ApexBrasil e Assintecal mobilizam cerca de 50 participantes na missão de biomateriais no Acre

ApexBrasil e Assintecal mobilizam cerca de 50 participantes na missão de biomateriais no Acre

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Artesãos, povos indígenas, associações, cooperativas e empresários compartilharam suas experiências e conhecimentos, apresentando uma variedade de componentes como borracha, madeira, cipós e fibras

Na vastidão da Região Amazônica, onde a biodiversidade e a inovação se encontram, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), junto do Sebrae Acre, uniram forças em uma missão de biomaterais em Rio Branco, no Acre.

Na segunda-feira, 6 de maio, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e outros representantes da Agência estiveram presentes com aproximadamente 50 participantes de diferentes municípios acreanos para marcar o início da missão. Enquanto isso, os representantes da Assintecal acompanharam todas as atividades de forma remota. Lamentavelmente, devido às fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, a equipe não pôde comparecer pessoalmente ao evento realizado em Rio Branco.

Artesãos, povos indígenas, associações, cooperativas e empresários compartilharam suas experiências e conhecimentos, apresentando uma variedade de componentes como borracha, madeira, cipós e fibras. "É verdadeiramente inspirador testemunhar o comprometimento e a energia que cada um de vocês traz para os projetos que estão moldando o futuro sustentável de nossa região", afirmou Jorge Viana. Ele ressaltou que, ao promover os biomateriais, não apenas fortalecemos a economia local, mas também demonstramos ao mundo o potencial de uma abordagem ambientalmente responsável.

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, enfatizou o propósito da missão de realizar um levantamento dos recursos biológicos e naturais disponíveis na Região Amazônica do Brasil, considerando sua viabilidade econômica e sustentabilidade, por meio de parcerias com instituições de pesquisa e órgãos governamentais locais.

"A missão culminará em exposições, rodadas de negócios e projetos pilotos e protótipos, promovidos conjuntamente pela Assintecal e pela ApexBrasil para a demonstração ao público em feiras internacionais", explicou a dirigente. Silvana acrescentou que a iniciativa no Acre visa destacar as potencialidades das empresas que têm na sustentabilidade a base de seus negócios.

Exportações

Somente no ano passado, as empresas participantes do programa realizado por meio da parceria entre Assintecal e ApexBrasil exportaram mais de US$ 120 milhões. O presidente Jorge Viana ressaltou que a missão tem como objetivo expandir o apoio, principalmente para empresas de micro e pequeno porte que desenvolvem produtos biomateriais da Amazônia.

"A ideia para a Amazônia é realizar uma prospecção, uma busca ativa de materiais, de produtos de bijuterias, de produtos que temos na floresta, produzidos por populações locais, por povos originários. Esses produtos são valiosos e agregam muito valor no mercado internacional", concluiu o presidente da ApexBrasil.

A missão de biomateriais recebe o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae/AC), cujo papel tem sido fundamental na identificação e estabelecimento de parcerias locais, contribuindo de maneira significativa para o sucesso da iniciativa. Além disso, o projeto conta com o respaldo do Brazilian Leather, uma iniciativa de exportação promovida pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), e da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB). Essas colaborações enriquecem e fortalecem o escopo da missão, possibilitando uma abordagem mais abrangente e eficaz na promoção e desenvolvimento de biomateriais na região amazônica.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Sobre o Brazilian Materials

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br.

Tema: Outros
Mercado: Não especificado
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: