IPIM, que também participaram de rodadas de negócios organizadas pelo Instituto. O cônsul geral do Brasil em Hong Kong, Alexandre Alvim Ribeiro, esteve presente.

Macau como uma facilitadora entre negócios Brasil-China

Para o secretário executivo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar, a China e o Brasil são parceiros estratégicos em âmbito comercial. Ele destacou como a coparticipação pode impulsionar a conectividade, permitindo que pequenas empresas participem de cursos online sobre transformação digital, contribuam para a inovação de base em seus setores e gerem novos empregos.

Alencar também destacou a posição estratégica de Macau como facilitadora do acesso de empresas lusófonas ao mercado chinês, incentivando-as a explorarem seus pontos fortes e buscarem novas oportunidades.

Tema: Não se aplica
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: